Rio de Janeiro: o prefeito manda recolher revistas na Bienal do Livro por โconteรบdo ofensivoโ.
Porto Alegre: a presidente da Cรขmara Municipal censura uma exposiรงรฃo de cartuns polรญticos.
Salvador: um vereador tenta proibir a tradicional realizaรงรฃo de desfile de carnaval na manhรฃ da quarta-feira de cinzas, por โofender a religiรฃoโ.
Algum lugar: um vereador licenciado do Rio de Janeiro publica post contra a democracia, e diz que foi mal interpretado pela โmรญdia canalhaโ.
Nenhuma dessas medidas teria possibilidade de prosperar por ofenderem o bom senso e afrontarem a Constituiรงรฃo. Seriam seus autores insanos? Talvez, mas hรก mรฉtodo na sua loucura, nenhum deles รฉ ingรชnuo porรฉm grande parte de seus eleitores e seguidores รฉ. Divulgar sandices como a planura da Terra, atribuir a autoria das letras dos Beatles ao filรณsofo Theodor Adorno (que nunca praticou astrologia, a propรณsito), elogiar ditadores, ditaduras e torturadores, tentar impor uma visรฃo obscurantista do mundo; tudo isso impressiona os incautos e rende votos e โlikesโ.
โO fascismo รฉ fascinante, deixa a gente ignorante fascinadaโ (Engenheiros do Hawaii).
Os novos candidatos a Savonarola, alรฉm de geralmente serem tambรฉm candidatos a outras coisas, dizem-se guardiรฃes da moral e dos bons costumes, como se estas prรกticas necessitassem de paladinos quando sinceras; geralmente nรฃo sรฃo. Imoral รฉ a existรชncia de crianรงas passando fome, dormindo na rua, sendo exploradas sexualmente; imoral รฉ que os assassinos de Marielle Franco e Anderson Gomes, e muitos outros, permaneรงam impunes; mau costume รฉ roubar dinheiro pรบblico; mau costume รฉ a prรกtica de nepotismo; mau costume รฉ destruir o meio ambiente e o futuro do paรญs; mau costume รฉ explorar a boa-fรฉ do prรณximo.
O mais chocante nos fundamentalismos รฉ a sua essรชncia mais profunda, a crenรงa de que nรฃo basta a liberdade de crer no que se queira e praticar os atos que desejar, desde que dentro da lei. O fundamentalista apenas se sentirรก seguro em sua doutrina religiosa ou polรญtica se conseguir impรด-la, pela violรชncia se necessรกrio, a todos os demais. ร muito diferente do prosรฉlito que abre mรฃo de seu descanso nos finais de semana para tentar convencer, pacificamente, seus vizinhos da verdade em que acredita, embora muitas vezes os vizinhos nรฃo o acolham exatamente com paciรชncia.ย
Uma batalha enfim vencida pela sociedade foi a aprovaรงรฃo da Lei que instituiu o divรณrcio no Brasil, em 1977. Durante as escaramuรงas que a antecederam, grupos conservadores bradaram aos Cรฉus e ร Terra que o paรญs inteiro mergulharia no inferno e na licenciosidade se adotasse uma legislaรงรฃo praticada na maior parte do mundo, e que tratava de uma questรฃo de foro รญntimo das pessoas. De nada adiantava o argumento de que o divรณrcio seria apenas permitido, nรฃo obrigatรณrio, o importante parecia ser o ato de controlar a vida familiar dos outros; e sรฃo as mesmas pessoas que hoje preferem ignorar feminicรญdios e outras agressรตes em famรญlia, dizendo cinicamente que โem briga de marido e mulher ninguรฉm pรตe a colherโ.ย
O mesmo ocorre com diversas outras questรตes ainda controversas, liberaรงรฃo da maconha para fins medicinais, permissรฃo de aborto em determinadas situaรงรตes, casamento entre pessoas de mesmo sexo; evidentemente nรฃo ocorre a nenhum dos defensores dessas medidas obrigar sua prรกtica a quem nรฃo o deseje, mas a tentaรงรฃo de controlar a vida das pessoas รฉ muito forte.ย ย ย
No momento em que a cultura e a educaรงรฃo parecem ofender a muitos, em que se tenta cingir a educaรงรฃo a um gueto de onde โnรฃo incomode a ignorรขnciaโ, precisamos ter o mรกximo empenho para preservar estes valores, nรฃo apenas no interesse de quem os reconhece, mas tambรฉm pelo bem e independรชncia presente e futura de todo o nosso paรญs.ย
Wanda Camargo โ educadora e assessora da presidรชncia do Complexo de Ensino Superior do Brasil โ UniBrasil.ย
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