A CWT, empresa de gestão de viagens B2B4E (sigla em inglês para Business to Business for Employees), anuncia sua mais recente pesquisa e mostra que 69% dos viajantes corporativos de todo o mundo preferem comprar suas passagens aéreas digitalmente em vez de recorrer a um atendimento humano. Isso continua aumentando para reservas de hotéis (78%), transporte terrestre (71%) e check-in para voos (68%). Entretanto, os viajantes são mais receptivos falando com uma pessoa ao fazer o check-in (46%) e check-out (51%) nos hotéis.
“A tecnologia está se tornando cada vez mais dominante no ecossistema de viagens”, diz Andrew Jordan, Head Global de Produtos e Tecnologia da CWT. “As interações digitais estão crescendo, e a indústria de viagens deve continuar evoluindo para oferecer às empresas e seus funcionários a experiência que eles desejam e esperam”, afirma.
No geral, os viajantes da região Ásia-Pacífico são os mais propensos a preferir a tecnologia ao contato pessoal – 73% dos entrevistados preferem reservar seus voos digitalmente, contra 71% dos viajantes nas Américas e 61% dos europeus. Enquanto isso, 84% dos viajantes dos países da Ásia-Pacífico preferem reservar hotéis digitalmente, contra 77% dos das Américas e 70% dos europeus. Para os viajantes brasileiros, a preferência pela tecnologia ao reservar o voo é de 79%, superando a média nas Américas e nos Estados Unidos (71%).
Quando se trata de fazer o check-in para seus voos, os viajantes das Américas estão mais propensos a usar a tecnologia do que o contato pessoal: 73% disseram preferir as soluções tecnológicas, contra 66% dos europeus e 65% dos viajantes da Ásia-Pacífico. Para os brasileiros, a tecnologia é a forma escolhida para 76% dos entrevistados.
“Uma das prioridades da CWT é oferecer sempre a melhor opção de viagem, desde preços competitivos até o conforto e segurança durante a viagem. Com as ferramentas tecnológicas que disponibilizamos aos nossos clientes – entre elas, o nosso inovador aplicativo móvel myCWT, proporcionamos praticidade e comodidade aos viajantes para que reservem e gerenciem suas viagens pelos canais que acharem mais convenientes, pois garantimos processos e informações consistentes tanto no atendimento humano como digital”, afirma Erinaldo Silveira, Diretor de Produtos e Tecnologia para as Américas da CWT.
Smartphones VS. Computadores
A pesquisa da CWT também mostra que uma porcentagem significativa de viagens ainda é reservada pelo computador – 45% em 2019, contra 53% em 2018 e 52% há dois anos. Mas os smartphones estão se aproximando: 41% em 2019, ante 34% no ano passado e 32 % em 2017. Os tablets ocupam o terceiro lugar, com 11%.
Os dados revelam, ainda, que os viajantes europeus estão mais inclinados a reservar suas viagens em um desktop ou laptop (55%), seguido por viajantes das Américas (49%) e da Ásia-Pacífico (36%). No Brasil, 47% dos viajantes preferem reservar as viagens pelo desktop ou laptop – em 2018 e 2017, essa preferência era de 50%. A reserva por celular pelos viajantes brasileiros é feita por 45% – eram 44%, em 2018, e 42%, em 2017.
Por outro lado, 53% dos viajantes na região Ásia-Pacífico preferem reservar viagens em seus smartphones, em comparação com 40% dos viajantes das Américas e apenas 26% dos europeus. Os viajantes europeus são os mais propensos a usar seus tablets (16%).
Quando questionados sobre como eles preferem lidar com imprevistos ou alterações, 33% dos viajantes dizem que usar um aplicativo para dispositivos móveis é a maneira mais eficaz de fazer isso – 37% dos viajantes da Ásia-Pacífico optariam por esse tipo de recurso, contra 31% dos viajantes das Américas e 30% dos europeus.
“O viajante corporativo moderno quer ser capaz de tomar decisões imediatamente, da maneira que lhe for mais adequada”, explica Jordan. “As empresas precisam proporcionar a seus colaboradores as ferramentas necessárias, tais como aplicativos móveis, para melhor equipá-los em sua jornada”.
Sobre a pesquisa
A pesquisa foi criada pela CWT e conduzida pelo Artemis Strategy Group entre 29 de janeiro e 9 de fevereiro de 2019. As respostas foram coletadas com mais de 2.700 viajantes de negócios que viajaram quatro vezes ou mais nos últimos 12 meses. Os entrevistados foram das Américas (Argentina, Brasil, Canadá, México e Estados Unidos), Europa (Bélgica, França, Alemanha, Itália, Holanda, Espanha, Suécia e Reino Unido) e Ásia-Pacífico (Austrália, China, Índia, Japão e Cingapura).
A CWT é uma empresa de gestão de viagens business-to-business-for-employees (B2B4E) na qual empresas e governos confiam para manter suas equipes conectadas. Operando em seis continentes, proporcionamos aos viajantes corporativos uma experiência impecável, segura e eficiente, combinando tecnologia inovadora com ampla expertise. Todos os dias, cuidamos de uma quantidade de viajantes suficiente para ocupar mais de 100.000 quartos de hotel, enquanto nossa divisão de eventos produz mais de 100 eventos a cada 24 horas. Siga-nos no Facebook, LinkedIn e Twitter.
Sobre o Artemis Strategy Group
O Artemis Strategy Group é uma empresa de pesquisa em comunicação especializada em posicionamento de marca, thought leadership e questões políticas.
Planin – Assessoria de Imprensa da CWT no Brasil
Angélica Consiglio, Beatriz Imenes e equipe – Tel.: (11) 2138-8900 – www.planin.com
E-mail: cwt@planin.com – Tel.: (11) 2138-8948