Oi apresenta a Joice, sua inteligencia artificial para relacionamento com os clientes

Oi apresenta a Joice, sua inteligencia artificial para relacionamento com os clientes

A Oi lanรงa em julho a Joice, inteligรชncia artificial criada para ajudar os clientes. Ela faz parte da estratรฉgia de transformaรงรฃo digital da empresa, que tem como foco aprimorar a eficiรชncia operacional e oferecer soluรงรตes para facilitar e simplificar o relacionamento com o cliente, garantindo uma experiรชncia de qualidade nos principais canais de atendimento da companhia. A Joice foi aprimorada nos รบltimos meses, e jรก alcanรงou a marca de de 1,5 milhรฃo de atendimentos por mรชs. Agora, a soluรงรฃo serรก apresentada numa campanha publicitรกria que estreou no dia 14 de julho com o filme Garota Propaganda, que reรบne os principais protagonistas dos comerciais da Oi e atletas patrocinados: Marcos Mion, Whindersson Nunes, Jรบlia Rabelo, Gabriel Medina e Filipe Toledo.

A inteligรชncia artificial da Oi jรก estรก presente nos principais canais de atendimento da empresa โ€“ WhatsApp, รกrea prรฉ-logada do site Minha Oi, Facebook Messenger e Direct Message do Twitterโ€“ย  assumindo algumas funรงรตes, como, por exemplo, avisar ao cliente a data de vencimento da conta, fornecer cรณdigo de barras para pagamento, enviar fatura por WhatsApp ou email, e ajudar nas necessidades de reparo remoto de internet, TV e telefone fixo, informando o cliente sobre visita tรฉcnica, deslocamento eย  foto do tรฉcnico e identificaรงรฃo do seu trajeto. A Joice tambรฉm jรก estรก no call center, atuando em demandas de reparo tรฉcnico e jรก atinge a marca de 100 mil chamadas mensais โ€“ totalizando 300 mil atendimentos atรฉ agora, dos quais 60% foram resolvidos sem a necessidade de o cliente falar com o call center. Ela promove a integraรงรฃo de diferentes funcionalidades desenvolvidas pela Oi nos รบltimos anos dentro da estratรฉgia de transformaรงรฃo digital, como o portal de relacionamento Minha Oi e o aplicativo Tรฉcnico Virtual, que permite resolver remotamente problemas nos serviรงos da empresa. A soluรงรฃo utiliza o IBM Watson e serรก disponibilizada comercialmente para clientes corporativos, reforรงando a atuaรงรฃo da Oi como provedora e integradora de soluรงรตes digitais para o setor de grandes empresas.

โ€œA Joice รฉ resultado do nosso movimento de transformaรงรฃo digital, que jรก aprimorou processos em toda a cadeia da companhia, da conta digital atรฉ a gestรฃo do tรฉcnico que vai ร  casa do cliente. Sem isso, nรฃo faria sentido lanรงar a Joice, resultado desse longo caminho que percorremos nos รบltimos dois anos e, que, ao mesmo tempo, representa um passo ร  frente. A nossa inteligรชncia artificial passa agora a conectar diferentes interfaces de atendimento, com empatia e foco no cliente, que poderรก resolver diversas questรตes via WhatsApp, mas continuarรก tendo outras opรงรตes de atendimento ร  disposiรงรฃo. Assim, a Joice favorece ao mesmo tempo a satisfaรงรฃo do cliente, com eficiรชncia operacional, e a reduรงรฃo de custos na Oi, o que tambรฉm faz parte do foco da digitalizaรงรฃoโ€, diz o diretor do Digital da Oi, Ricardo Drumond.

Hoje, a diretoria Digital da companhia atua como um hub de identificaรงรฃo de oportunidades com o objetivo de aumentar a eficiรชncia operacional da Oi, com foco na automaรงรฃo de toda a cadeia de processos, incluindo os operacionais, comerciais e de รกreas de apoio. As soluรงรตes sรฃo desenvolvidas a partir da aplicaรงรฃo de metodologia รกgil, com a criaรงรฃo de times multifuncionais para mapeamento de toda a jornada do cliente, da venda ao pรณs-venda.

Um dos projetos desenvolvidos como parte da transformaรงรฃo digital da Oi teve como objetivo a reduรงรฃo de chamadas atravรฉs da digitalizaรงรฃo do atendimento. Apรณs levantamento das dores dos clientes, 62 iniciativas foram mapeadas e as seis que foram priorizadas jรก estรฃo sendo executadas, com potencial de reduรงรฃo de custo de R$ 34 milhรตes em 12 meses. Alรฉm disso, o movimento de transformaรงรฃo digital permitiu que, no ano passado, 83% das transaรงรตes no portal Minha Oi fossem solucionadas sem a necessidade do atendimento humano. Alรฉm disso, houve uma reduรงรฃo de metade das chamadas do call center por motivos relacionados ร  conta, 45% das solicitaรงรตes de 2ยช via foram enviadas pelos meios digitais e 65% das interaรงรตes sobre assuntos de suporte tรฉcnico nรฃo precisaram ir para o atendimento humano. A partir das diferentes funcionalidades desenvolvidas nos รบltimos anos, a Oi jรก acumula um grande volume de interaรงรตes digitais com seus clientes, totalizando mais de 12 milhรตes de transaรงรตes por mรชs. A Oi registra desde 2017 uma reduรงรฃo de custos de R$ 3 bilhรตes e as iniciativas de digitalizaรงรฃo contribuรญram fortemente para esse resultado.

A inteligรชncia artificial da Oi e as demais iniciativas de transformaรงรฃo digital da companhia foram desenvolvidas com bases em pesquisas qualitativas e etnogrรกficas realizadas para mapear a jornada do cliente e as suas necessidades nรฃo atendidas. A partir dessas pesquisas e da aplicaรงรฃo de tรฉcnicas de design thinking, a companhia identifica prioridades, que no caso da Joice sรฃo as aรงรตes relacionadas ร  conta e ao suporte tรฉcnico do cliente. Novas funcionalidades serรฃo incorporadas nos prรณximos meses, como ajuda no processo de compra do cliente e a recarga online.

https://www.oi.com.br/assistentevirtual

A CAMPANHA DA JOICE: O que faz sentido pra ela รฉ ajudar vocรช.

A personalidade da Joice foi criada a partir de pesquisas e demandas dos clientes. Ela รฉ versรกtil, fรกcil de se relacionar, rรกpida nas respostas, ligada em tecnologia e faz de tudo para ajudar. Assim ela aparece na campanha publicitรกria criada pela NBS, que tem como destaque um filme bem-humorado em que artistas e atletas patrocinados pela Oi perguntam um para o outro quem รฉ ela, preocupados com a possibilidade de serem substituรญdos pela inteligรชncia artificial.

O filme comeรงa com Marcos Mion, Whindersson Nunes, Julia Rabello, Gabriel Medina e Filipe Toledo fazendo uma vรญdeochamada entre eles. O apresentador Marcos Mion questiona: โ€œCara, vocรช tรก sabendo de uma tal de Joice, inteligรชncia artificial da Oi?โ€ Entram Filipinho, Julia e Medina questionando โ€œJoice?โ€ e Whindersson rebate โ€œAquela que resolve um monte de coisa?โ€. Mion responde โ€œImagina se a Joice resolve ser garota propaganda.โ€ E Julia diz โ€œAcabei de chegar e jรก tem outra!โ€ Filipinho pergunta โ€œMas ela surfa?โ€ e Whindersson responde โ€œPode atรฉ aprender a contar piada, meu amigo, mas essa mexidinha aqui de cabelo, รณ, sรณ o papaiโ€ enquanto balanรงa a cabeรงa. Corta para a Joice aparecendo no celular โ€œCalma pessoal, eu sรณ quero ajudar.โ€ O filme finaliza com os personagens conversando com a Joice e a locuรงรฃo: โ€œPode ser com sua conta ou suporte tรฉcnico, chegou Joice, a inteligรชncia artificial da Oi que nรฃo para de aprender. O que faz sentido pra ela รฉ ajudar vocรชโ€. Finaliza com a crianรงa falando โ€œOiโ€ e a assinatura โ€œFaz sentidoโ€.

A campanha reforรงa o posicionamento de marca da empresa โ€“ que agora traz a assinatura โ€œOi, faz sentidoโ€ – e tem o objetivo de apresentar todas as funcionalidades e caracterรญsticas da Joice. A aรงรฃo ajuda a traduzir a iniciativa da marca de colocar o consumidor no centro de seus serviรงos, garantindo a ele a mesma experiรชncia em diversos pontos de contato com a companhia. Foi o prรณprio consumidor que ajudou a escolher o nome Joice, numa votaรงรฃo feita em marรงo no Twitter (@oi_oficial) e no atendimento do assistente virtual, que no final da interaรงรฃo perguntava em qual o nome o cliente gostaria de votar. Os colaboradores tambรฉm votaram, a partir de uma aรงรฃo de Comunicaรงรฃo Interna.ย  As peรงas publicitรกrias, presentes na web e na TV fechada, terรฃo destaque no masthead do Youtube e tรชm a missรฃo de mostrar para o pรบblico o investimento da Oi em tecnologia e inovaรงรฃo.

https://www.youtube.com/watch?v=0Cj_zunz9E0

INTERAร‡ร•ES DIGITAIS DOS CLIENTES Oi

Minha Oi:

Plataforma de relacionamento digital, que conta com 6 milhรตes de clientes cadastrados, o que representa 60% da base Oi. Cerca de 40% destes clientes utilizam todos os meses o canal de atendimento e, do total de transaรงรตes realizadas, quase 85% sรฃo solucionadas sem derivaรงรตes para o atendimento humano.

Tรฉcnico Virtual:

Aplicativo que permite ao cliente identificar e resolver problemas dos serviรงos da empresa sem precisar falar com um atendente.ย  Atingiu a marca de 6,2 milhรตes de downloads e estรก disponรญvel para assinantes de telefonia fixa, banda larga, TV por assinatura e Oi Fibra.ย  Atualmente, 64% dos atendimentos realizados pelo Tรฉcnico Virtual sรฃo solucionados sem a necessidade de ligaรงรฃo para o suporte tรฉcnico da Oi.

Destaque da Semana

Cรขncer de pele no couro cabeludo: conheรงa os cuidados para se proteger

O fato de essa parte do corpo normalmente estar...

OX Steak & Fish prepara Rรฉveillon dos Sonhos em BC

Com o Oceano Atlรขntico ao fundo e a exclusividade...

Cรขncer de pele: aumento da incidรชncia no Brasil e a importรขncia do autoexame

Segundo as projeรงรตes do Instituto Nacional de Cรขncer (INCA),...

Decoraรงรฃo de mesa para as festas de final de ano: 4 dicas para impressionar

De acordo com a arquiteta Cristiane Schiavoni, um dos...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Mais artigos do autor