sexta-feira, 15 novembro 2024
14.8 C
Curitiba

Nada substitui o fator humano

Por Josana Teruchkin

Por causa dos avanços tecnológicos nos transportes é fácil associar uma empresa como a Sulista a recursos físicos como caminhões, computadores de bordo, combustível, etc. Mas, apesar de serem indispensáveis, equipamentos de ponta de nada servem sem a inteligência e a execução do homem.

Em outros termos, também na indústria logística, o fator humano é crucial para o sucesso. Por mais que pareça óbvio, ainda não se dá o devido valor ao colaborador no nosso segmento. Mas, para nós, o capital humano é um diferencial. Temos uma equipe experiente, que se sente dona do negócio e faz acontecer. O cliente confia nas nossas pessoas. Sim, a tecnologia automatiza processos e oferece maior eficiência na cadeia logística, exatidão e confiabilidade nas informações. Mas são as pessoas que estão no comando para garantir a melhor entrega ao cliente.

Pode parecer um pouco paradoxal, mas é em função do crescimento do uso da tecnologia e dos processos cada dia mais automatizados que a gestão de pessoas se torna ainda mais importante dentro da logística. Envolver e desenvolver os colaboradores em toda a cadeia, de forma engajada e motivada, cuidando da capacitação e desenvolvimento é imprescindível. Os líderes devem cada vez mais saber tirar o melhor de cada um, trabalhar com a diversidade na equipe e, a partir das diferenças, conquistar uma operação eficiente e com um mínimo de falhas. E nada disso é possível se as nossas pessoas não estiverem satisfeitas com o que fazem e alinhadas  com o propósito da empresa.

O olho no olho, hoje pouco utilizado, passa a ser um diferencial e ter grande relevância no nosso negócio. Somos convictos de que só as pessoas possuem o poder de decisão e a criatividade para gerar inovação. Por isso acreditamos que o colaborador é o cartão de visitas da Sulista e incentivamos a proximidade entre o cliente e a nossa equipe. Focamos cada dia mais nas relações de parceria , buscamos o ganha a ganha e queremos gerar uma boa experiência para nossos clientes, fornecedores e colaboradores.

Porém esse não é um caminho fácil. Tudo é um aprendizado que ainda estamos conquistando , porque sempre fomos muito focados em resultados e trabalhamos em um ambiente de alta pressão, como é comum no meio logístico. Mas, aos poucos, estamos percebendo, com a consolidação da nossa empresa e o nosso amadurecimento como gestores, a importância de um ambiente mais flexível e com um pouco mais de “coração”.

Nada substitui o fator humano

Destaque da Semana

Pratos campeões de venda estrelam Menu do Chef no Restaurante Maria Eugênia

Um dos destaques da gastronomia do Restaurante Maria Eugênia,...

HNSG inaugura novo espaço cirúrgico com tecnologia avançada

O Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG), de Curitiba,...

Otorrinolaringologia recomenda 7 cuidados para prevenir perda auditiva

Em alusão ao Dia Nacional de Combate à Surdez,...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Popular Categories

Mais artigos do autor