De acordo com pesquisa do IBOPE, cerca de 14% da população brasileira é vegetariana; em Curitiba este percentual sobe para 16%
Vegetarianos e veganos se contam aos milhões. Esse novo público faz com que o mercado de nicho cresça em passos largos e traz novas oportunidades de negócio. De acordo com pesquisa do IBOPE Inteligência, cerca de 14% (30 milhões) da população brasileira se declara vegetariana, ou seja, que não consome carne animal. Nas regiões de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Curitiba, esse percentual sobe para 16%. Há apenas cinco anos, a porcentagem de vegetarianos brasileiros estava em 9%.
Dos 30 milhões de vegetarianos, 7 milhões são veganos, ou seja, que não consomem carne e couro e não utilizam produtos de origem animal. As vendas de comidas veganas cresceram 10 vezes mais do que o mercado total de alimentos em 12 meses (até junho de 2018), em comparação ao mesmo período do ano anterior. Esse aumento também pôde ser percebido em relação aos restaurantes – o número de estabelecimentos veganos e vegetarianos aumentou, com opções inovadoras de cardápios.
No Palladium Shopping Center de Curitiba existem mais de 15 operações na Praça de Gastronomia que oferecem opções para este público. Desde fast foods até pratos feitos, podem ser encontrados preparos veganos e vegetarianos, como pizzas, risotos, saladas, burritos, hambúrgueres e tapioca. O Burger King, por exemplo, rede mundial de fast food presente no shopping, oferece o hambúrguer vegetariano feito de batata e champignon, recheado com shimeji, shitake e queijo.
Para a sócia administradora do Spedini do Palladium Curitiba, Márcia Andréa Nowacki Pupo, a percepção de mudança no comportamento do consumidor aconteceu há mais de um ano. “Há um tempo alteramos a receita do nosso molho funghi, que levava molho madeira e adaptamos para o público vegetariano. Criamos um molho que não é feito com carne e mantivemos o sabor. Já estamos desenvolvendo mais opções para os vegetarianos”, adianta.
Com três operações no Palladium Curitiba, o Grupo Madero oferece opções veganas e vegetarianas nos estabelecimentos Dundee Burger, A Sanduicheria do Junior Durski e Madero Steak House. Nos cardápios podem ser encontrados opções de entradas, como palmito assado, e pratos principais, como salada com creme de palmito, hambúrguer vegetariano e sanduíche de falafel. Uma novidade que estará no próximo cardápio do Madero Steak House é o novo hambúrguer vegano e vegetariano, preparado com uma receita única, que leva feijão rosinha, arroz integral, grão-de-bico, cogumelo-de-paris e proteína de ervilha, além de temperos e especiarias. Ele será servido acompanhado de molho de pimentas verdes e tomate seco.
Sobre o Palladium Shopping Center
Um dos empreendimentos do Grupo Tacla Shopping, o Palladium Curitiba foi inaugurado em 2008 na capital paranaense. Destaca-se pela área construída de 154 mil m² distribuídos em três pisos, sendo o centro de compras com maior mix do sul do país. O shopping possui 350 lojas, entre âncoras e satélites, praça de alimentação com mais de 30 opções de fast-food, Boulevard com 10 restaurantes, além de oito salas multiplex de cinema UCI e sala IMAX – que também faz parte do Grupo Tacla e possui a maior tela do Brasil. Sua estrutura foi planejada para garantir o conforto dos mais de 1,5 milhão de clientes que passam pelo empreendimento todo mês. Mais informações em: https://palladiumcuritiba.com.br
Sobre o Grupo Tacla Shopping
Conglomerado com mais de 70 anos de tradição, experiência no varejo e referência no setor em todo país, o Grupo Tacla possui oito empreendimentos nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo, sendo eles: Catuaí Palladium Foz do Iguaçu (PR), Jockey Plaza Curitiba (PR), Palladium Curitiba (PR), Palladium Ponta Grossa (PR), Ventura Shopping Curitiba (PR), Itajaí Shopping (SC), Porto Belo Outlet Premium (SC) e Shopping Cidade Sorocaba (SP). Outras duas operações estão em fase de construção no Paraná: City Center Outlet, em Campo Largo e Palladium Umuarama. Mais informações em: http://www.taclashopping.com.br