Por Jasper Perrรบ, Gerente Comercial do EIVE, ERP para e-commerce
Esta รฉ uma realidade as vezes dura de assumir, principalmente porque neste ponto estamos lidando com um dos principais ativos do empreendedor brasileiro, sua histรณria,ย ele sempre foi instigado a crescer, a vencer barreiras, a ser resiliente e a melhor forma de mostrar isso para os outros mesmo que inconscientemente รฉ faturando, รฉ aumentando sua operaรงรฃo. Com certeza vocรช jรก se deparou com alguรฉm comentando a histรณria de alguรฉm comeรงando com a frase: Vocรช viu o fulano, estรก vendendo muito, estรก com tantos funcionรกrios!
Por outro lado, tambรฉm conhece histรณrias de empresas que ramparam e rapidamente sumiram do mercado, ou operaรงรตes consistentes e que de repente saem de cena. A relaรงรฃo entre essas duas coisas รฉ aย seduรงรฃo do faturamento, a vaidade do crescimento em detrimento ao resultado e isso tem abreviado o ciclo de vida de inรบmeras operaรงรตes.
Em tempos de altos volumes, de muitas oportunidades, visto que menos de 5% do varejo brasileiro estรก no .com, criar uma estratรฉgia de constรขncia em gerar resultados vai te ajudar a manter a operaรงรฃo por muito tempo e aรญ sim gerar um ambiente de crescimento sustentรกvel, te convido nesse artigo a refletir sobre pontos crรญticos de sucesso que no dia a dia clareiam sua visรฃo e trazem uma dose de realidade e consciรชncia na tomada de decisรตes.
Manter um ciclo de vida duradouro estรก diretamente ligado a saรบde comercial e saรบde financeira do negรณcio, em meio a tantos KPIโs, muitas vezes resultados sรฃo mascarados ou interpretaรงรตes ficam comprometidas, mesmo extremamente relevantes e necessรกrios para o controle da operaรงรฃo as vezes รฉ importante voltar ao bรกsico e fazer um diagnรณstico dos pontos focais desses dois aspectos.
Em minhas consultorias considero a anรกlise de rentabilidade de cada venda o principal indicador da saรบde comercial, um relatรณrio claro de seu ERP, ou caso nรฃo possua esta soluรงรฃo, atรฉ uma planilha completa com dados reais, sem mรกscaras podem te mostrar os principais gargalos ou oportunidades da operaรงรฃo.
Para isso รฉ importante ter clareza nos dados de valor lรญquido, impostos, receita e custo de frete, alรฉm dos custos reais de comissionamento de plataformas e marketplaces, com todas suas variaรงรตes em tipos de cobranรงa como comissรฃo sobre frete por exemplo, custos de reversa, custos do estoque de produtos. Tambรฉm รฉ necessรกrio conhecer a margem de contribuiรงรฃo, entender os custos de aquisiรงรฃo de um cliente, os custos da operaรงรฃo e calcular a rentabilidade por produto, por marca, por categoria, por canal de venda (loja virtual, loja fรญsica, marketplaces, afiliados) atรฉ chegar em cada venda.
Essa anรกlise mostrarรก os verdadeiros ladrรตes de margem, as deficiรชncias a serem corrigidas e, com base nestas informaรงรตes, gerar um PARETO e classificar ABC o ranking de faturamento, alรฉm de comparar com o ranking de margem para indicaรงรฃo de por onde comeรงar. A partir dessa anรกlise, serรก possรญvel saber objetivamente quais produtos devem ser melhor negociados, quais produtos permitem campanhas, quais os limites de negociaรงรฃo com cada canal ou transportadora, quais as regiรตes trabalhar. Serรฃo sinais claros que guiarรฃo a estratรฉgia de compras, talvez o maior trunfo de um bom comerciante.
Aprendi com Jean Makdissi, CEO da Intima Store, que baixa rentabilidade machuca, mas falta de caixa mata, por esse motivo considero o controle de fluxo de caixa e anรกlise de DRE os dois principais indicadores da saรบde financeira da operaรงรฃo. O lojista deve ter claro qual seu prazo de pagamento x prazo de recebimento, entender o fluxo de recebimento dos marketplaces, fugir das antecipaรงรตes ou taxas abusivas e evitar โfinanciar vendasโ para o cliente. Com essa visรฃo serรก possรญvel ter subsรญdios montar um planejamento orรงamentรกrio e definir diretrizes ou guardrails da operaรงรฃo.
Entender que a sobrevivรชncia do e-commerce nรฃo รฉ Sprint, mas maratona como ensinam Alfredo Soares, Head Global SBM da Vtex e Marcelo Linhares, da Onfly, รฉ vital para gerar o ritmo e constรขncia para o sucesso durante todo o caminho, nรฃo apenas na largada. ย Analisar esses dados e tomar decisรตes assertivas serรก crucial para trabalhar todos os outros KPIโs da operaรงรฃo, indicando um caminho de crescimento sustentรกvel.
Pensando em tudo isso criei essa frase que me acompanha a anos: โFaturamento alimenta o EGO, mas a rentabilidade alimente o bolso!โ.
No final das contas esse รฉ um dos principais desafios da atividade comercial, gerar prosperidade. Nรฃo hรก problema no crescimento, pelo contrรกrio, quanto mais melhor, desde que isso nรฃo seja um caminho de morte, vale a pena refletir entรฃo: โEstou crescendo? Por quanto tempo aguento? Meus bolsos estรฃo cheios, ou tenho sido enganado pelo orgulho de criar uma grande empresa?โ
Fica essa provocaรงรฃo e se ela te gerou incรดmodo, compartilhe com seus amigos lojistas e com quem mais vocรช julgar que pode ser beneficiado ou atรฉ mesmo salvo por essa pergunta.
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Sobre o autor:
Jasper Perrรบ รฉ gerente comercial do EIVE, o ERP para e-commerce focado em saรบde financeira criado pelo Grupo DB1 Global Software. Jasper รฉ formado em Anรกlise de Sistemas e Marketing, e possui 13 anos de experiรชncia em projetos para operaรงรตes do mundo online com foco em performance com resultado. Alรฉm do know-how que possui, Jasper tambรฉm รฉ um apaixonado por propagar a discussรฃo sobre saรบde comercial e financeira para operaรงรตes sustentรกveis de e-commerce.
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/jasper-perru-27415a27/