Início Geral Educação Universidade lança salas adaptáveis para aulas interdisciplinares

Universidade lança salas adaptáveis para aulas interdisciplinares

0

Conceito aberto, integrado e personalizável proporciona maior dinâmica em sala de aula

Com ateliês sem paredes e integração de turmas e disciplinas, a Universidade Positivo, de Curitiba (PR) inovou na forma de ensinar Arquitetura e Urbanismo. Inspirados em modelos já aplicados nos Estados Unidos e na Europa, em que os espaços de criação são diferentes de uma sala de aula convencional, os novos ateliês integrados do curso de graduação são amplos ambientes, divididos por biombos móveis, que permitem a adaptação a diversas atividades práticas e teóricas. Dessa forma, mais de uma disciplina pode ser aplicada de maneira simultânea, possibilitando um ensino itinerante, em que o professor escolhe o espaço da aula e o modifica conforme sua necessidade.

Segundo o coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da Positivo, Rodolfo Sastre, ao contrário do que se imagina, essa integração espacial acabou aumentando a concentração dos estudantes. “Percebemos que os alunos estão mais focados e que, com a mudança, eles entendem que o espaço é pensado para as especificidades da prática de ensino de Arquitetura”, conta. Segundo ele, esse entendimento afetou também a sensação de pertencimento, resultando no fortalecimento da identidade do aluno com a instituição.

Além dos ateliês, a Universidade Positivo também transformou a matriz curricular do curso de Arquitetura, que agora prioriza o ensino por competências, unindo a teoria à prática, de forma interdisciplinar. Essa interdisciplinaridade se materializa também na organização espacial proposta. “Os alunos adoraram a possibilidade de, devido ao espaço aberto e compartilhado, poderem observar aulas dos outros anos e interagir com colegas de outras turmas no momento que as atividades estão sendo executadas”, explica Sastre.

Para os acadêmicos, o novo formato foi um avanço importante. “A possibilidade de mover as ‘paredes’ e recriar os espaços intensifica a dinâmica. A primeira impressão foi de uma evolução significativa para o curso”, conta Mariana Ludwig Klein, aluna do quinto ano de Arquitetura e Urbanismo. Na prática, o modelo trouxe novas experiências para os estudantes. “Inicialmente, tive receio por me distrair facilmente, mas, conforme foram acontecendo as aulas, percebi que os ateliês funcionam melhor quando abertos – tanto para nós, alunos, quanto para os professores”, explica Mariana. 

 

Sobre a Universidade Positivo

A Universidade Positivo concentra, na Educação Superior, a experiência educacional de mais de quatro décadas do Grupo Positivo. A instituição teve origem em 1988 com as Faculdades Positivo, que, dez anos depois, foram transformadas no Centro Universitário Positivo (UnicenP). Em 2008, foi autorizada pelo Ministério da Educação a ser transformada em Universidade. Atualmente, oferece mais de 60 cursos de Graduação presenciais, quatro cursos de Doutorado, sete cursos de Mestrado, mais de 190 programas de Especialização e MBA, sete cursos de idiomas e dezenas de programas de Extensão. A Universidade Positivo conta com três unidades em Curitiba, uma unidade em Londrina (PR), uma unidade em Joinville (SC), além de polos de Educação a Distância (EAD) em mais de 60 cidades espalhadas pelo Brasil. Em 2018, a Universidade Positivo foi classificada entre as 100 instituições mais bem colocadas no ranking mundial de sustentabilidade da UI GreenMetric. 

Artigo anteriorVendas B2B é o tema de meetup em Curitiba
Próximo artigoAmbiente sustentável contrasta o sofisticado com o rústico no restaurante Bobardí
CentralPress
Desde 1998, a Central Press ajuda a construir, ampliar, zelar e valorizar a reputação de empresas de vários portes e setores, com atuação nacional e internacional. É uma agência de comunicação “full service” com sólida experiência, que está em constante evolução. Afinal, é formada por profissionais inquietos e pautados pela criatividade. Dispõe de uma equipe multidisciplinar, com amplo conhecimento de mercado (Business Knowledge) e relacionamento estreito com lideranças e formadores de opinião. É formada por jornalistas, relações públicas, publicitários e especialistas em reputação, marketing, branding e comunicação empresarial. Atualmente, tem operações em Curitiba, Campo Grande, Cuiabá, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, além de escritórios de agências parceiras em Londres, Nova Iorque, Boston e Doha.

Sair da versão mobile