Os anos 1960 foram marcados por acontecimentos dramรกticos e dolorosos, assassinatos, golpes de estado, ditaduras, terrorismo, a escalada da guerra no sudeste asiรกtico, e outros, muitos outros.
E tambรฉm em 1969 a nave Apollo 11 โalunissouโ em nosso satรฉlite natural; uma conquista comparรกvel ร s navegaรงรตes portuguesas de quinhentos anos antes.ย
Nesta dรฉcada houve uma explosรฃo cultural, a chamada contracultura era a sedimentaรงรฃo de muitas vertentes do pรณs-guerra, os beatniks com seu niilismo e desgosto com a โsociedade materialistaโ antecederam os hippies, poetas e escritores levaram o experimentalismo nos temas e na linguagem ao extremo. Mas foi na mรบsica que o movimento atingiu ares de revoluรงรฃo, dignos filhos do jazz, do blues e do folk, o rock e suas variaรงรตes tomaram o mundo; em nosso paรญs tivemos a โJovem Guardaโ e o Tropicalismo.
Os jovens ocupavam espaรงos. Na Franรงa teriam derrubado o governo De Gaulle se nรฃo tivessem sido abandonados pelos comunistas, seus aliados que se assustaram com tanta rebeldia. Nos Estados Unidos, pela primeira vez praticamente uma geraรงรฃo inteira se recusava a ir ร guerra, os filhos dos veteranos da Normandia, de Iwo Jima e da Coreia, nรฃo viam sentido no Vietnรฃ; e muitos se refugiavam em paraรญsos lisรฉrgicos e em empreitadas โespirituaisโ como tentar levitar o Pentรกgono atravรฉs da meditaรงรฃo coletiva. No Brasil uma ditadura se agravava ร medida que a dรฉcada chegava ao fim, estudantes protestavam como podiam e muitos aderiram ร luta armada, sendo dizimados pela repressรฃo.
Os adolescentes se reuniam, o instinto gregรกrio que sempre caracterizou a juventude se manifestava onde quer que houvesse um violรฃo, uma mรบsica, uma ideia. Entรฃo, num misto de idealismo cultural e senso de oportunidade empresarial, quatro jovens americanos decidiram promover um festival de mรบsica e arte.
Foi hรก cinquenta anos, entre os dias 15 e 18 de agosto de 1969, e ocorreria em Woodstock no estado de Nova York, donde o nome que foi imortalizado โFestival de Woodstockโ. No entanto, por excesso de pรบblico, foi transferido para uma fazenda prรณxima na cidade de Bethel, tambรฉm em NY.ย ย ย ย ย ย
O zeitgeist, o espรญrito do tempo era favorรกvel: nunca antes, desde a โconquistaโ do Oeste e a corrida do ouro, a Amรฉrica tinha convivido com tantos โnรดmadesโ, aqueles que em geraรงรตes anteriores estariam comodamente instalados em casa ou em dormitรณrios universitรกrios agora โpegavam a estradaโ, uma peregrinaรงรฃo em busca de paz e amor, e de um sentido para a vida que parecia ter se perdido.ย ย
Os organizadores venderam quase 190 mil ingressos, mas algo como meio milhรฃo de pessoas compareceu, pressionando a entrada e derrubando barreiras, tornando o evento em grande parte gratuito. A mรบsica executada foi quase toda ela de excelente qualidade, com artistas como Janis Joplin, Jimi Hendrix, The Who, Creedence Clearwater Revival, Grateful Dead, Joan Baez, Joe Cocker e outros, dando o tom para o que se faria nas dรฉcadas seguintes.ย
Ali se aprendeu a comer granola, mistura de cereais e sementes que os fazendeiros das imediaรงรตes forneciam gratuitamente aos jovens esfomeados e que nรฃo dispunham de meios e de estrutura para obter alimentos. Exemplo de solidariedade, ditada em parte pela prudรชncia, mas que ficou.ย ย
O que tambรฉm marcou o festival foi a plateia, parte drogada, cabeluda, colorida; toda ela contra a guerra do Vietnรฃ, a mรบsica catalisou a expressรฃo polรญtica e muito pouca violรชncia foi registrada. Paz e Amor foi mais do que discurso.ย
O evento foi transcendido pela prรณpria importรขncia simbรณlica, definindo tempo e sociedades em mutaรงรฃo, mesmo onde pouco se ouvia falar em rock e โmรบsicas de protestoโ eram brutalmente censuradas, a notรญcia se espalhou. Os grandes festivais que vieram a seguir, em toda parte e de todas as vertentes, sรฃo tributรกrios de algum modo a Woodstock.ย ย ย ย ย
Foi hรก cinquenta anos, e os ecos sรฃo ouvidos atรฉ hoje.
Wanda Camargo โ educadora e assessora da presidรชncia do Complexo de Ensino Superior do Brasil โ UniBrasil. ย <wcmc@mps.com.br>