O estudo โAcidentes rodoviรกrios e a infraestruturaโ, da CNT (Confederaรงรฃo Nacional do Transporte), confirma a importรขncia do controle de velocidade para a seguranรงa no trรขnsito. Na anรกlise,ย entre 2014 e 2015, o nรบmero de รณbitos nas rodovias federais policiadas e monitoradas caiu de 8.234 para 6.865. A conclusรฃo รฉ que um dos motivos para essa reduรงรฃo foi a aplicaรงรฃo de puniรงรตes mais duras aos motoristas infratores โ algumas multas foram reajustadas em atรฉ 900% no perรญodo. A combinaรงรฃo entre mais equipamentos eletrรดnicos de monitoramento e multas pesadas teria inibido os maus condutores.
Segundo a pesquisa, os acidentes podem ocorrer por diversos fatores, mas os boletins de ocorrรชncia registram, em sua maioria, o comportamento do condutor como principal motivo, entre eles, o excesso de velocidade. Para o sociรณlogo e especialista em educaรงรฃo e seguranรงa no trรขnsito, Eduardo Biavati, โa velocidade รฉ um assunto tabu, que ainda nรฃo conseguimos encararโ, aponta. โA fatalidade chega a ser previsรญvel em nosso paรญs. ร uma tragรฉdia que se repete com regularidadeโ, detalha. Para ele, a educaรงรฃo no trรขnsito precisa ser complementada com polรญticas pรบblicas de vigilรขncia e puniรงรฃo. โTem de haver a percepรงรฃo de que a fiscalizaรงรฃo estรก em todo lugar. Daรญ o sujeito nรฃo se arrisca a ser pegoโ, enfatiza.
A experiรชncia internacional para conter o excesso de velocidade
Biavati conta dois exemplos de sucesso na diminuiรงรฃo das taxas de violรชncia no trรขnsito: o da Franรงa e da Espanha; ambos tinham รญndices muito prรณximos aos do Brasil. โA Franรงa mudou a legislaรงรฃo em dois pontos que nรณs poderรญamos aplicar desde jรก. Primeiro: passaram a medir a mรฉdia da velocidade entre dois radares. Nรฃo adianta frear sรณ na hora que passar por um equipamento. Segundo: instalaram uma malha de mais de 5 mil radares nas rodovias. Aรญ, quando a pessoa chega a um pedรกgio, a multa tem de ser paga na hora, senรฃo nรฃo segue viagem. Resultado: em dois anos, reduziram pela metade o nรบmero de mortosโ, conta. Jรก os espanhรณis investiram em uma estratรฉgia de longo prazo, baseada em educaรงรฃo, fiscalizaรงรฃo e legislaรงรฃo. Ao cabo de 12 anos, a contar de 2000, conseguiram reduzir em 70% a mortalidade nas estradas.
Para o especialista, a fiscalizaรงรฃo intensa inibe, principalmente, o abuso de รกlcool e o excesso de velocidade. โO Brasil sรณ vai sair da produรงรฃo horrรญvel, desumana, de violรชncia sistรชmica no trรขnsito quando controlar a velocidade nas vias. E sรณ hรก uma maneira de fazer isso: com tecnologia. Sem radar, a gente vai continuar a enxugar geloโ, garante.
Luiz Gustavo Campos, diretor e especialista em trรขnsito da Perkons, diz que promover um trรขnsito seguro รฉ papel de todos. โTodo cidadรฃo tem papel fundamental na reduรงรฃo de acidentes no trรขnsito, seja ele condutor, pedestre, ciclista ou passageiro, pois atitudes individuais impactam no coletivo. ร imprescindรญvel seguir as normas de seguranรงa e apoiar as soluรงรตes de diminuiรงรฃo da velocidade, pois isso ajuda a salvar vidasโ.
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