Os 20 principais aeroportos do país, responsáveis por 87% da movimentação de passageiros no Brasil, registraram 90% de aprovação dos usuários, de acordo com o resultado do 1º trimestre de 2019 da Pesquisa de Satisfação do Passageiro, realizada pelo Ministério da Infraestrutura e divulgada nesta quarta-feira (24).
Na comparação entre os primeiros trimestres de 2018 e 2019, numa escala de 1 a 5 – onde 1 é “muito ruim” e 5 é “muito bom” –, a evolução da satisfação geral dos passageiros passou de 4,30 para 4,39, alta de 2%. O resultado está acima da meta estabelecida pela Conaero (Comissão Nacional das Autoridades Aeroportuárias), que é nota 4.
Em relação aos outros 37 indicadores avaliados, a cordialidade e prestatividade dos funcionários do check-in, na média, foi o que obteve maior nota (4,74). E o custo-benefício dos alimentos foi o único que segue com nota abaixo do “regular” (2,96).
“O resultado mostra que tanto os aeroportos concedidos quanto aqueles administrados pela Infraero estão trabalhando cada vez mais e melhor para aprimorar a gestão e dar qualidade e conforto aos nossos usuários. Tenho certeza que as entregas das obras de Fortaleza, Salvador, Florianópolis e Porto Alegre, e as novas concessões, vão melhorar ainda mais esse cenário”, avalia o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.
RESULTADO GERAL – O Aeroporto de Vitória foi o melhor entre os oito terminais que compõe a categoria que movimenta até 5 milhões de passageiros por ano, com nota 4,61. Além disso, o terminal foi o que mais evoluiu na comparação entre o 1º trimestre de 2018 e 2019, com crescimento de 21,3%.
Em segundo lugar, nessa mesma categoria, ficaram Maceió, Manaus e Goiânia, empatados com 4,50. Florianópolis foi o único com nota abaixo de 4 (3,94) entre todos os avaliados. Porém, o terminal catarinense teve alta de 10,2% na comparação com o mesmo período do ano anterior.
No grupo que movimenta de 5 a 15 milhões, Viracopos teve o melhor resultado da rodada, 4,77, com crescimento de 3% em relação a 2018. O terminal de Curitiba ficou em segundo, com 4,73, seguido de Confins, 4,65. Fortaleza teve a menor nota entre os oito aeroportos da categoria: 4,16.
Já na categoria que movimenta acima de 15 milhões de passageiros por ano, Brasília teve a melhor nota (4,50) em relação ao Galeão (4,40), Congonhas (4,36) e Guarulhos (4,33). No entanto, o terminal carioca registrou o maior crescimento do grupo na comparação com o 1º trimestre de 2018: alta de 3,9%.
CIAS. AÉREAS – Em relação ao tempo médio de check-in e de embarque em voos domésticos, a Azul teve o melhor resultado (4min e 40s e 11min e 51s, respectivamente). Na média geral das quatro companhias, o tempo de check-in foi de 6 minutos e 23 segundos; para o embarque foi de 13 minutos e 52 segundos.
Já em relação ao tempo médio para restituição da 1ª bagagem, a Latam apresentou o menor tempo entre as empresas aéreas (9min e 32s) e a Azul teve o melhor tempo entre a restituição da 1ª e da última bagagem (05min e 47s).
A PESQUISA – Ao todo, foram realizadas 19.820 entrevistas nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2019. Desde que o levantamento começou, em 2013, mais de 408 mil pessoas já foram ouvidas. O levantamento é realizado pela Praxian – Business & Marketing, responsável pela pesquisa de campo. O nível de confiança do estudo é de 95%, com margem de erro de 5%.
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