Sala de Aula: PRESENTE?

Alรฉm dos altos รญndices de evasรฃo escolar no Ensino Mรฉdio brasileiro, hรก um outro fator a ser analisado que nem sempre aparece nas pesquisas, o nรบmero de alunos que estรฃo somente fisicamente presentes em sala de aula, โ€˜cumprindo tabelaโ€™. Nรฃo รฉ sem razรฃo que professores, pais e alunos desejam uma remodelaรงรฃo no trabalho escolar na รบltima etapa da educaรงรฃo bรกsica no paรญs.

Recentemente, a Talis (Teaching and Learning Internacional Survey โ€“ Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem, realizada pela OCDE a cada cinco anos) revelou pontos de atenรงรฃo a respeito da aprendizagem e das condiรงรตes de trabalho de professores e gestores de escolas em 48 paรญses, entre eles o Brasil. Conforme os resultados da pesquisa, hรก uma forte relaรงรฃo entre o clima escolar e a qualidade da aprendizagem, e apontam-se as seguintes evidรชncias no que se refere ao Brasil:ย 

  1. O dobro de frequรชncia na constataรงรฃo de incidรชncia de intimidaรงรตes, bullying e ofensas verbais entre estudantes. Apesar de este tema ser amplamente discutido, ainda รฉ preciso que todos no ambiente escolar entendam que o bullying nรฃo รฉ aceitรกvel e quando de fato for enfrentado, teremos condiรงรตes de combatรช-lo. Quando um aluno nรฃo se sente confortรกvel e seguro na sua escola, com certeza nรฃo hรก condiรงรตes de aprendizado.ย 
  2. Hรก 34% a mais de relatos de professores em nosso paรญs indicando a necessidade de acalmar os estudantes antes de iniciar as aulas, reduzindo ainda mais o tempo de trabalho pedagรณgico.ย 
  3. As metodologias ativas sรฃo menos usadas do que na mรฉdia dos outros paรญses, mesmo com 80% dos professores brasileiros estarem abertos a adotar prรกticas inovadoras.ย 
  4. 60% dos diretores brasileiros informaram que a qualidade da educaรงรฃo em suas escolas รฉ prejudicada pela falta de professores qualificados, o dobro dos demais paรญses pesquisados.

ร‰ notรณrio que jรก avanรงamos pela forรงa da lei com a inclusรฃo de 1.200 horas para os itinerรกrios formativos como um espaรงo de protagonismo para o estudante no Ensino Mรฉdio. Por outro lado, realizar esse plano serรก um grande desafio. Em diversas partes do mundo, oficinas de marcenaria, costura, gastronomia, mecรขnica e mรบsica dividem espaรงo na matriz com os componentes curriculares clรกssicos. Isso porque, para promover o engajamento e garantir aprendizagens que sustentam e ancoram o desenvolvimento cognitivo, essas oficinas sรฃo estratรฉgicas. E, mais, oportunizam interaรงรตes que qualificam a comunicaรงรฃo e desenvolvem a empatia, competรชncias necessรกrias para dar respostas criativas aos problemas complexos que ainda nรฃo conhecemos, que emanam de uma sociedade em profunda mudanรงa, cuja arquitetura do mundo do trabalho ainda estรก sendo desenhada. Muito pouco sabemos do que serรก exigido para operar nesse mundo que ainda desponta no horizonte, salvo o que chamamos de qualidades humanas โ€“ ainda escassa. Mas se conseguirmos tirar do papel o trabalho com as dez competรชncias gerais da BNCC, jรก avanรงaremos a uma ressignificaรงรฃo da escola de educaรงรฃo bรกsica no Brasil, construindo sentido para a sua existรชncia. ร‰ uma chance ouvirmos nas chamadas diรกrias, da boca e do coraรงรฃo de cada estudante, PRESENTE!

 

*Acedriana Vicente Vogel รฉ diretora pedagรณgica do Sistema Positivo de Ensino.

 

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