Por Leandro Ratz,ย Customer Success no ANYMARKET
O comรฉrcio entre fronteiras, ou mais conhecido como Cross Border รฉ um dos maiores desafios do E-commerce.
Existem dois cenรกrios nessa modalidade:
- Compra em sites internacionais
- Venda para consumidor internacional
Para entendermos um pouco mais sobre essa tendรชncia, abordando primeiramente as compras feitas em sites internacionais, voltamos para 2017, quando mais de 22 Milhรตes de brasileiros fizeram compras em sites fora do Brasil.
Sendo pouco mais da metade (54%) no AliExpress (China), onde se registrou um aumento de 9% em comparaรงรฃo ao ano anterior.
Outro gigante do E-commerce que atravessou fronteiras รฉ a Amazon. Hoje 30% da receita da empresa no comรฉrcio digital รฉ fora dos EUA.
Atualmente a Amazon opera diretamente no Brasil e jรก possui o modelo marketplace em grande crescimento.
O mercado Cross Border no Brasil
ร um mercado crescente. E nรฃo deve ser diferente para os prรณximos anos. Mas apesar disso existem diversos desafios para que essas lojas internacionais ofereรงam seus produtos aos brasileiros, e sabemos que um dos maiores deles รฉ a logรญstica no Paรญs, a qual ainda รฉ bastante deficiente, com um custo alto principalmente para regiรตes mais afastadas das grandes capitais e centros do Paรญs.
Alรฉm da logรญstica temos carga tributรกria, regulamentaรงรฃo fiscal, meios de pagamento e ainda uma desconfianรงa grande por conta de atrasos. Ao falar sobre vendas internacionais isso tende a ficar mais complicado. Primeiro por conta dos nossos preรงos de venda final e depois pela conversรฃo de pagamentos, novamente operaรงรฃo logรญstica pra que isso aconteรงa e tambรฉm uma desconfianรงa internacional com o consumo de produtos de origem brasileira.
O que busca o consumidor?
Os consumidores buscam sites de fora para consumirem produtos exclusivos, produtos com melhores preรงos ou produtos para revenda, as vezes mais especรญficos, produzidos apenas na regiรฃo do vendedor.
Como as empresas estรฃo acompanhando o crescimento do Cross Borderย
Existem movimentos recentes de grandes empresas que estรฃo de olho nesse mercado Cross Border e estรฃo se adaptando a esse modelo de negรณcio.
Por exemplo: A B2W recentemente lanรงou o Americanas Mundo, onde anunciantes internacionais podem oferecer seus produtos na plataforma de marketplace para consumidores brasileiros.
Tambรฉm recentemente o Correios parece ter facilitado a vida de quem quer consumir produtos internacionais e trazer para o Brasil. Nรฃo que faรงa sentido consumir os produtos de fora com tantos impostos assim que essa mercadoria chega aqui, mas รฉ um movimento que a empresa faz para mostrar que estรก se antecipando e jรก oferece soluรงรตes no modelo Cross Border.
Outras empresas brasileiras tambรฉm estรฃo se movimentando com iniciativas de expansรฃo.
ย Por exemplo: A Vtex, plataforma de E-commerce jรก presente em 25 Paรญses, recentemente fechou parcerias com empresas internacionais de pagamentos online, as quais devem facilitar essa internacionalizaรงรฃo e transaรงรตes financeiras das lojas.
A plataforma de integraรงรฃo com Marketplace: ANYMARKET jรก sinalizou intensรฃo de expansรฃo LATAM em Paรญses como Argentina, Chile e Mรฉxico e deve oferecer oportunidade a lojas internacionais de oferecerem seus produtos nos canais de marketplace no Brasil, alรฉm da possibilidade de realizar Cross Border do Brasil para outros Paรญses.
Para concluir, fica muito claro a intensรฃo do mercado E-commerce brasileiro nos prรณximos anos, onde as fronteiras devem ser cada vez menores e o comรฉrcio digital cada vez mais livre e justo.
———
Sobre o autor
Leandro Ratz, รฉ responsรกvel pelo sucesso dos clientes no ANYMARKET. Leandro tem experiรชncia com varejo, e-commerce e marketplace, com atuaรงรฃo direta em grandes lojistas e como consultor de marketplace para grandes marcas. Atualmente estรก no ANYMARKET, responsรกvel pelas contas estratรฉgicas na plataforma. Formado em Gestรฃo Comercial pela UNIFAJ – Faculdade de Jaguariรบna, no interior de Sรฃo Paulo, com especializaรงรฃo em Omni Channel para o Varejo pela VTEX – The True Cloud Commerce Platform.