Metodologia que traz melhores resultados é aposta da agência Polvo

O Scrum, método de trabalho adotado por inúmeras empresas, inclusive pelo FBI, foi criado pelo Dr. Jeff Sutherland, e busca aumentar a produtividade e otimizar o tempo do trabalho em equipe. Inicialmente, ele foi pensado para o desenvolvimento de sistemas, mas vem se provando eficiente para qualquer atividade. A Polvo, agência curitibana de marketing digital e desenvolvimento, é uma das únicas no país a aplicar tal metodologia, que vem trazendo ótimos resultados. 

Segundo Gabriela Mateos, sócia-diretora da Agência Polvo, a estrutura proposta no livro do criador “Scrum – A arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo”, foi adaptada para o funcionamento da Polvo. Ao invés do processo setorizado, mais comum em agências, foram formadas equipes multidisciplinares com profissionais especialistas em conteúdo, design e performance para entregar resultados reais, com excelência e agilidade. Essas equipes são chamadas de “Squads” e geralmente seguem um modelo no qual cada especialista fica responsável por um segmento específico. Nessa forma de trabalhar, as atividades são separadas em sprints – reuniões realizadas de quinze em quinze dias para alinhamento de estratégias e acompanhamento de ações – as quais dão impulso e fazem com que todos na equipe sejam responsáveis pelos resultados. Também são realizados encontros diários de 15 minutos, com todos em pé, onde cada um fala o que fez no dia e o que será feito no dia seguinte. Um formato adotado pela empresa, que foi adaptado da metodologia para atender melhor as necessidades do negócio. 

A principal diferença entre o modelo Scrum e a metodologia tradicional em agências, está na formação de uma equipe multidisciplinar para cada cliente, incentivando a troca de ideias entre profissionais de habilidades diferentes, que se reúnem periodicamente para pensar em estratégias completas e articuladas para os jobs. “No modelo tradicional de agências, é comum que apenas a figura do “atendimento” fique em contato com o cliente. Então, quando este tem uma dúvida técnica, o atendimento pergunta para alguém da equipe e interpreta a resposta para o cliente. Isso se mostrou insustentável”, afirma Gabriela. Porém, depois de aderir ao novo método, as ações da Polvo se tornaram coesas e coerentes com um objetivo comum. “Todas as pessoas envolvidas com as atividades do cliente são responsáveis pelos resultados conquistados. É uma mentalidade realmente transformadora!”, conta a profissional. Segundo ela, o Scrum se mostra muito eficaz na entrega de resultados, além de permitir ver as metas dos clientes de maneira mais global e criar ações diferenciadas para conquistá-los. 

A profissional destaca que o que realmente impacta no envolvimento da equipe com os projetos, por meio do Scrum, é o comprometimento com resultados. Ela conta que, no processo setorizado, cada um se responsabiliza individualmente pelas suas entregas, sem um envolvimento real com os resultados que aquele trabalho terá para o cliente. Assim, todos acreditam que fizeram bem a sua parte. “Mas, o “bom” não é suficiente para a Polvo. Nós buscamos a excelência em todos os nossos processos, e isso implica em fazer mudanças na nossa forma de trabalho periodicamente. Com a equipe toda envolvida, todos do time acompanham o andamento dos resultados e têm total liberdade para expor suas ideias, sugerir ações no trabalho do grupo. Afinal, a entrega passa a não ser mais individual, mas sim do grupo todo”, explica a CEO. 

Em 14 anos de história, a Polvo sempre buscou inovar e entregar mais valor aos seus clientes. Sendo assim, o Scrum foi visto como uma excelente oportunidade para incrementar os resultados.“Toda mudança é complicada, mas já de início, tivemos uma boa adesão da equipe, e foi fácil de justificar para os clientes, afinal, nós passaríamos a ter foco total em resultados. Acredito que o que teve maior valor para os clientes é o fato de que agora, todo o time está em contato com eles o tempo todo. Com o Scrum, o melhor profissional é o responsável por responder a dúvida do cliente. Isso fez com que a equipe se sentisse mais valorizada e também trouxe mais agilidade para nossos colaboradores. Foi o combo perfeito!”, finaliza Gabriela.  

 

Metodologia que traz melhores resultados é aposta da agência Polvo

Sobre a Agência Polvo:

A Polvo é uma agência de publicidade especializada em Comunicação, Performance e Desenvolvimento. Com o modelo de Atendimento Full Service, a agência rompe a fronteira do online com o offline, colocando as empresas em todos os tipos de mídia para que atinjam seus clientes.

Endereço: Rua Marechal Deodoro, 630 – Centro

www.polvo.com.br 

Email: novosnegocios@polvo.com.br


 <andressavianna@203comunicacao.com.br>

Destaque da Semana

Grupo Muffato abre novo atacarejo na Cidade Industrial

Max Bettega é o 11° da na RMC, com...

Censo revela: quase 16,4 milhões de pessoas vivem em favelas no Brasil

Bruno de Freitas Moura – Repórter da Agência Brasil Publicado...

Homens são mais afetados pela hérnia inguinal

A hérnia inguinal é um tipo de hérnia que...

Midialand expande deu portfólio de painéis digitais em Curitiba

Agora a empresa conta com 30 painéis, entre relógios...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Mais artigos do autor