Em favor da ESCOLA!

O homeschooling estรก entre as prioridades do atual governo e deve ser votado, ainda neste ano, se ganha ou nรฃo a categoria de modalidade de ensino no Brasil. Esse modelo confere a permissรฃo aos responsรกveis de nรฃo matricular seus filhos em escolas pรบblicas ou particulares e assumir a responsabilidade por orientar os estudos em casa. Mesmo sem uma lei que o regulamente, estimam-se cerca de 15 mil estudantes cujas famรญlias optaram pelo ensino domiciliar, sob o argumento de que os filhos estariam mais seguros em casa, dos pontos de vista fรญsico e psicolรณgico. Essas famรญlias questionam a qualidade do trabalho em sala de aula e respaldam a sua decisรฃo em convicรงรตes ideolรณgicas e religiosas. A pergunta que fica รฉ: atรฉ quando esses estudantes terรฃo que ficar โ€œprotegidosโ€ em casa?

O trabalho da escola รฉ construรญdo na premissa de que somos seres sociais por natureza e, como tal, precisamos conviver com gente, de preferรชncia, bem diferente da gente. Essa diversidade โ€“ alรฉm de representar um fato: somos รบnicos โ€“ รฉ tambรฉm a maior riqueza de uma naรงรฃo civilizada, pois ajuda a compreender e respeitar as diferenรงas, como caracterรญsticas do ser humano. Se somos seres plurais, como exercitar a cidadania sem privilegiar o espaรงo coletivo da escola? Isso nรฃo significa que a escola nรฃo precise melhorar. Mas daรญ a nรฃo reconhecer o valor social da escola รฉ, no mรญnimo, desumano โ€“ para nรฃo dizer injusto โ€“ com as novas geraรงรตes.

Se lanรงarmos um olhar para o mundo do trabalho, teremos ainda mais elementos para defender a escola. Afinal, para operar dignamente na vida profissional contemporรขnea, sรฃo necessรกrias muitas habilidades para alรฉm das cognitivas. Hoje, รฉ consenso que a maior parte das demissรตes acontecem por falta de capacidade empรกtica, de cooperaรงรฃo e de cocriaรงรฃo. Nรฃo nascemos sabendo operar dessa forma, precisamos aprender. E รฉ para isso que os espaรงos de convivรชncia em grupo e a pluralidade de experiรชncias cognitivas, sociais, culturais e afetivas โ€“ que a escola proporciona โ€“ sรฃo ricas oportunidades para administrar alegrias e frustraรงรตes entre pares e professores e avanรงar no processo de humanizaรงรฃo.

Se parรกssemos por aqui jรก terรญamos argumentos suficientes. Porรฉm, alรฉm de tudo isso, a escola รฉ um dos mais importantes canais de denรบncias, nos conselhos tutelares, de abusos por pais, mรฃes e responsรกveis contra a crianรงa e o adolescente. Sรฃo crimes que podem acabar ficando velados no espaรงo da famรญlia, visto que o Ministรฉrio da Educaรงรฃo e suas secretarias jรก encontram dificuldade de fiscalizar adequadamente o funcionamento das escolas โ€“ imagine, entรฃo, assumir a fiscalizaรงรฃo em domicรญlios, aprovar e avaliar planos pedagรณgicos individuais.ย 

Quando de maneira rasa e simplista se propรตe comparaรงรฃo com paรญses que implantam a polรญtica de homeschooling, รฉ necessรกrio considerar o valor que a educaรงรฃo formal representa para essas famรญlias, as quais, em sua maioria, investem recurso muito superior ao que investiria se seu filho estivesse em uma escola convencional. Cada vez que ampliamos o escopo de uma polรญtica pรบblica e permitimos a escolha, antes รฉ necessรกrio avaliar o discernimento de quem pode escolher, entendendo que a alienaรงรฃo da sociabilidade compromete inexoravelmente o processo civilizatรณrio.ย 

 

*Acedriana Vicente Vogel รฉ diretora pedagรณgica do Sistema Positivo de Ensino.

Destaque da Semana

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Mais artigos do autor