Branding e cultura escolar

Em Publicidade denomina-se branding ao trabalho destinado a tornar uma marca mais conhecida, mais respeitada ou admirada; muito de arte faz parte disto, pois abrange a possibilidade de compartilhar valores e o propรณsito da marca para com toda uma comunidade.

Quando esta marca estรก relacionada a uma instituiรงรฃo escolar, diante das responsabilidades e desafios que o processo educativo โ€“ visto sempre como um trunfo essencial na construรงรฃo dos ideais de paz, justiรงa social, bem-estar material e preservaรงรฃo da liberdade e fraternidade -, a prรณpria cultura desta organizaรงรฃo estรก tambรฉm envolvida, assim como a questรตes de sustentabilidade, criatividade e inovaรงรฃo, objetos de seu prรณprio exercรญcio instrucional.

Mesmo porque arte e a ciรชncia nunca estiveram completamente dissociadas, grandes artistas, como Leonardo da Vinci, vivo e produtivo ao inรญcio de 1500 quando a colonizaรงรฃo de nosso paรญs se iniciava, รฉ exemplo do quanto produรงรฃo cientรญfica e artรญstica sรฃo inseparรกveis nas pesquisas, na ampliaรงรฃo dos conhecimentos tรฉcnicos e mesmo na capacidade de gestรฃo.

O momento complicado por que passa o mundo do trabalho, com aumento do desemprego, da exclusรฃo social, a persistรชncia de desigualdades e a prรณpria volatilidade e ambiguidade das relaรงรตes laborais, a frustraรงรฃo mesmo de realizaรงรตes, dificultam o bom posicionamento das escolas no atual รขmbito social. Porรฉm, o impacto disso nas organizaรงรตes escolares, considerando o respeito ao legado que devem transmitir, e embora em ambiente imbricado entre economia, cultura e polรญtica, pode ser minimizado se a sociedade como um todo puder ver uma escola jรก nรฃo tรฃo presa ao seu passado apenas livresco e isolado do dia-a-dia das pessoas, mas sim como uma instituiรงรฃo dinรขmica, voltada ร  soluรงรฃo dos problemas e atenta ร s novas tecnologias.

A identidade de uma escola, sua marca, pode diferenciar seu produto mesmo que este seja intangรญvel, como รฉ o caso do conhecimento, ou, atรฉ mesmo os serviรงos como idiomas, arte, atividades extracurriculares oferecidas, que terminam por estabelecer uma personalidade prรณpria que a distingue; afinal รฉ a cultura que nos permite estabelecer a teia de significados da realidade, por meio das prรกticas do trabalho, das crenรงas, modos de viver de cada comunidade, compartilhamento dos sonhos e aspiraรงรตes. Dentro da instituiรงรฃo escolar, no acรบmulo de aรงรตes que nos individualiza e tambรฉm nos torna gregรกrios, da permanente e cotidiana vivรชncia cultural, podemos agir e compartilhar conhecimentos de forma sustentรกvel e realizadora.

Destacar-se, num ambiente de variadas unidades educacionais leigas, confessionais, musicais, formais, livres, mais voltadas a uma determinada รกrea ou outra do saber humano, que significam escolhas e possibilidades de desenvolvimento ou aperfeiรงoamento distintos, em que aliรกs todas sรฃo desejรกveis, nรฃo รฉ tarefa simples.

Grandes pensadores da Educaรงรฃo veem, mais do que nunca agora, as instituiรงรตes educacionais como verdadeiros sismรณgrafos de todas as contradiรงรตes da sociedade do conhecimento, refletindo sua criatividade e empreendedorismo assim como suas limitaรงรตes; acertos e qualidades, mas tambรฉm suas indecisรตes e excessos burocrรกticos.

Esta modernidade inaugura um novo regime narrativo, refletindo a aspiraรงรฃo de ancorar um mundo de mobilidade e transformaรงรตes crescentes, que supra a perda de solidez e concretude que compunham a tradiรงรฃo. Em plena โ€œcrise de identidadeโ€, que afeta vidas pessoais e organizacionais, a identidade coletiva exige escolhas no interior de um vasto repertรณrio de ritos, de representaรงรตes, de memรณrias culturais e artรญsticas, procurando significados e significantes em meio ร  dispersรฃo e ร  pluralidade.

O ritmo acelerado das informaรงรตes, fragmentadas e dรญspares, torna complexo o branding, com o risco de igualar escolas que nรฃo conseguem definir suas identidades prรณprias.

 

Wanda Camargo โ€“ educadora e assessora da presidรชncia do Complexo de Ensino Superior do Brasil โ€“ UniBrasil.

<wcmc@mps.com.br>

Destaque da Semana

Manter o equilรญbrio em uma perna ajuda a avaliar a saรบde ao envelhecer

Estudo sugere que, com a idade, o chamado equilรญbrio...

EPR vence leilรฃo do Lote 6 do Paranรก e investirรก R$ 20 bi em 660 km de rodovias

Este รฉ o maior projeto rodoviรกrio do Paranรก. A...

Vale Fรฉrtil realiza distribuiรงรฃo inรฉdita de Oliv’s com drones

A aรงรฃo aconteceu em pontos movimentados de Curitiba e...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Mais artigos do autor