Toda empresa, seja ela micro, média ou grande, precisa de planejamento para decolar. Ao colocar seu plano no papel, é possível visualizar se o investimento é realmente viável, quais recursos serão necessários e se você tem o tempo necessário para fazer tudo funcionar.
“Para que o negócio dê certo, o principal é planejar estrategicamente e partir disso”, conta Carolina Farina, especialista em liderança empreendedora feminina. Até mesmo depois do negócio já ter estreado, ainda dá tempo de fazer o planejamento para não perder a linha.
Mas o que é preciso colocar nesse planejamento e como usá-lo posteriormente? A especialista dá dicas sobre o que você precisa saber:
- Qual exatamente é o serviço/produto que você está oferecendo.
- Qual seu público-alvo, para quem você vai trabalhar.
- Qual é o problema ou desejo dos seus clientes, que seu produto/serviço irá resolver.
- Onde e como será vendido.
- Como alcançará os clientes.
- Como entregará o produto e qual o custo.
- Que recursos são necessários para produzir o produto.
- Onde você irá trabalhar: escritório, Home Office, em parceria com outro local?
- Precisa de uma equipe? Quantas pessoas?
- Quais equipamentos serão necessários.
- Como irá lucrar.
- Como irá cobrar dos clientes e receber.
Todos esses itens são indispensáveis no planejamento, e lhe darão uma visão ampla do negócio, mesmo que acabe descobrindo não ser possível colocá-lo em prática no momento, assim evita sair no prejuízo.
“O planejamento só traz benefícios ao empreendedor, quanto mais conhecimento você tiver, melhor se sairá no mundo dos negócios”, finaliza Carolina.
Serviço: Carolina Farina
Especialista em Liderança Empreendedora Feminina, Coach Pessoal e de Negócios, Palestrante, Analista Comportamental, Thetahealer e Hipnóloga.
(41) 98854-6483
falecom@carolinafarina.com.br
carolinafarina.com.br
Rua Dr. Correa Coelho, 741 – Bairro Jardim Botânico, 80210-350 – Curitiba