O perfil dos gamers e as oportunidades do mercado de jogos digitais no Brasil

Roger Melo, Gerente da Divisรฃo Consumer da DATEN

Um dos mercados rentรกveis do planeta, que movimentarรก mais de US$ 150 bilhรตes este ano. A indรบstria de games รฉ o que podemos chamar de uma brincadeira cada vez mais levada a sรฉrio. Este รฉ um setor em evidente expansรฃo, com crescimento robusto em todo o ambiente global. Inclusive, no Brasil.
Com faturamento superior a US$ 1,5 bilhรฃo por ano, a indรบstria nacional, hoje, conta com uma sรณlida cadeia produtiva, que inclui desenvolvimento de soluรงรตes de hardware e mais de 300 estรบdios gamers. Estamos evoluindo, com uma produรงรฃo sรณlida e capaz de atender os desejos do pรบblico.
Essa รฉ uma grande notรญcia, pois atender o perfil dos jogadores no Brasil รฉ uma questรฃo certamente bastante desafiadora. Atualmente, estima-se que mais de 60 milhรตes de brasileiros jogue algum tipo de game digital. Desse total, a imensa maioria nรฃo se dedica a apenas uma plataforma: entre celulares, consoles e PCs, hรก um intenso e enorme mar de oportunidades para a cadeia comercial de nosso Paรญs.
Pesquisas indicam que o perfil do gamer รฉ bastante variado, dependendo do tipo de tela e jogo. Nesse contexto, รฉ importante destacar a expansรฃo dos chamados e-Sports, com direito a transmissรตes em tempo real โ€“ e com enorme audiรชncia – na Web e na televisรฃo. O aumento desse mercado รฉ uma tendรชncia que nรฃo deve diminuir em mรฉdio prazo. De acordo com pesquisas, o paรญs tem mais de sete milhรตes de espectadores de e-Sports e estรก atrรกs apenas das superpotรชncias China e Estados Unidos.
Vale dizer que aproximadamente 70% do pรบblico que acompanha partidas on-line e as disputas profissionais estรฃo dispostos a investir em hardware e software de melhor desempenho, sobretudo no que se refere a seus desktops e notebooks. Hoje, os PCs sรฃo a principal opรงรฃo dos jogadores mais ativos, principalmente em jogos por streaming e via Web.
Esse รฉ um dos pontos que ajudam a explicar a importรขncia da cadeia produtiva de PCs e Notebooks relacionados a jogos como uma ferramenta geradora de receita para o Brasil. De acordo com uma sรฉrie de levantamentos do mercado, a indรบstria gamer nacional tem aumentado consideravelmente seu alcance de negรณcios, oferecendo cada vez mais soluรงรตes inovadoras, capazes de atender jogadores profissionais e ocasionais.
A indรบstria nacional estรก mais flexรญvel, competitiva e preparada. Os novos produtos do mercado se destacam pela sua capacidade de atender atรฉ mesmo as mais altas exigรชncias dos pรบblicos. O objetivo dos consumidores รฉ ter desktops que suportem as demandas de processamento grรกfico e desempenho necessรกrios para se gerar uma experiรชncia de jogo mais realista e divertida, e que, preferencialmente, tambรฉm agreguem funcionalidades voltadas para a rotina fora dos games, alรฉm de considerar as necessidades locais de um paรญs tropical – onde arrefecimento, por exemplo, รฉ um ponto muito importante.
Por se tratar de um jogador multitela, รฉ de se esperar que os clientes queiram cada vez mais unir suas necessidades de entretenimento e eficiรชncia necessรกria para o trabalho em um sรณ equipamento. Por isso, embora haja consumidores cuja รบnica finalidade รฉ a prรกtica dos jogos, รฉ importante que o vendedor e as fabricantes entendam que abranger novas possibilidades de consumo รฉ uma vertente interessante e que pode ser essencial para atrair os compradores, mesmo aqueles que se interessam pelo tema, mas nรฃo sรฃo necessariamente heavy users dos jogos.
Sendo assim, รฉ imprescindรญvel que a oferta de todos esses equipamentos seja feita de acordo com os desejos e perspectivas dos clientes. A abordagem essencial deve atender as necessidades prรณprias do consumidor, endereรงando as soluรงรตes prรกticas para cada demanda. Isso significa ouvir e entender as questรตes e premissas do comprador, lembrando-se de que estamos falando de clientes que, geralmente, conhecem o que querem.
Apesar de mostrarem um perfil versรกtil, os jogadores, aficionados ou nรฃo, em geral buscam bom atendimento e inovaรงรตes que os ajudem a ter melhores resultados com os games. O mercado deve compreender que a relaรงรฃo de consumo do pรบblico depende, necessariamente, dessa relaรงรฃo. Portanto, os processos de venda e serviรงos devem ser pensados de maneira constante, entregando a flexibilidade e a performance esperada pelo pรบblico brasileiro.
O perfil dos jogadores brasileiros apresenta diversas possibilidades, do Mobile ao Desktop, e uma nรฃo รฉ excludente a outra. Hรก รณtimas maneiras de visualizar a aproveitar tudo o que esse cenรกrio pode oferecer. Para isso รฉ necessรกrio que saibamos quem รฉ o cliente que estรก no controle das aรงรตes. Somente com esse conhecimento prรกtico, obtido no dia a dia, รฉ que poderemos fazer bons negรณcios e satisfazer cada vez mais o gamer no Brasil.

Destaque da Semana

Contratos essenciais para startups early stage: como evitar problemas e garantir um crescimento sรณlido

Para que possam criar uma base firme nas relaรงรตes...

ERROR chega a Curitiba com festa audiovisual proibindo celulares para filmagens

Evento acontece na ร“pera de Arame, neste sรกbado, 14...

Ponto Gin em parceria com Oidรช Izakaya promove um Bar Takeover com coquetรฉis exclusivos por Johnnie Walker Blonde

Nessa quarta-feira (11), o pรบblico poderรก vivenciar a oportunidade...

McDonald’s destaca a forรงa do Big Mac em nova campanha

Para acompanhar o lanรงamento, marca tambรฉm traz as versรตes...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Mais artigos do autor