Personalizar o atendimento e integrar os familiares ao processo de cuidado impacta de forma positiva os resultados clínicos e a experiência dentro da unidade hospitalar
A gerente de Qualidade do Hospital Santa Cruz, de Curitiba (PR), Dra. Adriana Blanco, participou esta semana do Hospital Summit 2019. A médica infectologista compartilhou experiências bem sucedidas da instituição na integração dos comitês de pacientes e familiares à estrutura do hospital. O evento, um dos principais do setor, é promovido anualmente pela Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) durante a Hospitalar, feira de negócios realizada em São Paulo (SP).
Segundo Dra. Adriana, os pacientes e familiares têm papel fundamental na evolução do tratamento e passam por uma mudança de perfil. “Eles estão cada vez mais informados sobre doenças, medicamentos e procedimentos e interessados em entender como e porque a equipe médica e assistencial optou por determinada abordagem terapêutica. Por isso, é preciso que médicos, pacientes e familiares trabalhem juntos”, avalia a médica.
Entender o que é importante para cada indivíduo para personalizar o atendimento está entre as prioridades no modelo adotado pelo Hospital Santa Cruz. “Com o cuidado centrado no paciente, atuamos com compaixão, empatia e capacidade de resposta e conseguimos oferecer conforto físico e suporte emocional. Percebemos que, informando e comunicando da forma correta, conseguimos aliviar medos e ansiedades dos pacientes e seus familiares”, completa Dra. Adriana.
Para colocar em prática esse modelo, a instituição investiu em duas frentes: capacitação continuada da equipe assistencial e gestão da experiência do paciente. Ao longo de 2018, todo o processo de Enfermagem passou por adaptações para fomentar o raciocínio clínico e epidemiológico. “Nossos técnicos e enfermeiros não só participam da construção do diagnóstico junto com o médico, como também contribuem de forma decisiva para a gestão da saúde”, enfatiza a médica.
Todas essas mudanças resultaram no crescimento da satisfação do paciente, que chegou a 96,1% em dezembro de 2018. Conforme Dra. Adriana, “por meio do Núcleo de Hospitalidade, da ouvidoria e do Focus Group, iniciativas fundamentais para identificarmos os pontos de atenção, melhoramos a experiência do paciente, a saúde da população atendida, a experiência do próprio colaborador e, como consequência, contribuímos com a sustentabilidade do sistema”, pontua.
Sobre o Hospital Santa Cruz
Fundado em 1966, o Hospital Santa Cruz está localizado no bairro Batel, em Curitiba (PR). É considerado um centro de excelência em alta complexidade no atendimento das áreas de Oncologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Neurologia, Ortopedia, Pronto Atendimento, Checkup e Maternidade, que é referência em Curitiba. Oferece estrutura privilegiada, equipe multidisciplinar, equipamentos de última geração e um moderno centro cirúrgico. É referência no serviço de hotelaria e em atendimento humanizado, com qualidade assistencial e foco na segurança do paciente. É reconhecido com o selo de Acreditação com Excelência, o mais alto nível de certificação nacional, entregue pela ONA, sendo a instituição acreditada nesta categoria por mais tempo no Paraná.