Povo liberto

Paiva Netto

Um povo educado, ou melhor, reeducado na Fraternidade Ecumรชnica รฉ uma grei liberta. ร‰ essencial ao progresso das massas populares que elas cresรงam cada vez mais instruรญdas, educadas e espiritualizadas, pois, sem Amor e espรญrito solidรกrio, nรฃo poderรก haver qualquer sociedade em paz, portanto, com o ingresso a uma vida digna e mais auspiciosa, material e moralmente falando.

Malcolm X (1925-1965), islรขmico, um dos grandes lรญderes negros norte-americanos, ao suplantar as contrariedades de sua inicialmente violenta e, por todo o percurso, sofrida existรชncia, concluiu:

โ€” As รบnicas pessoas que realmente mudaram a histรณria foram as que mudaram o pensamento dos homens acerca de si mesmos.

Seu exemplo aqui รฉ corroborado por suas atitudes. Ele mesmo, ao viajar a Meca, percebeu que era possรญvel conviver com pessoas de diferentes origens, opostamente ao que pensava. Ao voltar aos Estados Unidos, passou, para surpresa de muitos, a dirigir-se nรฃo sรณ aos afrodescendentes, mas, sim, as diversas etnias, algo que o notรกvel pastor norte-americano Martin Luther King Jr. (1929-1968), lรญder carismรกtico, jรก compreendera e praticava.

Alziro Zarur (1914-1979), saudoso fundador da Legiรฃo da Boa Vontade, proclamava que

โ€” governar รฉ ensinar cada um a governar a si mesmo.

O jornalista e poeta cearense Paula Nei (1858-1897), muitas vezes injustamente lembrado apenas pela sua vida boรชmia no Rio de Janeiro da belle รฉpoque*1, provou, contudo, entre outras qualidades, ser um ardoroso defensor do fim da escravidรฃo no Brasil. Escreveu o seguinte, em carta de 10 de janeiro de 1881, endereรงada aos fundadores da Sociedade Cearense Libertadora e publicada na seรงรฃo โ€œPรกgina do Povoโ€ do jornal Libertador, editado em Fortaleza/CE:

โ€” No seio da sociedade โ€œDezenove de Outubroโ€, quando me dirigia ร queles colegas que comigo trabalhavam para a comemoraรงรฃo de uma data gloriosa na vida da mocidade cearense estudiosa, entendia, e repetia atรฉ, com demasiada insistรชncia, que nenhum ato poderia mais e melhor significar nossas homenagens ardentes e nossas admiraรงรตes sinceras por um dia tรฃo faustoso, do que livrar das cadeias da ignรณbil escravidรฃo um indivรญduo qualquer, que, transformado em cidadรฃo no dia seguinte, e mais tarde educado no conhecimento dos seus direitos e dos seus deveres, pudesse auxiliar e honrar a sociedade com as luzes do seu espรญrito.

Em 1980, assegurei que a verdadeira alforria do ser humano ou, avanรงando ainda mais, do Espรญrito Imortal do indivรญduo serรก aquela fortalecida pela cultura do respeito mรบtuo, cuja riqueza consiste na multiplicidade de ideias em favor da harmonia entre todos. E reitero: nรฃo hรก outro caminho que nรฃo seja o da Instruรงรฃo e da Educaรงรฃo, iluminadas pelo sentido da Espiritualidade Ecumรชnica, que รฉ Amor e Justiรงa, Ciรชncia e Amor, para todas as etnias. Nรฃo nos esqueรงamos ainda de que a boa saรบde, fรญsica e da mente, รฉ fundamental ร  conquista, por exemplo, de um bom emprego. Libertar-se significa ter, acima de tudo, discernimento espiritual.

Pedro Apรณstolo nos enche o Espรญrito da Sabedoria Divina ao nos conclamar, em sua Segunda Carta, 1:2 a 8:

Crescendo no Conhecimento de Deus

2 Graรงa e paz lhes sejam multiplicadas, pelo pleno Conhecimento de Deus e de Jesus, nosso Senhor.

3 Seu Divino Poder nos deu tudo de que necessitamos para a vida e para a piedade, por meio do pleno Conhecimento Daquele que nos chamou para a Sua prรณpria glรณria e virtude.

4 Dessa maneira, Ele nos deu as Suas grandiosas e preciosas promessas, para que por elas vocรชs se tornassem coparticipantes da Natureza Divina e fugissem da corrupรงรฃo que hรก no mundo, causada pela cobiรงa.

5 Por isso mesmo, empenhem-se para acrescentar ร  sua fรฉ a virtude; ร  virtude o conhecimento;

6 ao conhecimento o domรญnio prรณprio; ao domรญnio prรณprio a perseveranรงa; ร  perseveranรงa a piedade;

7 ร  piedade a fraternidade; e ร  fraternidade o amor.

8 Porque, se essas qualidades existirem e estiverem crescendo em sua vida, elas impedirรฃo que vocรชs sejam inoperantes e improdutivos no pleno conhecimento de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Que assim seja!

Observaram bem, รณ Cidadรฃos do Espรญrito?!

Nรฃo queiramos ser nรณs โ€œinoperantes e improdutivos no pleno conhecimento de Nosso Senhor Jesus Cristoโ€. Por isso, eduquemos em nรณs essas qualidades da Alma espiritualmente esclarecida.

 

Josรฉ de Paiva Netto, jornalista, radialista e escritor.

paivanetto@lbv.org.br โ€” www.boavontade.com

ย 

________________________

*1 Belle รฉpoque โ€” Ao citar o poeta Francisco de Paula Nei, seu nome completo, o autor se refere ao perรญodo de cultura cosmopolita na Europa, entre 1871 e 1914, que percorreu a vida carioca, influenciando-a.

 

Serviรงo โ€“ Jesus e a Cidadania do Espรญrito (Paiva Netto), 400 pรกginas. ร€ venda nas principais livrarias ou pelo site www.amazon.com.br.

 

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