Por Romulo Cioffi, Vice-Presidente de Operaรงรตes da Squadra Tecnologia
A aposta em estratรฉgias รกgeis tornou-se uma prรกtica recorrente para as organizaรงรตes que buscam executar suas atividades diรกrias com mais rapidez, aumentando a competitividade e a satisfaรงรฃo de seus clientes.
A demanda por inovaรงรตes e decisรตes mais rรกpidas, contudo, nรฃo muda apenas a รกrea de negรณcios das empresas. Para as equipes de TI, a nova era tambรฉm ampliou a demanda por agilidade e atualizaรงรฃo contรญnua. Hoje, as organizaรงรตes nรฃo podem mais aguardar um ano para ter a nova versรฃo de um software ร disposiรงรฃo – como era usual no passado. A Engenharia de Software, com suas novas metodologias, tรฉcnicas e prรกticas, tambรฉm precisa se adequar aos avanรงos, com o objetivo de tornar o processo de desenvolvimento de novas soluรงรตes mais rรกpido e assertivo.
Avanรงos como a conexรฃo 5G, a maturidade das soluรงรตes em Nuvem e o crescimento das redes de Internet das Coisas (IoT) estรฃo impulsionando as demandas empresariais por mais agilidade. Felizmente, existem vรกrias alternativas que podem ser adotadas pelas organizaรงรตes para corresponder a essas expectativas.
Todo o processo atual de TI estรก baseado em infraestrutura e na capacidade de rede. Assim, a adoรงรฃo cada vez maior de soluรงรตes em Nuvem, IoT e serviรงos de ponta continuarรฃo sendo grandes tendรชncias nos prรณximos anos e tambรฉm o foco dos lรญderes, como um meio de ajudar suas equipes a aumentar a produtividade e atender as demandas com mais agilidade.
As metodologias รกgeis, sustentadas por valores e princรญpios claros, tornam mais estreita a relaรงรฃo entre TI e cliente, trazendo ร tona uma sรฉrie de elementos que contribuem para a melhoria desse cenรกrio. Contudo, apenas a utilizaรงรฃo dessas propostas nรฃo garante a entrega de soluรงรตes mais rรกpidas e com melhor qualidade. Mais do que isso, tambรฉm รฉ preciso escolher as soluรงรตes corretas para otimizar a produtividade das equipes de TI.
A Computaรงรฃo em Nuvem trouxe diversas soluรงรตes que contribuem para a melhoria da eficiรชncia das equipes de TI, por apresentar serviรงos que facilitam a criaรงรฃo, manutenรงรฃo e evoluรงรฃo do ambiente tecnolรณgico, incluindo os chamados serviรงos digitais de infraestrutura (IaaS). Com esses recursos, รฉ possรญvel provisionar, em poucos minutos, um ambiente completo de servidores para execuรงรฃo de aplicaรงรตes, sem a necessidade de aquisiรงรฃo de equipamentos e infraestrutura fรญsica.
Outra opรงรฃo que vem sendo implantada fortemente pelas empresas รฉ a adoรงรฃo de tecnologias baseadas em robotizaรงรฃo, com a substituiรงรฃo da mรฃo de obra humana. No mercado automotivo, por exemplo, jรก temos empresas que contam com mais de 50% da linha de produรงรฃo automatizada por robรดs. Esse tipo de soluรงรฃo oferece, alรฉm de mais rapidez no processo, uma margem menor de erro, evitando retrabalho e aumentando a produtividade.
No caso da construรงรฃo do software, as plataformas como serviรงo (PaaS) sรฃo opรงรตes que tambรฉm ajudam a melhorar os processos, a produtividade e os resultados dos negรณcios. As plataformas desse tipo disponibilizam ferramentas e frameworks para agilizar e automatizar tarefas como anรกlise de negรณcio, codificaรงรฃo, testes e processo de hospedagem (build e deploy).
A adoรงรฃo de soluรงรตes modernas facilita a execuรงรฃo de atividades que atรฉ entรฃo eram feitas manualmente e tomavam um tempo valioso das equipes. Alรฉm da agilidade, as organizaรงรตes ganham mais assertividade em seus processos e, com isso, se tornam mais competitivas.
Combinar as melhores ferramentas e saber tirar o mรกximo proveito dessa sinergia, sem dรบvida, รฉ uma vantagem competitiva para as empresas quando o assunto รฉ aumentar o desempenho da entrega das equipes de TI. Para isso, as companhias devem tomar as decisรตes corretas, no momento certo. Somente assim irรฃo garantir um lugar ร frente da concorrรชncia na corrida pela satisfaรงรฃo dos clientes.