Nesta semana,ย oย Ministro da Justiรงa e Seguranรงa Pรบblica, Sรฉrgio Moro, lamentou em sua rede socialย oresultado da votaรงรฃoย da Medida Provisรณria que resultou na transferรชncia do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF) do Ministรฉrio da Justiรงa paraย oย Ministรฉrio da Economia.ย Oย texto base foi votado e aprovado na noite da quarta-feira, 22 de maio. A decisรฃoย foi apertada e a Medida Provisรณria de manutenรงรฃoย do Conselho no Ministรฉrio da Justiรงa foi rejeitada por 228 votos contra 210.
De acordo com as normas legais,ย oย COAFย foi criado pelo artigo 14 da Lei 9.613 de 1998 e tem a finalidade de disciplinar, aplicar penas administrativas, receber, examinar e identificar as ocorrรชncias suspeitas de atividades de lavagem ou ocultaรงรฃoย de bens, direitos e valores; alรฉm da prevenรงรฃoย da utilizaรงรฃoย do sistema financeiro nacional para atividades ilรญcitas. Resumidamente, รฉ um รณrgรฃoย de inteligรชncia financeira que atua principalmente na prevenรงรฃoย e no combate ร lavagem de dinheiro.
Como trata de questรตes financeiras, a justificativa mais relevante para a mudanรงa รฉ que, em vรกrios paรญses,ย oรณrgรฃoย de inteligรชncia financeira รฉ vinculado ao Ministรฉrio da Economia – e nรฃoย faria sentidoย oย Brasil mantรช-lo no Ministรฉrio da Justiรงa apenas para agradar a Sรฉrgio Moro, reconhecido por sua atuaรงรฃoย na Lava Jato, importante operaรงรฃoย de investigaรงรฃoย de crimes de corrupรงรฃo.ย Oย รณrgรฃoย teve participaรงรฃoย ativa na OperaรงรฃoLava Jato e sua incorporaรงรฃoย ร Justiรงa foi um pedido do agora ministro ao presidente Jair Bolsonaro.
Por outro lado,ย oย lรญder do governo, Major Vitor Hugo (PSL-GO), argumentou queย oย Brasil poderia inovar na gestรฃoย e ser acompanhado por outros paรญses ao deixarย oย Conselho na pasta da Justiรงa. Segundoย oparlamentar, a proposta atenderiaย oย desejo dos brasileiros que elegeram Jair Bolsonaro acreditando no forte combate ร corrupรงรฃoย enraizada no sistema polรญtico brasileiro.
No entanto, de acordo com a mesma lei citada anteriormente, sujeitam-se ร s obrigaรงรตes de controle e informaรงรตes aoย COAFย as pessoas fรญsicas e jurรญdicas que tenham como atividade principal ou acessรณria โa intermediaรงรฃoย e aplicaรงรฃoย de recursos financeiros de terceiros, em moeda nacional ou estrangeira; a compra e venda de moeda estrangeira ou ouro como ativo financeiro ou instrumento cambial; e a custรณdia, emissรฃo, distribuiรงรฃo, liquidaรงรฃo, negociaรงรฃo, intermediaรงรฃoย ou administraรงรฃoย de tรญtulos ou valores mobiliรกriosโ (LEI 9.613/1998). Estas sรฃoย as principais funรงรตes e sujeiรงรตes ao referido Conselho.
Em um ministรฉrio ou outro, a instituiรงรฃoย continuarรก desempenhando seu trabalho de prevenรงรฃoย e combate ร lavagem de dinheiro, trabalhando contraย oย crime organizado e identificandoย oย patrimรดnio de criminosos. Ressalta-se tambรฉm a importรขncia da integraรงรฃoย entre uma pasta e outra, que deve continuar e, ao que tudo indica, em uma decisรฃoย acertada, questรตes financeiras, em queย oย elemento principal รฉ a moeda (nacional ou estrangeira), deve ficar a cargo do Ministรฉrio da Economia.
Foi elaborada uma proposta, levada ao Congresso Nacional, votada e rejeitada. Para decepรงรฃoย ou nรฃoย dos agentes envolvidos, a decisรฃoย do parlamento foi respeitada e prevaleceu a democracia em nosso paรญs.
*Franรงoise Iatski de Lima รฉ mestre em Desenvolvimento Econรดmico e professora da Universidade Positivo.