Por Sandra Maura, CEO da TOPMIND
Quando projetamos nossa carreira profissional, normalmente pensamos em como montar um currรญculo campeรฃo e em qual รฉ a melhor postura que devemos adotar durante uma entrevista de emprego. Por outro lado, tambรฉm devemos pensar qual deve ser nossa postura ao tรฉrmino de um ciclo profissional.
A hora de sair de um trabalho tambรฉm exige preparo e atenรงรฃo. Afinal de contas, mesmo quando estamos indo para um novo emprego, รฉ importante manter uma boa relaรงรฃo com os gestores e os colegas de trabalho. Primeiro porque nunca se sabe quando existirรก a chance de voltar ร companhia em uma outra oportunidade; alรฉm disso, porque deixar uma boa impressรฃo รฉ certamente o melhor jeito de conquistar referรชncias positivas para seu futuro no mercado profissional.
Para que o colaborador saia de forma adequada e deixe as portas abertas, รฉ essencial estabelecer uma postura positiva, รฉtica e clara. Isso exige que o profissional siga alguns passos durante todo o processo. Destacamos 10 dicas essenciais para garantir uma saรญda positiva e boa para todos os lados. Sรฃo elas:
1 โ Seja honesto (consigo mesmo e com seu superior): antes de tomar alguma decisรฃo, pondere com cuidado se รฉ hora realmente de deixar seu trabalho. Avalie todos os prรณs e contras de sua decisรฃo. Somente apรณs definir seus planos รฉ que vocรช deverรก comunicar seu pedido de demissรฃo ao seu superior. ร importante fazer isso de maneira honesta, expondo os reais motivos que estรฃo levando-o a esta decisรฃo e seja grato a oportunidade que teve.
2 โ Formalize o pedido: ao comunicar o pedido de demissรฃo, faรงa-o pessoalmente, em ambiente reservado e em um momento oportuno.
3 โ Prepare-se para contrapropostas: em muitas ocasiรตes, o pedido de demissรฃo รฉ seguido de uma contraproposta por parte do gestor. Ele pode retornar com um pedido para que vocรช reconsidere a decisรฃo, oferecendo algum tipo de benefรญcio ou contraproposta. Pode ser em forma de aumento de salรกrio, promoรงรฃo, viagens corporativas ou atรฉ novos projetos. ร importante ressaltar, porรฉm, que nรฃo รฉ adequado fazer leilรฃo, tenha uma postura coerente.
4 โ Negocie e respeite o prazo de tรฉrmino do contrato: uma vez comunicada e acertada a saรญda da empresa, รฉ essencial definir pontos prรกticos sobre o tempo de aviso prรฉvio e os projetos que o colaborador deverรก entregar antes de ir rumo a outro emprego. Converse com o superior e com a รกrea de RH para que a transiรงรฃo das atividades ocorra da melhor maneira possรญvel.
5 โ Nรฃo faรงa comentรกrios negativos sobre a empresa e mantenha uma postura positiva: nรฃo รฉ porque vocรช jรก acertou sua demissรฃo que รฉ possรญvel deixar de lado o seu respeito ร empresa. Assuma uma postura รฉtica, preferencialmente resguardando sua posiรงรฃo sobre temas sensรญveis. A discriรงรฃo รฉ um ponto-chave para mostrar sua capacidade de integraรงรฃo e de empatia com outros funcionรกrios.
6 โ Evite confrontos: saia de forma amistosa, pois a sua postura o farรก ser lembrado como um profissional รฉtico e responsรกvel.
7 โ Coloque-se ร disposiรงรฃo para treinar um substituto: vocรช estรก saindo, mas as tarefas continuarรฃo existindo dentro da rotina da empresa. Para evitar desgastes, ofereรงa sua ajuda para treinar alguรฉm que possa ficar em seu lugar. Isso mostra o comprometimento com o trabalho dos outros membros do time e reforรงa sua posiรงรฃo diante das lideranรงas.
8 โ Cumpra todos os compromissos assumidos: os colaboradores precisam cumprir seus deveres, mesmo quando a saรญda รฉ provocada por um pedido de demissรฃo. Isso inclui entregar os projetos e atividades acordadas e o cumprimento das jornadas de trabalho estabelecidas para o perรญodo de aviso prรฉvio. Essa postura valoriza a imagem do profissional.
9 โ Peรงa referรชncia: antes de sair, converse com seu superior e peรงa recomendaรงรฃo que enfoquem as atividades e o seu compromisso entregue ร companhia. Busque formas de valorizar sua postura durante esse processo como um todo.
10 โ Mantenha contato: tenha a melhor postura possรญvel durante o processo de desligamento e mantenha contato com os colegas e superior, garantindo que sua imagem seja mantida com boas referรชncias. Um contato de hoje pode, afinal, ser uma grande oportunidade para o amanhรฃ.