O brasileiro desenvolve, há anos, uma cultura do chá como bebida popular ao lado do café. Nesse contexto, a empresa paranaense Moncloa resolveu inovar na maneira que se consome chá no país com um ritual contemporâneo e blends especiais. Hoje, tem como grande desafio uma expansão nacional, que leve o cliente a uma experiência imersiva com a bebida e popularize ainda mais o hábito, em um mercado cuja ascensão já arrecada cifras milionárias.
O chá despertou a atenção de quem incentiva o empreendedorismo no Brasil. Com a aposta na sofisticação da bebida com a criação de novos blends e embalagens exclusivas, a Moncloa foi selecionada para a segunda edição do brMalls Partners, o maior programa de aceleração do varejo brasileiro. O projeto é realizado pela maior companhia brasileira de shoppings centers, a brMalls, em parceria com a Endeavor, organização global de incentivo ao empreendedorismo presente em 40 países.
O brMalls Partners chega no momento ideal para a Moncloa: criada há seis anos, a empresa trafega em um momento de crescimento com 17 lojas e uma previsão de faturamento para 2019 na casa dos R$ 18 milhões.
“A Moncloa é um dos exemplos do incrível potencial do Sul do Brasil para o desenvolvimento de negócios em nichos de mercado promissores e nos mais diversos segmentos. São iniciativas como o brMalls Partners que nos fazem olhar para este mercado e buscar contribuir para o seu fortalecimento e crescimento sustentável, proporcionando mais e melhores oportunidades”, afirma Jini Nogueira, Diretora Comercial da brMalls.
De acordo com o levantamento mais recente feito pela Euromonitor, o consumo de chás no Brasil aumentou 30% desde 2012. Nesse ambiente estimulante para o desenvolvimento de novos negócios, a empresa dividirá os seus desafios com os mentores da Endeavor e executivos da brMalls durante sete meses de mentorias do brMalls Partners. Os encontros serão fundamentais para que a marca encontre soluções para acelerar o crescimento sustentável em escala e continuar competitiva em um nicho de mercado promissor.
Com mais de 700 empresas analisadas e 452 inscritas para esta segunda edição, o programa brMalls Partners fomenta o empreendedorismo no varejo no país e identifica os principais problemas enfrentados por cada lojista para ajudar na busca por soluções. Durante sete meses, as empresas vão receber orientação de executivos da brMalls e de mentores padrinhos da Endeavor em encontros coletivos e individuais. O objetivo é acelerar o desenvolvimento, gerar networking e buscar oportunidades que possam ser aplicadas no setor. Os empreendedores ainda poderão fazer parte de uma comunidade exclusiva para compartilhar boas práticas. As mentorias e orientações não demandam investimento pelos participantes.
Na primeira edição do programa, em 2018, as empresas aceleradas registraram um aumento de 33% em faturamento e com geração de emprego. O crescimento médio foi de 14% no número de funcionários.
“Eu acredito que os empreendedores são capazes de transformar o Brasil. Cada um tem o potencial para se desenvolver e, em rede, compartilhar informações, contribuindo para uma economia colaborativa e sustentável”, diz Camila Junqueira, Diretora Geral da Endeavor.
CONHEÇA A MONCLOA
A Moncloa nasceu a oportunidade de atuar em um nicho pouco explorado no mercado brasileiro: o de chás e infusores. Apesar de o país ser o menor consumidor de chás da América Latina, a empresa veio com a proposta de oferecer novos blends de chás comercializados em embalagens sofisticadas e que podem ser vendidos como presentes, associados aos acessórios para o preparo, por exemplo.
OUTRAS EMPRESAS SELECIONADAS PARA O brMalls PARTNERS
Barbearia Corleone (SP); Bio Mundo (BSB); Biscoitê (SP); CEP Varizes (MG); Dengo (SP); Farmácia Roval (PE); GARAGE RIO (RJ); Grupo Curumim (SP); Haight (RJ); Insider Store (SP); Itzza (SP); Mundo do Cabeleireiro (PE); Noha (PE); Pantys (SP).