Por Sandra Maura, CEO da TOPMIND
ย ย ย ย ย ย ย ย ย ย ย Ao longo de toda a histรณria humana, o desenvolvimento tecnolรณgico sempre teve um papel central como parte das mais diversas revoluรงรตes sociais. Nos รบltimos anos, por exemplo, as soluรงรตes digitais estรฃo na origem de uma nova e profunda transformaรงรฃo dentro das empresas, sendo capazes de modificar uma sรฉrie de processos de produรงรฃo e viabilizar, entre outras coisas, o surgimento de operaรงรตes cada vez mais integradas, inteligentes e globais.
ย ย ย ย ย ย ย ย ย ย ย As mudanรงas provocadas pelo avanรงo dessa nova realidade digital, no entanto, nรฃo estรฃo gerando apenas novas oportunidades para as companhias. Em um cenรกrio marcado por inรบmeras transformaรงรตes, a realidade dos profissionais de tecnologia tambรฉm estรก sendo alterada com o aumento recorrente de novos conhecimentos e formas de atuaรงรฃo dentro das companhias.
ย ย ย ย ย ย ย ย ย ย ย Entre as grandes mudanรงas nesse contexto estรก justamente a alteraรงรฃo no papel do profissional de TI como parte efetiva das empresas. Isso porque, com a ascensรฃo de conceitos como Inteligรชncia Artificial, Big Data e Nuvem, as organizaรงรตes estรฃo passando por uma fase de redesenho completo em suas estruturas, e os especialistas em tecnologia estรฃo sendo demandados para atuarem com novos conhecimentos e para promoverem a transformaรงรฃo dos negรณcios.
Estamos em um momento no qual as companhias ainda estรฃo entendendo como aplicar as novidades da tecnologia dentro de suas estruturas โ e elas precisam que seus especialistas estejam preparados para guiar suas jornadas de digitalizaรงรฃo rumo aos melhores resultados.
ย ย ย ย ย ย ย ย ย ย ย Com isso, a tendรชncia รฉ que profissionais de tecnologia nessa nova era digital deixem de ter um papel exclusivamente tรฉcnico para uma nova funรงรฃo muito mais estratรฉgica e importante no processo de tomada de decisรฃo. Nรฃo por acaso, pesquisas globais mostram que a maioria dos Chief Information Officers (CIOs) e Chief Technology Officers (CTOs) ao redor do mundo estรฃo ajustando seus times para agregar profissionais com visรฃo de negรณcios.
ย ย ย ย ย ย ย ย ย ย ย Dessa forma, รฉ importante que os especialistas das รกreas de TI nรฃo apenas ampliem seus conhecimentos ligados ร tecnologia, mas tambรฉm reforcem seus diferenciais com o que chamamos de soft skills, que sรฃo habilidades adicionais como relacionamento interpessoal, criatividade, resiliรชncia e atรฉ mesmo empreendedorismo.
ย ย ย ย ย ย ย ย ย ย ย Estima-se que metade dos lรญderes corporativos do Brasil jรก estรฃo identificando a capacidade de resolver problemas e a visรฃo de negรณcios como diferenciais determinantes na hora de contratar um candidato para vagas na รกrea de TI. Eles sรฃo unanimes em indicar que as inovaรงรตes dependem de todas as รกreas e que os tรฉcnicos devem integrar as equipes com seus conhecimentos, mas atuando para apoiar as companhias na superaรงรฃo das metas empresariais.
ย ย ย ย ย ย ย ย ย ย ย Outra habilidade essencial que estรก sendo muito avaliada รฉ a comunicaรงรฃo. A globalizaรงรฃo provocada pela transformaรงรฃo digital tem obrigado que os profissionais reforcem suas habilidades interpessoais, com alto nรบmero de palestras, eventos internos e interaรงรตes com pรบblicos diversos. Hรก ainda a importรขncia dos idiomas, uma vez que o mundo definitivamente nรฃo possui mais fronteiras para trocas de conhecimentos e experiรชncias.
ย ย ย ย ย ย ย ย ย ย ย Todas as mudanรงas provocadas pela transformaรงรฃo digital exigem uma nova postura para aprimoramento de conhecimento. Assim como as empresas estรฃo investindo em novas formas de se fazer negรณcios, com as inovaรงรตes mudando as formas como consumimos os produtos e serviรงos do mercado, รฉ indispensรกvel que os profissionais tambรฉm redefinam suas capacidades e opรงรตes de trabalho para se adaptarem a essa nova realidade.ย ย ย ย ย ย ย ย ย ย ย
ย ย ย ย ย ย ย ย ย ย ย O ritmo acelerado e a busca constante por inovaรงรฃo exigem novos conhecimentos, novos modelos de atuaรงรฃo e um olhar รบnico sobre o avanรงo dos negรณcios. A inovaรงรฃo trazida pela expansรฃo e simplificaรงรฃo do acesso ร Internet tem feito com que os profissionais de todas as รกreas se preparem para lidar com culturas, idiomas e demandas diferentes. A mobilidade fรญsica e digital das companhias tambรฉm estรก despertando um novo modelo de atuaรงรฃo, tendo os profissionais tรฉcnicos muito mais antenados a tendรชncias e novos modelos de consumo.
Sem dรบvida, conhecer as mรกquinas e conceitos de TI jรก nรฃo รฉ o suficiente para o sucesso de um profissional ou da companhia como um todo. Investir na formaรงรฃo holรญstica, que abrange os mais diversos aspectos da utilizaรงรฃo da tecnologia digital e seus efeitos ร s pessoas, รฉ o melhor caminho que os especialistas e suas organizaรงรตes obtenham os melhores resultados.
Pensar a tecnologia como parte dos negรณcios farรก a diferenรงa nas empresas que buscam se destacar em seus setores de atuaรงรฃo. As companhias tรชm muito a ganhar com a contrataรงรฃo de profissionais ou fornecedores de serviรงos de TI que possuam esse olhar estratรฉgico direcionado para o crescimento dos negรณcios.