Aqueles que desenvolvem adequadamente as chamadas soft skills (habilidades comportamentais) duplicam seu rendimento nas hard skills (habilidades tรฉcnicas), aponta um estudo desenvolvido pela McKinsey & Company, renomada consultoria empresarial americana. Em outras palavras, os desempenhos escolar, acadรชmico e profissional sรฃo potencializados pelas habilidades socioemocionais como criatividade, pensamento crรญtico, empatia, afeto, tolerรขncia, colaboraรงรฃo, resiliรชncia, positividade, lideranรงa, comunicaรงรฃo interpessoal, gestรฃo do tempo, resoluรงรฃo de problemas, etc.
Deste modo, nรฃo foi coincidรชncia quando na atmosfera de bits e bytes do Vale do Silรญcio โ onde estivemos hรก poucos meses em visita oficial a nove empresas que desenvolvem conteรบdos e produtos educacionais โ a expressรฃo mais ouvida por nรณs foi soft skills. O recado รฉ eloquente em meio a tanta tecnologia: o desenvolvimento cognitivo รฉ importante, porรฉm o ambiente abundante em habilidades socioemocionais traz produtividade, felicidade e inovaรงรฃo. De fato, o Silicon Valley รฉ apontado por pesquisas como a regiรฃo dos EUA mais feliz para se trabalhar, detรฉm o menor รญndice de criminalidade e tem maior diversidade รฉtnica โ cerca de 40% dos que lรก trabalham provรชm de mais de 60 paรญses.
Atรฉ a dรฉcada de 1980 reinavam absolutos os testes de QI (quociente de inteligรชncia) para mensurar a aptidรฃo acadรชmica dos estudantes ou o potencial dos funcionรกrios de uma empresa, razรฃo pela qual quem tinha QI aquรฉm de 80 era alvo de pilhรฉrias e bullying. Foi entรฃo que surgiu a teoria das Inteligรชncias Mรบltiplas, tendo ร frente Howard Gardner, professor e psicรณlogo da Universidade de Harvard, que investiu sua ira santa contra os testes de QI, e uma significativa transformaรงรฃo aconteceu na psicologia da aprendizagem e, mais tarde, no ambiente corporativo.
Os testes de QI, criados em 1905 pelo pedagogo e psicรณlogo francรชs Alfred Binet, basicamente mensuravam as aptidรตes linguรญsticas, motoras e de raciocรญnio lรณgico. Gardner, por sua vez, deu um novo enfoque a estas trรชs habilidades e propรดs mais seis: interpessoal, intrapessoal, artรญstica, espacial e, mais recentemente, a naturalista e a existencial. Hoje incorporadas e valorizadas nos mundos acadรชmico e corporativo, conquanto o maior mรฉrito de Gardner foi reconhecer como tipos de inteligรชncia a interpessoal (empatia, capacidade de se relacionar bem com outras pessoas, lideranรงa, etc.) e a intrapessoal (virtudes, autoconhecimento, รฉtica, etc.). Destas decorrem avanรงos, mas em boa parte nรฃo passam de variaรงรตes semรขnticas.
A teoria gardneriana tem por fulcro duas premissas bรกsicas: as pessoas sรฃo dotadas de inteligรชncias diferentes (as nove jรก enunciadas) e, apesar de admitida a heranรงa genรฉtica, elas podem e devem ser desenvolvidas โ pelos estรญmulos do ambiente, famรญlia, escola e pelo esforรงo pessoal. Todos temos potencialidades e limitaรงรตes. Einstein, por exemplo, foi reprovado nas disciplinas de humanas, quando buscou o ingresso na Escola Politรฉcnica de Zurique, porรฉm conseguiu a vaga pelo elevado desempenho em matemรกtica e fรญsica. Picasso, por sua vez, foi um pรฉssimo aluno nas disciplinas de exatas, porรฉm um gรชnio nas habilidades artรญsticas. Assim, Goethe se faz oportuno quando afirma: โnem todos os caminhos sรฃo para todos os caminhantesโ.
Gardner esteve em Curitiba em 2009, a convite da Universidade Positivo, e fui agraciado como um dos 100 educadores convidados. Afรกvel e empรกtico, o seu primeiro gesto antes de iniciar a palestra foi abrir as cortinas e saudar o sol ainda titubeante daquela congelante manhรฃ de inverno curitibano. E, ao final, quando lhe perguntaram qual a habilidade mais admirada no mundo contemporรขneo, deu-nos a impressรฃo de que hesitou como se tivesse que escolher das nove filhas a mais bela. Porรฉm, nรฃo ficamos sem resposta: โรฉ a combinaรงรฃo do pensamento lรณgico com a capacidade de lidar com as pessoasโ. E finalizou: โinteligรชncia รฉ a capacidade de resolver problemasโ.
*Jacir Venturi foi professor e diretor de escolas pรบblicas e privadas e รฉ coordenador da Universidade Positivo.