A Oi lançou nesta quarta-feira (4/12) novo posicionamento para o mercado corporativo, a Oi Soluções, que consolida a companhia como provedora e integradora de soluções digitais. A iniciativa faz parte do plano de transformação da Oi anunciado recentemente ao mercado, no qual o segmento B2B é um dos pilares estratégicos. A mudança contida no plano prevê investimentos para massificação e liderança da companhia em infraestrutura de fibra ótica no país, com crescimento agressivo em soluções de Telecom e TI para o mercado corporativo e manutenção do alto nível de performance neste segmento, entre outras iniciativas nas demais frentes de negócio. A partir do plano, a Oi antecipou o Capex para o avanço da implantação da fibra este ano e prevê a manutenção dos níveis de investimentos previstos para 2020, que deverão ser da ordem de R$ 7 bilhões.
Oi tem ampliado sua atuação no segmento corporativo com portfólio robusto de serviços em TI, o que já permitiu à companhia registrar crescimento de 29% em receita nesse setor de janeiro a outubro de 2019 em relação ao mesmo período do ano anterior. A Oi Soluções chega para fazer frente aos desafios tecnológicos dos clientes corporativos que, com o avanço da transformação digital, demandam cada vez mais consultoria e soluções customizadas. Com presença nacional e atuação de forma regionalizada para atender as demandas específicas de cada mercado, a Oi Soluções está presente nas maiores empresas públicas e privadas do país. São mais de 1.500 executivos para atender exclusivamente o segmento corporativo, sendo a carteira de clientes composta por 57 mil empresas dos mais variados setores. A unidade de negócio vem aumentando o crescimento da sua receita de TI nos últimos três anos em 32%.
A estratégia da Oi com o novo posicionamento é transformar e alavancar os negócios dos clientes corporativos, contribuindo de forma consultiva na geração de novas receitas e/ou redução de custos com a oferta de soluções de TICs customizadas. O diferencial competitivo da companhia é prover soluções digitais integradas que se baseiam na robustez e abrangência da infraestrutura da Oi, com mais de 376 mil quilômetros de fibra ótica e uma capilaridade de mais de 36 mil técnicos de campo.
A Oi Soluções tem portfólio completo e integrado de Segurança, IoT, Big Data & Analytics, Cloud & Data Center e Serviços Gerenciados, além da conectividade de dados e voz. Para complementar o portfólio, a Oi tem uma equipe profissional especializada para a execução de serviços consultivos, desenvolvimento de projetos customizados e operação – profissionais de rede, segurança e TI que podem atuar para garantir o funcionamento de cada serviço de TIC do cliente.
“A Oi Soluções nasce com o objetivo de impulsionar a transformação digital das empresas por meio de nossas soluções de Telecom e TI, promovendo impacto positivo na sociedade e gerando valor sustentável para a Oi. E conta com uma equipe de inovação para desenvolvimento de produtos e serviços, com startups aceleradas pelo Oito, hub de empreendedorismo da Oi, com o Oi Labs, showroom de co-criação com clientes, e com um robusto ecossistema de parceiros estratégicos”, afirma Adriana Viali, head da Oi Soluções (foto).
Como marco de estreia da Oi Soluções, a companhia lança na CCXP19 (www.ccxp.com.br), o maior festival de cultura pop do mundo, que acontece de 5 a 8 de dezembro no São Paulo Expo, o Gestão Digital 360°, a sua solução de gerenciamento integrado de Conectividade, TI e Segurança.
Oi Soluções estreia Gestão Digital 360° na CCXP19
A Oi Soluções lança na CCXP19 (www.ccxp.com.br), o maior festival de cultura pop do mundo, que acontece de 5 a 8 de dezembro no São Paulo Expo, o Gestão Digital 360°, a sua solução de gerenciamento integrado de Conectividade, TI e Segurança. Por meio de um portal único, o Gestão Digital 360° gerencia todos os serviços e produtos de TICs contratados pelo festival, através de equipes multidisciplinares, garantindo deste modo maior eficiência operacional. Unidade de negócio B2B, a Oi Soluções consolida a companhia como provedora e integradora de soluções digitais.
O Gestão Digital 360° é composto por 4 módulos de gestão: Conectividade, Segurança, TI e Negócios, gerenciando ativos fornecidos pela própria Oi ou por outros provedores do mercado, de forma agnóstica, para garantir a maior disponibilidade dos serviços e proporcionar a melhor experiência para os usuários. O Gestão Digital 360° consiste de 3 camadas modulares de serviço: infraestrutura, porta de gerência integrada e serviços profissionais de mão de obra especializada.
“O Gestão Digital 360º nasceu dentro da própria Oi com o objetivo de atender uma demanda interna de melhor gestão de uma complexa arquitetura de TI. Através de uma gestão integrada da conectividade, segurança e infraestrutura de TI, obtivemos como resultado o aumento da disponibilidade dos sistemas de TI de 99,5% em 2017 para 99,92% em 2019, o que provocou uma verdadeira transformação em como gerimos nossos negócios. E agora estamos lançando essa solução para o mercado, com uma demonstração na CCXP19 para que os clientes possam visualizar a solução em funcionamento em um caso real”, diz Rodrigo Shimizu, diretor de Marketing da Oi Soluções.
Oi provê infraestrutura de telecom e soluções de TI na CCXP19
A Oi é a fornecedora da CCXP19 sendo responsável por toda a infraestrutura de telecomunicações da área proprietária do festival – são 60 quilômetros de cabos de fibra ótica com redundância, garantindo a melhor experiência em conectividade às 280 mil pessoas que circularão por ali durante os quatro dias de festival. A Oi estará presente também com o 5G, quinta geração da conexão móvel, ainda não disponível comercialmente no Brasil. A nova tecnologia móvel será usada em ativações da Oi no evento e pela equipe de conteúdo da CCXP19, que fará cobertura em suas redes sociais com aparelhos conectados pelo 5G. Já a cobertura do Oi WiFi se estende por 115 mil m² do festival, que terá sinal aberto gratuito para o todo público. Ao todo, são mais de 375 equipamentos conectados pela Oi.
Além do Gestão Digital 360º, a Oi levará para a CCXP19 soluções de TI que garantirão uma melhor experiência para os visitantes do festival, assim como uma melhor eficiência operacional para a Omelete Company. São elas:
– Segurança: tecnologias de proteções como Anti-DDoS, DNS Security e Managed Security Services (MSS).
– Videomonitoramento com Analytics: solução de videomonitoramento com analytics, através da tecnologia de reconhecimento facial, garantirá a identificação e presença de somente pessoas autorizadas nas áreas restritas de operação da Oi e da organização do festival;
– Edge computing: solução de cloud que permite o uso da arquitetura conhecida como edge computing e que será aplicada nos servidores do festival, oferecendo alta performance em aplicações que exigem alta capacidade de processamento e em tempo real;
– IoT (Internet of Things): aplicações de IoT farão o monitoramento da temperatura e ruído no pavilhão, do volume de pessoas nas filas, além da energia e temperatura de equipamentos;
– Solução Telepresença: salas virtuais irão possibilitar uma melhor comunicação entre os times da companhia alocados em dois centros de apoio técnico para o gerenciamento da rede do festival;
– WiFi 3.0: solução de analytics que disponibiliza mapa de calor do público do festival.