A notícia foi dada na última terça-feira e pegou muita gente de surpresa. No entanto, desde junho já se ouvia um boato sobre o assunto.
A mudança faz parte da estratégia de tornar o Facebook um ambiente mais seguro para os seus usuários, afinal a rede tem sofrido forte pressão de ativistas e reguladores.
Antes eram verificadas as contas de usuários que eram denunciadas como sendo de menores de 13 anos, no entanto agora, os analistas vão fazer o processo de forma mais ativa.
Segundo Ana Lima, Consultora de marketing de influência, as mudanças não são exclusividade do Instagram, recentemente o YouTube anunciou alterações na monetização e na produção de conteúdo infantil. As mudanças visam às crianças e sua privacidade, e começam a valer a partir de janeiro.
Ainda para Ana Lima, um influenciador digital não deve apostar todas as suas fichas em uma determinada rede, o ideal é que ele seja um criador multiplataformas, que crie conexões e gere identificação com sua comunidade. Também monetize muito além de Adsense e publiposts, pense em licenciamento de produtos, em afiliados, em palestras, eventos, livros e criar conteúdo para marcas, para as redes dela. As possibilidades são infinitas.
Já para Kamila Garcia, assessora especialista em criadores mirins, não há motivo para pânico, ela nos dá dicas preciosas para que os influenciadores infantis não percam seu perfil.
Ela começa enfatizando que, a regra é clara, menores de 13 anos não devem ter perfil no Instagram. Portanto, existem algumas atitudes, que podem ajudar a manter os perfis, sem maiores problemas:
– Reforce na Bio que o perfil foi criado, é gerenciado e monitorado pelos pais;
– Coloque uma foto no perfil, onde você esteja com seu filho;
– Faça legendas em terceira pessoa, deixando destacado que é um adulto responsável escrevendo pela criança;
– No Story, segure o telefone para criança, para que todos entendam que ela não está só.
Ninguém vai tirar sua conta, sem antes enviar uma notificação.
Quando um perfil for considerado suspeito de infringir as regras, a conta será suspensa e só será liberada após o usuário fornecer provas, de que tem mais de 13 anos.
Ana Lima – Sócia da empresa Ana Lima Comunicação, formada em comunicação e administração de empresas, com especialização em marketing e marketing de influência. É Assessora de Comunicação, Consultora de marketing de influencia, marketing de conteúdo e Comunicação 360.
<contato@analimacomunicacao.com>