As duas startups aceleradas pelo Evoa já estão na última fase da iniciativa do Sebrae, que iniciou com mais de 800 startups participantes
O Capital Empreendedor é uma iniciativa do Sebrae, (O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), que tem o objetivo de preparar empreendedores de pequenos negócios inovadores para o processo de negociação com investidores, por meio de workshops e mentorias que os habilitarão a entender a lógica e os processos do mercado de investimentos de risco.
Neste ano, mais 800 startups foram inscritas no programa e entre as empresas que chegaram à reta final do programa do Sebrae, estão a W3LCOME, totem de autoatendimento para recepções de grandes empresas e prédios, que hoje atende clientes como SBT, DIAGEO e DHL. E a Valuu, plataforma de benefícios whitelabe. Seus principais clientes são Sicredi, Unicesumar, Sicoob, Unimed, OAB.
Ambas as startups foram aceleradas pela Evoa, a primeira aceleradora sem fins lucrativos do país, que tem como missão fornecer preparação, apoio e desenvolvimento de empresas com potencial de crescimento exponencial.
A iniciativa possui cinco fases: chamada de “Sensibilização”, a primeira fase teve como público-alvo o ecossistema de inovação local, pequenos negócios inovadores dos estados e startups atendidas em programas do Sebrae. Já a segunda etapa foi a “Semana do Capital Empreendedor”, uma capacitação com duração de três dias, na qual analistas e gestores do Sebrae receberam orientação sobre temas relativos ao capital de risco e se aproximam do ecossistema de investimentos. Na fase três foi realizado o “Workshop de Empreendedores”, no qual os empreendedores classificados para o projeto conheceram os principais mecanismos de funcionamento e critérios de decisão de um investidor de risco.
A penúltima fase do projeto foi a mentoria, dividida em duas vertentes: de negócios, que consiste no acompanhamento dos empreendedores no desenvolvimento de ferramentas e métricas essências para o amadurecimento de seus empreendimentos, e comportamental, que tem por objetivo transformar o mindset dos empreendedores, abordando três pilares, sendo eles relacionamento, liderança e capacidade de execução.
Em cada uma das etapas eram realizadas eliminações por análise de resultados. De modo que, de 800 startups iniciais, apenas 30 chegaram à quinta fase.
A quinta e última fase é o Circuito de Investimento, com uma agenda de dois dias. No primeiro dia, todos os empreendedores classificados na mentoria e os gestores que conduziram o projeto nos estados participam de uma visita ao ecossistema de Inovação em São Paulo. No segundo dia é realizado o encontro com investidores convidados. Este é um momento de networking com o propósito de aproximar empreendedores e investidores e a geração de negócios entre as startups.