Cada vez mais a leitura parece estar migrando do papel impresso para os vรกrios meios digitais; evidentemente aqueles de mais idade relutam em abandonar livros e artigos fรญsicos pelos virtuais, porรฉm jovens estรฃo mais e mais aderentes a esses ambientes.
Uma questรฃo que tem mobilizado a รกrea educacional รฉ a possibilidade de alteraรงรตes cognitivas em funรงรฃo desta migraรงรฃo, pois nem sempre ocorrem interaรงรตes significativas em torno das temรกticas tratadas, e nem sempre o acesso aos hipertextos e recursos multimeios dรก conta da complexidade dos processos educacionais.
Simplesmente colocar o estudante diante de informaรงรตes, situaรงรตes-problema e alguns objetos de conhecimento muitas vezes nรฃo รฉ suficiente para garantir envolvimento e real motivaรงรฃo para aprendizagem, pois para atingir este objetivo รฉ indispensรกvel criar procedimentos pessoais que permitam organizar o prรณprio tempo, horรกrio ou local para estudar e concentrar-se.
No entanto, รฉ preciso reconhecer que leituras de textos nรฃo lineares, denominados hipertextos, em telas de computador, tablets ou celulares estรฃo fundamentadas em indexaรงรตes, conexรตes entre ideias e conceitos articulados por meio de links – nรณs e ligaรงรตes -, conectam informaรงรตes representadas em diferentes linguagens e formas tais como vรญdeos, palavras chaves, imagens, grรกficos elucidativos, sons, de forma que, clicando sobre uma palavra, imagem ou frase definida como um nรณ de um hipertexto, encontra-se uma nova situaรงรฃo, evento ou outros textos relacionados, o que pode facilitar, e muito, a aprendizagem do aluno. Economiza seu tempo, percorrendo um caminho lรณgico que conecta ideias, cada link funcionando como ponto de partida ou de chegada, originando outras redes e conexรตes. Um risco a considerar tambรฉm รฉ a possibilidade real de perda de foco no tema geral, na dispersรฃo da atenรงรฃo do estudante.
Sempre que informaรงรฃo รฉ representada num hipertexto com o uso de distintas mรญdias e linguagens, consegue-se eliminar sequรชncias estรกticas e lineares de caminho รบnico, onde inรญcio, meio e fim sรฃo previamente delimitados. A forma de adquirir conhecimento รฉ pessoal e รบnica; um hipertexto disponibiliza um leque de possibilidades que permitem interligar informaรงรตes segundo diversos interesses e necessidades, com diversas formas de navegar, ou seja, em sequรชncias e rotas prรณprias.
Ao leitor fica facilitado saltar entre informaรงรตes, estabelecer associaรงรตes de forma individual, e, portanto, assumir um papel mais ativo na aprendizagem do que na leitura de textos nos espaรงos lineares dos materiais impressos.
No entanto, รฉ preciso atenรงรฃo ao fato de que este fato nรฃo substitui toda a complexidade do processo educacional, a interaรงรฃo entre os prรณprios estudantes entre si, e entre eles e o professor ou tutor. Todo aquele que jรก tentou aprender absolutamente sozinho percebeu que, sem ser impossรญvel, รฉ bem mais complicado desenvolver leitura e escrita com o uso de hipertextos de forma solitรกria, pois escolher dentre um leque de ligaรงรตes preestabelecidas ou percursos possรญveis sem experiรชncia prรฉvia em determinados campos pode representar dificuldade a ser transposta sem auxรญlio.
Um bom professor ou tutor รฉ capaz de criar um ambiente que favoreรงa a aprendizagem significativa, disponibilizando e ordenando dados, despertando a disposiรงรฃo para aprender, e principalmente favorecendo atravรฉs de perguntas e debates a interiorizaรงรฃo sobre o prรณprio caminho percorrido.
Autonomia รฉ essencial, e pode ser aprendida junto com a capacidade de atuaรงรฃo em grupo e respeito ร s diversidades de tempo de aprendizagens.
Ferramentas sรฃo apenas ferramentas, promovem algumas vezes revoluรงรฃo metodolรณgica, mas nem sempre reconfiguram o acesso ao conhecimento.
Wanda Camargo โ educadora e assessora da presidรชncia do Complexo de Ensino Superior do Brasil โ UniBrasil. <wcmc@mps.com.br>