A oferta permitirá melhor controle e gestão dos recursos energéticos da instituição
A Embratel anuncia o fornecimento de serviços técnicos de gestão e diagnósticos de energia elétrica para o Banco do Brasil. O contrato, firmado após pregão eletrônico, determina a prestação do serviço para mais de 1.160 unidades em todas as regiões do País, entre agências e prédios comerciais da instituição financeira. Com o uso da solução de Eficiência Energética Embratel, o Banco do Brasil conseguirá gerenciar os pontos de consumo de energia, garantindo maior controle e melhor gestão dos recursos.
Além do preço mais atrativo, a Embratel se destacou durante o pregão pelas capacidades técnicas diferenciadas em relação aos concorrentes, como a capilaridade de sua rede, a qualidade de sinal 3G e 4G, além do profundo conhecimento dos ambientes do Banco do Brasil, adquiridos ao longo de anos de parceria no fornecimento de outros serviços como telefonia e a gestão de redes.
O sistema de Eficiência Energética Embratel foi desenvolvido para ajudar na gestão eficiente do uso e no controle dos custos com energia por meio de uma solução completa que agrega a tecnologia dos gerenciadores energéticos com o trabalho de uma consultoria profissional. “A solução fornece autonomia ao cliente para acompanhar de perto seu consumo de energia elétrica”, afirma Mário Rachid, Diretor Executivo de Soluções Digitais da Embratel.
Com a solução Eficiência Energética Embratel, medidores de energia são instalados no quadro de eletricidade da empresa. Os equipamentos analisam os diferentes circuitos elétricos, como sistema de refrigeração, iluminação e equipamentos de TI. Esses medidores se comunicam, via rede móvel (3G ou 4G), com uma plataforma em Nuvem da Embratel, por meio da qual os gestores têm acesso aos dados sobre consumo de energia das suas empresas. A solução permite a identificação de padrões de consumo irregulares e de prováveis falhas em equipamentos, que podem estar impactando o correto uso de energia elétrica. Agregado ao processo de monitoramento, a oferta possibilita a automação de comandos, possibilitando o controle e o desligamento de circuitos elétricos em determinados horários.
Com base nas informações sobre o consumo energético do banco, a equipe de consultoria da Embratel sugere melhorias, tais como programar o desligamento de determinados equipamentos fora do horário de uso, como iluminação e recursos de TI; orientar os colaboradores sobre boas práticas para economia de energia e até auxiliar na elaboração de um manual de consumo, buscando garantir o uso eficiente. Por meio de um controle de acesso seguro, as companhias acessam os relatórios com o detalhamento do consumo de cada circuito elétrico.
No Banco do Brasil, medidores serão instalados em unidades consumidoras de baixa e média tensão. Esses medidores estão aptos para receber conectividade por meio de modem 3G e 4G para acesso à plataforma de gestão. “Além da instalação de equipamentos de monitoramento e do fornecimento de sistema informatizado via web, a Embratel também fornece um aplicativo móvel para o cliente”, explica Maria Teresa Lima, Diretora Executiva para Governo da Embratel, lembrando que por meio do APP, é possível gerenciar os recursos a partir de qualquer local ou hora. Estudos, relatórios e diagnósticos energéticos embasam as atividades do banco para tornar a gestão dos recursos mais eficiente. A manutenção dos equipamentos e a atualização do sistema são feitos remotamente pela Embratel.
A solução Eficiência Energética Embratel faz parte do amplo portfólio de Soluções Digitais da Embratel e é customizada de acordo com cada cliente. Para mais informações, acesse: www.embratel.com.br