Por Sandra Maura, CEO da TOPMIND
A ascensรฃo de novas tecnologias tem obrigado o varejo a mudar suas estratรฉgias e estruturas. Os consumidores estรฃo cada vez mais conectados e procuram experiรชncias que os satisfaรงam integralmente. Com isso, o mercado estรก mais concorrido do que nunca e as empresas estรฃo sendo obrigadas a renovar seus ambientes de atendimento e gestรฃo para acompanharem eficientemente as demandas da nova Era Digital.
Ao permitir a integraรงรฃo e a automaรงรฃo de toda a cadeia de trabalho do comรฉrcio, do prรฉ ao pรณs-venda, a Internet das Coisas (IoT) representa um dos principais pilares de transformaรงรฃo ร disposiรงรฃo dos lojistas, possibilitando um melhor planejamento das companhias, tanto para simplificar as demandas de administraรงรฃo de negรณcios quanto para otimizar as questรตes diretamente ligadas ao atendimento dos consumidores.
Estudos de mercado apontam que em 2020, 5,8 bilhรตes de dispositivos de IoT estarรฃo em uso no mundo. Atรฉ 2022, teremos 177 milhรตes de usuรกrios mรณveis no Brasil, o equivalente a 82% da populaรงรฃo. Pesquisas mostram ainda que 93% dos clientes afirmam realizar pesquisas nas lojas virtuais e reais para fazerem suas compras. Com isso, vemos que o fรญsico funcionarรก, cada vez mais, como โmodelo deย vitrineโ, alavancando serviรงos de atendimento diferenciados paraย satisfazer os consumidores.
ร com esse papel que o mercado pode se tornar efetivamente apto a atender os clientes que navegam pelos ambientes fรญsico e digital na mesma jornada de compra. Alรฉm de vantagens operacionais, os sistemas conectados de IoT tendem a transformar a dinรขmica interativa dos estabelecimentos e maximizar a experiรชncia dos consumidores.
A Internet das Coisas permite ร s empresas atender esse pรบblico, oferecendo informaรงรตes abrangentes para que os varejistas possam aprender quais sรฃo as expectativas e necessidades reais de seus clientes, mensurando de forma prรกtica quais produtos sรฃo mais procurados, as formas de interaรงรฃo e contato mais assertivas e o tipo de atendimento a ser entregue โ seja para a venda no canal on-line ou para a finalizaรงรฃo do pedido na loja.
Ao utilizar as tecnologias mais modernas em seus corredores e vitrines (com redes Wireless, displays digitais e ferramentas de autoatendimento, por exemplo), as organizaรงรตes do setor ganham opรงรตes para criar uma condiรงรฃo mais atrativa e completa a seus consumidores, com o diferencial de permitirem a experiรชncia real aos compradores, que poderรฃo provar e testar os produtos na hora.
A tecnologia e, principalmente neste caso, a IoT, permite ao varejista reforรงar o posicionamento omnichannel de suas lojas, transformando o espaรงo fรญsico em um ambiente mais conectado e integrado ร experiรชncia oferecida pelos canais digitais. Em 2019, as empresas brasileiras investiram, em mรฉdia, U$6,1 milhรตes no desenvolvimento de tecnologias de Internet das Coisas e plataformas de dados, um aumento de 45% em relaรงรฃo ao ano anterior. Pesquisas apontam que o varejo รฉ o maior impulsionador desse crescimento. Jรก existem hoje diversas soluรงรตes que integram hardware, software, serviรงos e dispositivos IoT para coletar, de forma inteligente, informaรงรตes sobre o consumo e o interesse dos clientes.
Uma gestรฃo eficiente dessas soluรงรตes oferece ร s empresas a possibilidade de criar experiรชncias digitais inesquecรญveis, ao mesmo tempo em que podem analisar hรกbitos de consumo e atรฉ prever preferรชncias, por exemplo, utilizando sensores em prateleiras para medir a movimentaรงรฃo e o tempo de permanรชncia dos consumidores em cada setor da loja.
Em um cenรกrio de disputa acirrada pela atenรงรฃo do pรบblico, รฉ imprescindรญvel garantir que a tecnologia seja instalada e que, depois, continue a ser efetivamente รบtil para todos, facilitando o dia a dia das equipes por meio da automaรงรฃo e permitindo o crescimento dos resultados de negรณcios, independente do canal utilizado para a compra.