MTM Tecnologia anuncia solução para atendimento de saúde ao cidadão em Suzano

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Ferramenta apoia relacionamento com o público, reduzindo filas para agendamento de consultas e índice de ausência de pacientes a procedimentos marcado

A MTM Tecnologia, uma das empresas líderes na oferta de soluções inovadoras para tecnologias móveis do Brasil, anuncia a implementação de uma solução completa para atendimento digital na área de saúde pública na cidade de Suzano (SP). Desenvolvido pela MTM em parceria com o Instituto Nacional de Amparo à Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Gestão Pública (INTS), responsável pela operação de Unidades de Saúde da Família na cidade de Suzano, o Saúde Suzano facilita o acesso da população a informações de interesse e serviços como agendamento de consultas nas unidades de saúde do município e solicitação do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).
O projeto já possibilitou nas clínicas de saúde da família que utilizam a solução uma migração de até 70% dos agendamentos para as plataformas digitais e uma redução de até 60% da taxa de ausência a consultas agendadas pelo canal digital. “Iniciamos o trabalho com um plano de metas bem definido alinhado com o INTS, focando em dois pontos principais: reduzir as filas nas unidades de saúde para agendamento de consultas e diminuir o absenteísmo dos pacientes para os procedimentos já agendados. Estamos conseguindo atender essas metas, oferecendo mais qualidade ao cidadão, que não precisa se deslocar até a unidade para realizar o agendamento, e mais eficiência ao setor público”, afirma Gustavo Perez, Diretor-Executivo da MTM Tecnologia.
A ferramenta implantada combina aplicativo mobile, totens e sistema web. Por meio do aplicativo mobile instalado nos smartphones, o cidadão de Suzano pode consultar informações sobre as unidades de saúde e solicitar o agendamento da consulta, acompanhando a evolução de sua solicitação por meio de mensagens automáticas enviadas para o seu smartphone. No final do processo o paciente ainda é convidado a preencher uma pesquisa de satisfação sobre o aplicativo e o processo de agendamento. “Entre os que realizaram o agendamento on-line, 40% responderam à pesquisa indicando um índice de satisfação com o aplicativo de 80%.”, afirma Perez. Além do agendamento, o paciente já consegue solicitar via aplicativo o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) – a ser posteriormente retirado em uma das unidades – e abrir chamados com a Ouvidoria.
Os totens são disponibilizados nos espaços físicos da rede de saúde e permitem que os usuários respondam à pesquisa de satisfação sobre o atendimento recebido, mesmo que não tenham o aplicativo instalado em seus smartphones. As pesquisas são configuradas remotamente via portal web e podem ser atualizadas a qualquer momento. Além disso, o sistema web recolhe todas as informações dos sistemas utilizados, organiza os dados, gera relatórios e retorna os resultados em tempo real em um painel online de fácil visualização, que pode ser acessado pelos gestores da área.
“Ter insights imediatos sobre o sistema de saúde agiliza nosso processo de tomada de decisão, para tomarmos providências rápidas na correção de problemas, sempre focando na melhoria contínua do serviço ao cidadão de Suzano. A área de saúde é muito dinâmica e o acompanhamento tem que ser em tempo real. Como o volume de pacientes que atendemos é muito grande, um problema que leve uma semana para ser diagnosticado tem o potencial de impactar um número considerável de pessoas”, afirma Ian Cunha, Superintendente do INTS.
Desenvolvida na plataforma mobileX, da MTM Tecnologia, a solução tem como um diferencial importante o fato de ser flexível. “Acreditamos que tecnologia, processos e pessoas são alicerces importantes para prover mais transparência e melhor atendimento para os nossos pacientes. Com a plataforma mobileX podemos rapidamente evoluir a oferta de serviços e informações nos canais digitais com pouco esforço. Já estamos testando novas funcionalidades, que devem ser disponibilizadas ainda neste ano”, diz Ian. Entre as novidades que serão apresentadas está o autoagendamento integrado aos sistemas das clínicas, o acesso e compartilhamento de resultados de exames e o acompanhamento remoto de pacientes. “Queremos avaliar como podemos utilizar esse tipo de tecnologia para acompanhar nossos pacientes em situações específicas, inclusive quando estão fora das clínicas”, afirma Ian. As funcionalidades proporcionadas pelo Saúde Suzano foram inicialmente disponibilizadas nas unidades Jardim Maitê, Jardim Europa e Jardim Ikeda. O objetivo agora é iniciar a disponibilização da solução nas outras clínicas operadas pelo INTS.

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