*Por Cracios Consul
Antes de iniciar um negรณcio รฉ necessรกrio avaliar inรบmeros fatores: investimentos em tecnologia, fornecedores, custos operacionais, processos, concorrรชncia, etc.ย Oย modelo de negรณcio escolhido tambรฉm vai influenciar diretamente nos resultados da empresa. No mundo em que vivemos (hiperconectado e recheado de startups), uma sรฉrie de frases feitas transformam a palavra โinovaรงรฃoโ em algo batido.
Nรฃoย adianta apenas colocar mesas de ping-pong e pufes no ambiente de trabalho. ร preciso engajar e envolver os colaboradores em torno de uma nova filosofia verdadeiramente inclusiva
Um dos modelos de negรณcio maisย revolucionรกriosย doย mundo nรฃoย nasceu no Valeย doย Silรญcio e nรฃoย รฉ uma startup. ร algo centenรกrio e que tem na cooperaรงรฃoย entre pessoas seu principal pilar. Estou falandoย doย cooperativismo, que รฉ consagrado e bem estabelecido no Brasil.ย Oย movimento foi a base para os imigrantes que se estabeleceram no paรญs, e hoje gera em torno de 398 mil empregos formais, de acordo com a Organizaรงรฃoย das Cooperativas Brasileiras (Sistema OCB).ย
Mesmo com tantos anos de existรชncia,ย oย cooperativismoย nรฃoย รฉ nem um pouco desatualizado ou ultrapassado. Em 2012, a Organizaรงรฃoย das Naรงรตes Unidas denominou que seriaย oย โAno Internacional das Cooperativasโ,ย oย que sรณ confirma e destacaย oย papelย doย cooperativismoย como agente de desenvolvimento econรดmico e social.ย Oย diferencial รฉ que, com bases fortes,ย oย cooperativismoย se adapta e transforma a realidade no qual estรก inserido.
Agora, um novo modelo de negรณcio dentroย doย cooperativismoย vem trazendo ainda mais forรงa paraย oย setor, que se mantรฉm firme em meio ร s crises.ย ร a intercooperaรงรฃo, uma junรงรฃoย de cooperativas que propรตe uma atuaรงรฃoย conjunta e inovadora. Esse sistema “ganha-ganha” jรก รฉ praticado por marcas conhecidas, como Castrolanda, Capal, Frรญsia, Heranรงa Holandesa e Alegra, que hoje constituem a Unium.ย
Para esse modelo funcionar รฉ necessรกrio que as cooperativas tenham pontos em comum para se unirem e lanรงarem uma marca institucional que as represente, acompanhando todos os produtos em logomarca e agregandoย valorย no varejo. Outros sim, a intercooperaรงรฃoย tambรฉm otimiza processos e reduz custos operacionais, alรฉm de aumentar a forรงa de todos os negรณcios envolvidos e, por conseguinte, dos cooperados.ย
Ou seja, esse modelo nรฃoย sรณ eleva ร maior potรชncia os ideaisย doย cooperativismo, mas tambรฉm possibilita um crescimento econรดmico e estrutural. Comย oย trabalho em conjunto,ย oย movimento ganha mais visibilidade. Alรฉm disso, as cooperativas participantes podem suprir as necessidades uma das outras, como conhecimento em novas รกreas, troca de informaรงรตes sobre marketing, fornecedores de insumos, entre outros.ย
A uniรฃoย de forรงas se torna estratรฉgica, possibilitando a construรงรฃoย de parcerias, a conquista de novos mercados, oferecimento de serviรงos complementares e maior geraรงรฃoย de empregos na รกrea de atuaรงรฃo. Principalmente, a intercooperaรงรฃoย abre as portas para a agregaรงรฃoย deย valorย reputacional das cooperativas como conjunto.ย
A intercooperaรงรฃoย tem muitoย doย que se fala no mundo das startups, como economia criativa,ย peer to peer, geraรงรฃoย deย valorย e inovaรงรฃo. Uma mostra queย oย cooperativismoย continua vivo, moderno e necessรกrio.ย
*Cracios Consul รฉย gerente de marketing da Unium.