quarta-feira, 22 janeiro 2025
23.1 C
Curitiba

Millennials: Como essa geração escolhe sua instituição financeira

Por Estela Teodoro, Analista de Inteligência Comercial na DB1 Global Software

Millennials: Como essa geração escolhe sua instituição financeira
Estela Teodoro explica que as instituições financeiras precisam se reinventar para conquistar os millennials

Nascidos entre 1979 e 1995, é uma geração que cresceu junto com a Transformação Digital. A geração millennial, também conhecida como geração Y, é a mais desafiadora no mundo dos negócios até agora. Computadores, celulares (posteriormente smartphones) e acesso à internet fizeram parte de suas rotinas desde a infância e garantiram a eles uma nova forma de enxergar as relações, as empresas e o mundo.

Quem são os millennials?

Representando hoje 40% da população mundial, os millennials possuem algumas características que valem a pena ser mencionadas:

  • São desapegados com formalidades;
  • Aventureiros de corpo e alma;
  • Imediatistas;
  • Críticos (e gostam de compartilhar as críticas);
  • E muito exigentes (ser bom já não é satisfatório). 

Como os millennials impactam o mundo dos negócios?

Simples. Mais do que os atrair, agora é preciso encantá-los! Propagandas bonitas e bons preços não são mais suficientes. Eles querem mais. Querem qualidade e experiência excepcionais, e esse encantamento tornou-se indispensável para todos os seguimentos, inclusive no, até então, intocado mundo dos bancos.

Ao contrário de geração anterior, os millennials podem usufruir das riquezas conquistadas por seus pais e familiares, portanto o foco não é o acúmulo de bens. Esses visionários querem liberdade, mas não apenas para se aventurarem em viagens e experiências, eles querem liberdade financeira, querem o dinheiro trabalhando ao seu favor, e principalmente, não querem ter que se esforçar muito para isso. 

Filas em agências bancárias, dinheiro no bolso ou talões de cheques na carteira, e até aquele cafezinho com gerente na agência, não são parte de suas rotinas. Pagar tarifas então, jamais! 

O consumidor millennial e as instituições financeiras

Uma pesquisa da Delloitte mostrou que 57% dos jovens dessa geração trocaria de Instituição Financeira em busca de tecnologias que garantissem maior liberdade. Essa geração, definitivamente, não é apegada a “tempo de conta” e troca de banco como quem troca de celular. Nesse sentido, não é surpresa que em 2018 foram abertas 2,5 milhões de contas bancárias por meio dos smartphones, um aumento de 56% em relação ao ano anterior. E de todas as transações bancárias que ocorreram naquele ano, 40% delas foram feitas por esses aparelhos.

Visando esse público tão conectado e tão digital, as Fintechs surgiram garantindo uma experiência nunca vivida por essa geração: o banco digital. Mudaram definitivamente o setor financeiro, tirando-o da zona de conforto. E se antes o internet banking era sinônimo de digitalização bancária, hoje novos produtos 100% digitais já estão no portfólio das instituições financeiras mais preparadas. 

Como os bancos podem conquistar os millennials?

Não é só de conta digital que vive a geração millennial. Essa geração, como mencionado anteriormente, vive de experiências. Mais do que o produto em si, é preciso que as instituições financeiras os atraiam de forma diferenciada e construam um relacionamento de confiança com esses usuários. A abordagem, o visual, as funcionalidades e a usabilidade do produto devem ser atrativas e inovadoras.

Para as instituições que ainda não aderiram à essa oferta de produtos digitais, a transformação não é apenas de portfólio, é de cultura. Uma verdadeira transformação digital precisar acontecer de dentro para fora, caso o contrário, elas desaparecerão à medida que seu “público fiel” não mais existir.

Sobre a autora

Estela Teodoro é Analista de Inteligência Comercial na DB1 Global Software e seu trabalho é pesquisar mercados promissores aos negócios da empresa e prospectar novos clientes.

Destaque da Semana

Curitiba é a capital com mais edifícios verdes certificados pelo Green Building Council

Nova entrega da GT Building, Temple Batel, está em...

Jovens que fumam “vape” têm pior desempenho em exercícios físicos

Estudo britânico mostra que tanto fumantes de cigarro eletrônico...

Afinal, é possível aumentar a imunidade? 10 mitos e verdades sobre o tema

Apesar das soluções fáceis e “mágicas” para turbinar o...

Ponte de Guaratuba ganha forma com instalação de vigas longarinas

Até o momento, 29 vigas longarinas, que são as...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Popular Categories

Mais artigos do autor