Início + Mais Negócios Pesquisa ACP/Datacenso mostra tendência de compras para a Páscoa 2019

Pesquisa ACP/Datacenso mostra tendência de compras para a Páscoa 2019

O consumidor curitibano pretende gastar os mesmos valores de 2018 nas compras para a Páscoa de 2019 e os comerciantes estão otimistas, esperando um aumento nas vendas para este ano em relação ao ano passado. Estes são alguns resultados da pesquisa sobre a expectativa de compra e venda para a Páscoa 2019, encomendada pela Associação Comercial do Paraná e produzida pela Datacenso Pesquisa, Inteligência e Mercado. Segundo a pesquisa, o consumidor curitibano terá um gasto médio de R$ 123,00.

A pesquisa aplicada pela Datacenso foi feita nos dias 28 e 29 de março, ouvindo 200 comerciantes e 279 consumidores, num total de 479 entrevistas.

Os comerciantes estão otimistas com aumento nas vendas para a Páscoa. 40% acham que vão vender mais em 2019; 37% acham que vão vender o mesmo; 19% acham que vão vender menos e 4% não souberam opinar. Diante do otimismo dos comerciantes, a estimativa é de que haja um crescimento real de vendas, em relação a 2018, de 2%. O cartão de crédito será a forma mais utilizada para pagamento das compras na Páscoa para um total de 79% dos consumidores, sendo que o cartão de débito aparece em segundo lugar com 38% e pagamento em dinheiro será feito por 8% dos consumidores, por esta resposta ser estimulada o total é maior do que 100%.

Segundo a pesquisa, os ovos de chocolate são os produtos mais visados para a Páscoa, sendo o interesse de 54% dos consumidores; os bombons e as caixas de bombons vêm junto com 54% da preferência dos consumidores e as barras de chocolate interessam a 31% dos consumidores. Novamente por ser resposta estimulada e de múltipla escolha, o total dá mais de 100%.

Diante do otimismo dos comerciantes, 78% declararam que vão fazer algum tipo de promoção para a Páscoa, enquanto 22% optaram por não fazer nenhuma promoção especial para a data.

Os consumidores pretendem gastar os mesmos valores do ano passado na Páscoa de 2019 (59%), sendo que 18% pretendem gastar mais e 23% querem gastar menos do que em 2018.

A Datacenso procurou saber o que o consumidor vai escolher e onde comprar. A pesquisa por preços será feita com visita às lojas para 45% dos consumidores; 45% também pretendem pesquisar preços pela internet; 26% vão ver as ofertas em tabloides de promoções e 20% vão esperar pelas ofertas anunciadas na TV. É mais uma pergunta de múltipla escolha que ultrapassa os 100%.

O local preferido para comprar chocolates são os supermercados para 70% dos consumidores; seguido pelas lojas de chocolates (36%); as lojas de departamentos (30%), os chocolates caseiros ou artesanais (22%) e as distribuidoras de doces (7%). Os filhos são os presenteados mais citados pelos pesquisados (53%); o companheiro(a)/esposo(a) vem em seguida com 47% das citações e em seguida os pais, com 31%.

O economista Cláudio Shimoyama, da Datacenso, analisa a pesquisa e diz que “os comerciantes estão otimistas, mas os consumidores estão cautelosos em relação às compras para a Páscoa 2019”, destacou ele.
<imprensa@acp.org.br>

Sair da versão mobile