Ao mesmo tempo que escrevo esse primeiro artigo de estrรฉia no Portal Empreendedorismo, meu tempo estรก sendo gasto.ย Ele simplesmente nรฃo retorna mais, afinal o tempo de vida sรณ existe no presente. Por isso, muitas pessoas me perguntam se รฉ possรญvel โcomprar tempoโ. Eu sempre respondo โSimโ. Porรฉm, precisamos explicar melhor como isso acontece na prรกtica.ย
A forma mais comum de โcomprar tempoโ รฉ vocรช contratar uma pessoa que trabalhe para vocรช. Sรณ que, quanto mais eficaz ela for, mais caro ela vai te custar. Afinal, vocรช estรก โcomprando tempoโ de alguรฉm para vocรช ganhar tempo.
A outra forma รฉ usar o relacionamento (networking ou conexรตes estratรฉgicas) como uma estratรฉgia chave.ย Fazer com que as pessoas indiquem seus produtos e serviรงos รฉ algo que demanda pouco ou quase nada de investimento. Demanda tempo inicial, mas depois que vocรช ganha credibilidade o efeito รฉ exponencial. Quando isso acontece vocรช estรก โcomprandoโ tempo sem gastar um centavo.
Como presidente da primeira gestรฃo (2018) e fundador do Grupo/Equipe de Empresรกrios BNI Master de Curitiba aprendi, de forma simples e objetiva, que os 3 pilares que geram retorno nos negรณcios sรฃo:ย VCR = Visibibilidade (Positiva), Credibilidade e Rentabilidade.
1)ย Visibilidade:ย sabe aquele velho ditado popular: โQuem nรฃo รฉ visto nรฃo รฉ lembrado.โ? Sim, รฉ necessรกrio literalmente aparecer para fazer negรณcios. Mas aparecer de forma adequada, tanto na vida real como na virtual. Entรฃo, aparecer รฉ mais que uma necessidade, รฉ um dever para quem quer gerar negรณcios. De que adianta vocรช ser o melhor profissional em determinada รกrea se ninguรฉm te conhece? Mas, tem sempre um โmasโ, nesse caso tem muito a ver com Credibilidade.
2)ย Credibilidade:ย Sem credibilidade negรณcios nรฃo sรฃo realizados. A falta de cuidado com a credibilidade gera descrรฉdito e atรฉ a perda de clientes. A credibilidade vem nas primeiras impressรตes e se consolida com o tempo, mas pode ser destruรญda rapidamente.
Por exemplo: Nรฃo adianta vocรช aparecer bem na vida real, bem vestido, falar bem, vender bem o seu serviรงo ou empresa e na vida virtual postar somente fotos em festas e baladas ou ainda fotos que denigrem a sua imagem, mesmo que engraรงadas. Hoje em dia, as duas vidas, a real e a virtual se fundem. Afinal, atualmente, quando conhecemos alguรฉm, uma das primeiras coisas fazemos รฉ conferir sรฃo as redes sociais. Neste momento, o que estamos buscando รฉ uma coerรชncia entre o que vemos no na vida virtual e na real.
Outro exemplo:ย Vocรช jรก parou para pensar se a sua foto no WhatsApp passa o que vocรช quer que as pessoas vejam na รกrea profissional ou ainda que, mesmo pessoalmente, a credibilidade รฉ algo importantรญssimo?
3)ย Rentabilidade:ย Se vocรช tem visibilidade positiva e credibilidade, chegou a hora de fazer negรณcios, ou seja dinheiro.ย Essa รฉ a forma de โComprar o tempoโ, pois as pessoas indicam vocรช, seu produto ou sua empresa muitas vezes sem vocรช saber.ย
Quanto vocรช gastou por isso? Muito pouco ou quase nada. Neste ponto, aย nossa equaรงรฃo torna-se verdadeira:
V+C = R$ ->ย Onde:ย Visibilidade Positiva (V) somada ร ย Credibilidade (C) resulta emย Rentabilidade (R$).
Sobre Cleyton Ogura
Cleyton Ogura รฉ engenheiro formado pela Unicamp e pรณs-graduado em administraรงรฃo pela FGV/SP, CEO daย BelClinic Dermoativos. Profissional focado, Ogura estรก ร frente daย BelClinicย desde janeiro de 2017. Sua missรฃo รฉ inspirar pessoas a empreender. Cleyton tambรฉm atuou na รกrea de tecnologia da informaรงรฃo, desenvolvimento de polos ecoturรญsticos e foi responsรกvel tรฉcnico e comercial de diversas empresas no Brasil, quase sempre sendo dono ou o principal executivo do negรณcio. Foi fundador e presidente do grupo de empresรกrios BNI Master de Curitiba que jรก movimentou mais de R$8 milhรตes em 18 meses. Ocupa a cadeira de Mentor de Conexรตes Estratรฉgicas no programa DECOLE do Band Mulher Paranรก.