Falando para as paredes

Imaginem a cena: um professor que repete, repete, repete, sempre da mesma forma, um mesmo conteรบdo, em diversas classes, imaginando ter feito a parte que lhe cabe como docente. E um aluno que, por sua vez, lhe diz โ€œeu nรฃo entendi!โ€. Vejam que, o โ€œeu nรฃo entendiโ€, nรฃo necessariamente tem alguma relaรงรฃo com โ€œeu nรฃo ouviโ€ (o que foi inรบmeras vezes dito). O professor, com boa vontade, repete novamente o mesmo conteรบdo e, exausto, busca justificar o โ€œeu nรฃo entendiโ€, sob alguns prismas:

  • โ€œSรณ pode ser uma afronta desse menino!โ€ – trata-se de um problema de comportamento para ser resolvido pelas autoridades escolares (orientaรงรฃo, supervisรฃo, direรงรฃo), esperando as devidas providรชncias disciplinares.
  • โ€œEsse menino precisa de tratamento!โ€ – aceitando que se trata de um dรฉficit cognitivo, provavelmente proveniente de um mau trabalho nas sรฉries anteriores – e encaminha para profissionais extra-escolares (psicรณlogos, psicopedagogos, mรฉdicos,…).
  • โ€œEsse menino precisa de ajuda!โ€ – entendendo a situaรงรฃo como um problema de ajustamento e que cabe uma investigaรงรฃo familiar para compreender a sua incapacidade para aprender algo tรฃo bem explicado.
  • Ou ainda, pode esperar atรฉ o final do ano para dar um veredicto, dizendo que โ€œserรก melhor para ele repetir novamente a sรฉrieโ€ e, quem sabe, โ€œprocurar uma outra escola em que ele se adapte melhorโ€.

Essa histรณria foi descrita pelo prof. Jรบlio Groppa Aquino e, sem dรบvida, รฉ muito familiar para todos os que trabalham em um ambiente escolar. Afinal, seja qual for o seu desfecho, hรก uma โ€œsensaรงรฃo de um dever cumpridoโ€. E a pergunta que fica รฉ: que parte cabe ao professor nesse contexto? Se o aluno aprende, รฉ porque o professor ensina. Se nรฃo aprende, รฉ porque apresenta algum tipo de problema?ย 

Quando afirmamos que o ofรญcio docente รฉ uma arte capaz de reunir vรกrias ciรชncias, envolve a necessidade premente de conhecer a fundo como o aluno aprende e, portanto, quais as formas de intervenรงรฃo pedagรณgica que devem ser articuladas. Hรก professores que se vรชem como apresentadores de conteรบdo, quase um telejornal presencial, esquecendo-se que existe uma diferenรงa abissal entre a funรงรฃo da mรญdia e a da escola. A mรญdia trabalha com a difusรฃo da informaรงรฃo e entretenimento, enquanto a escola desenvolve um trabalho intenso e complexo com o conhecimento, porรฉm, nรฃo menos prazeroso.

O professor nรฃo รฉ um difusor de informaรงรตes, nem um animador de platรฉia, da mesma forma que o aluno nรฃo รฉ um espectador ouvinte, nem um consumidor de notรญcias. Despertar o desejo por conhecer mais e melhor o mundo que nos cerca รฉ o foco do trabalho docente, nosso maior valor. Quando o conhecimento nรฃo รฉ compreendido como um valor, corremos o risco de produzir consumidores de informaรงรตes esvaziadas de contexto e de pertinรชncia. Logo, se essa informaรงรฃo nรฃo ampliar, aperfeiรงoando aquilo que jรก conhecemos, nos fazendo melhores, faltou-lhe a dimensรฃo pedagรณgica.

Nessa perspectiva, nรฃo internalizamos informaรงรตes da forma como ela se apresenta, mas as ancoramos em conhecimentos anteriores e paralelos, de modo a ressignificรก-las, de maneira รบnica e intransferรญvel. Ancorar รฉ encontrar o โ€œfio da meadaโ€ para tecer, num processo interno e pessoal, as tramas do que pretendemos conhecer – e รฉ por meio do conjunto do que conhecemos que o mundo nos รฉ mais inteligรญvel. Esse processo evidencia-se na construรงรฃo etimolรณgica da palavra complexidade, que encontra a sua origem em complexus, ou seja, aquilo que รฉ tecido junto. Por esse motivo รฉ que entendemos que a complexidade do trabalho do professor estรก nas possibilidades de ampliaรงรฃo, em cada aluno, nas formas de ver e produzir o mundo e nรฃo na imposiรงรฃo da sua lรณgica exposta por meio de um โ€œdiรกlogo com as paredesโ€.

 

* Acedriana Vicente Vogel รฉ diretora pedagรณgica do Sistema Positivo de Ensino.

Destaque da Semana

Hostinger alerta sobre golpes na Black Friday e dรก dicas para compras seguras online

Nos รบltimos doze meses, mais de 40 milhรตes de...

Midialand expande deu portfรณlio de painรฉis digitais em Curitiba

Agora a empresa conta com 30 painรฉis, entre relรณgios...

Mulheres e pessoas abaixo de 60 anos vivem menos apรณs infarto, mostra estudo

Resultados mostram que esses grupos tรชm um risco relativo...

Feriadรฃo Nacional: programaรงรฃo especial no bar que homenageia o Brasil

O feriadรฃo da Proclamaรงรฃo da Repรบblica serรก comemorado com...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Mais artigos do autor