Para aumentar a competitividade das empresas da região, WTC lança Grupo de Tributos e Desburocratização em Santa Catarina

Grupo já consolidado no World Trade Center Curitiba lidera discussões sobre como aumentar a performance empresarial por meio da otimização, planejamento tributário e redução do custo Brasil

Para aumentar a competitividade das empresas da região, WTC lança Grupo de Tributos e Desburocratização em Santa Catarina
Reunião do Grupo de Tributos e Desburocratização em Curitiba. Foto: Divulgação

Otimizar a gestão e o planejamento tributário, reduzir custos e buscar uma maior competitividade no ambiente empresarial no Sul do Brasil. Esses são os principais objetivos do Grupo de Tributos e Desburocratização (GTD), que reúne periodicamente em Curitiba heads da área tributária de diferentes setores, representando as maiores empresas e segmentos presentes no Sul do país. Criado e dirigido pelo World Trade Center Curitiba, o GTD agora se expande para Santa Catarina: no dia 30 de outubro o grupo será lançado em Joinville, fomentando a discussão e gerando valor para os empresários do estado.

Uma das intenções do GTD, criado em novembro do ano passado na capital paranaense, é elaborar e apresentar propostas coletivas, de interesse do grupo, aos entes políticos cabíveis das esferas municipal, estadual e/ou federal, a fim de diminuir a burocracia e custos, simplificar a tributação e estimular o crescimento econômico do país. “Por conta da complexidade e alta carga tributária, as empresas brasileiras não são competitivas no âmbito global. O alto nível de discussão deste grupo tem ajudado nossos associados a melhorar essa realidade”, afirma Josias Cordeiro da Silva, CEO e presidente regional do WTC em Curitiba, Joinville e Porto Alegre.

“Além de trazermos os maiores especialistas para apresentar assuntos relevantes e pertinentes, as empresas compartilham seus cases, obtendo insights muito valiosos dos demais membros do grupo, gerando uma discussão profunda sobre cada tema”, relata Josias Cordeiro.

Augusto Flores, vice-presidente tributário da Volvo para América Latina e atual presidente do GTD Curitiba, destaca que os encontros são importantes para o compartilhamento de boas práticas, cases, análise de riscos e dificuldades tributárias, alterações legislativas pertinentes e oportunidades de melhorias. “A área tributária é uma área de suporte ao negócio. É superimportante que a gente saiba que está fazendo as coisas certas sem perder competitividade, a fim de podermos capturar oportunidades de uma forma séria, técnica e sempre com embasamentos legais”, diz Flores.

O anseio por um grupo forte de discussão tributária já era antigo entre algumas das empresas participantes, como conta Diogo do Valle, diretor tributário da Philip Morris no Brasil. “O WTC Curitiba conseguiu trazer de uma maneira mais formal esse processo. A gente tem a oportunidade de se reunir com os heads tributários de várias grandes empresas aqui da região. Temos vários temas hoje em discussão, tanto na questão de preparação dos nossos times, até como vão ser os novos perfis dos nossos profissionais, com a robotização e digitalização dos processos.”

Helio Livio Tomaselli, head de finanças da Amann Girrbach Brasil, destaca o alto nível da discussão e do desenvolvimento do grupo. “Nas reuniões do GTD temos profissionais de extrema experiência na área tributária e correlatas. Além de igualmente ter o prazer de dividir meu conhecimento, tenho crescido muito como profissional, usufruindo da qualidade dos debates e das apresentações, assim como da formação de um excelente networking”, conta .

Sobre o World Trade Center

O World Trade Center foi fundado em Nova Iorque na década de 1960 pela família Rockefeller, visando a aumentar o comércio e os investimentos internacionais de empresas associadas. Hoje é o maior clube de negócios do mundo e uma das mais importantes associações de executivos e empresários, com cerca de 15 mil profissionais atuando em 326 unidades em 89 países. O WTC também desenvolve projetos imobiliários, com mais de 190 empreendimentos icônicos no mundo. Sua missão é ajudar a sua rede a aumentar a competitividade e fazer mais negócios locais e internacionais. No Sul do Brasil, o World Trade Center está presente nas cidades de Curitiba, Joinville e Porto Alegre, sob administração do mesmo grupo empresarial.