A administraรงรฃo das finanรงas pรบblicas assemelha-se, mantidas as proporรงรตes e a complexidade, ร do orรงamento de uma famรญlia; os recursos sรฃo quase sempre inferiores ร s demandas e seu uso deve ser dosado com responsabilidade. A compra de um novo televisor ou a construรงรฃo de um โtrem balaโ sรณ podem ser realizadas se forem prioritรกrias a outras necessidades. Uma prรกtica comum รฉ o contingenciamento de gastos previstos, sua suspensรฃo temporรกria ou definitiva, condicionando-os ร s disponibilidades de caixa.
Nesse sentido, contingenciar recursos destinados ร s universidades pรบblicas รฉ medida que vem ao encontro da situaรงรฃo de penรบria em que se encontra o Tesouro, e algo que praticamente todo governo faz, liberando as verbas de modo gradativo na medida da possibilidade concreta. O que se contesta รฉ a distribuiรงรฃo perversa destes โcortesโ e a forma ressentida e atรฉ punitiva com que foram levados a pรบblico; cortar linearmente 30% de recursos das universidades federais, alรฉm das outras reduรงรตes draconianas aplicadas em รกreas de arte e cultura, estรก em evidente desproporรงรฃo com o que se corta nos demais setores da economia, como se fossem menos relevantes que estes.
Conhecimento, dissenso, criatividade, debates, estudo, pesquisa. Para que servem mesmo? Pelo visto, para alimentar um estapafรบrdio โmarxismo culturalโ, deformaรงรฃo paranoica do pensamento de Antonio Gramsci, segundo a qual a inteligรชncia e a cultura levariam necessariamente ao pensamento de esquerda; o contraponto a essa sandice seria a igualmente destituรญda de sentido teoria de que a burrice conduziria inevitavelmente ร direita, mas o que sรฃo fatos perante argumentos?
No Brasil jรก se grita โviva a ignorรขncia! โ, valorizando mais a esperteza que a sabedoria. Pelo que realmente importa num paรญs, e para o futuro do nosso paรญs, a educaรงรฃo nรฃo pode ser desconsiderada ou desvalorizada; parodiando o que foi dito alguns anos atrรกs: nรฃo รฉ pelos 30%, รฉ pela sobrevivรชncia de valores que, embora intangรญveis, sรฃo essenciais.
Aparentemente professores, pesquisadores, estudantes nรฃo tรชm sido apreciados pelos dirigentes de nosso paรญs. Contando de longa data com algum desrespeito de uma certa parcela da comunidade quanto ร importรขncia do conhecimento para nossas vidas, e nรฃo apenas para ganhar um melhor salรกrio, mas tambรฉm para nos conhecermos melhor como seres humanos, como coabitantes de um mesmo planeta independentemente da cor de pele, religiรฃo ou acesso a bens de consumo, cada vez mais professores ficam surpresos com discursos oficiais que declaram desconhecimento do sistema educativo.
Educaรงรฃo รฉ diferente de Transportes, Saรบde, Seguranรงa, mesmo Economia, embora abranja todos estes setores; nรฃo apresenta resultados concretos imediatos, seu fim nรฃo pode ser inaugurado com fitas e discursos, e รฉ um pouco caรณtico por definiรงรฃo. Junte-se intelectuais, professores, pesquisadores de vรกrias รกreas e com diferentes filosofias, ideologias e pensamentos, a jovens com a energia em alta, variadas expectativas de vida e as mais diversas formas de pensar o mundo e a si mesmos. O resultado รฉ o proverbial caldo de conhecimento de onde sairรก muito do melhor que o paรญs possa ter e produzir, e talvez um pouco nรฃo tรฃo bom, mas isto รฉ parte inextrincรกvel de toda atividade humana. Nada disso รฉ compreensรญvel facilmente por quem nรฃo รฉ da รกrea, e tem uma visรฃo rasamente pragmรกtica e imediatista de Naรงรฃo e sociedade.
Quando os franquistas estavam prestes a tomar Madrid, a combatente Dolores Ibรกurri Gomez, โLa Passionariaโ, repetiu um antigo mote de resistรชncia: โNo pasarรกn! โ (nรฃo passarรฃo). Infelizmente, a Histรณria registra que passaram, e a consequรชncia foram quase quarenta anos de uma ditadura sanguinรกria em que a Espanha perdeu entre outras coisas muitos de seus melhores artistas e intelectuais, assassinados como Garcรญa Lorca, exilados ou auto exilados como Buรฑuel, Salvador Dalรญ, Picasso e outros, no entanto o espรญrito espanhol permaneceu apesar de tudo. Esperamos ser melhor sucedidos.
Wanda Camargo โ educadora e assessora da presidรชncia do Complexo de Ensino Superior do Brasil โ UniBrasil.
<wcmc@mps.com.br>