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Oportunidades e Tendências para a Carreira e Negócios em 2020

Os rápidos e cada vez mais intensos avanços tecnológicos e organizacionais ditarão as regras no mercado de trabalho em 2020 – não só no que diz respeito a novas profissões, mas, principalmente, como o profissional deverá se preparar para sobressair no próximo ano, pois a concorrência se acentuará. “Precisaremos estar ainda mais abertos a essas mudanças, sempre buscando atualização, e flexibilidade será palavra de ordem, especialmente para quebrar os padrões pré-estabelecidos pelo modelo tradicional de negócios e gestão. O mundo mudou de verdade e muitos ainda não se deram conta da extensão destas mudanças”, explica o consultor de carreira da ESIC Internacional, Alexandre Weiler.


O especialista lista as principais tendências que afetarão as carreiras e os negócios em 2020:


1- Tecnologia, tecnologia e mais tecnologia – Ficar atento às novas tecnologias, principalmente as pertinentes a sua área de atuação, como as novas plataformas, ferramentas e aplicativos, sempre com foco em fazer mais com menos e também trazer dinheiro novo para dentro das empresas;

2- Ser disruptivo. “O tema está muito em alta no mundo da inovação, porém, ser disruptivo vai além da área de tecnologia: é saber romper com os padrões, o famoso ‘pensar fora da caixa’ ou ainda ‘jogar a caixa fora’. Importante é saber ser disruptivo na medida certa, aquela medida que é demandada por seus clientes e/ou por seu mercado.”;

3- Atualização e aprendizado constante. As mudanças estão em ritmo cada vez mais acelerado, para acompanhar estudar é a chave. Buscar especialização e novos cursos. A atualização desenvolve e amplia a capacidade criativa;

4- Capacidade de relacionamento interpessoal. O famoso “entender de gente”. Cada vez mais o trabalho em equipe será valorizado. Até porque, esta competência é rara no mercado. “Não adianta o profissional ser referência em alguma atividade ou técnica, se não tiver habilidade de relacionamento com sua equipe ou gestor”;

5- Inteligência emocional, elevado índice de quociente emocional (QE). Não se trata apenas de administrar bem as emoções, mas especialmente saber ponderar e harmonizar a razão com emoção para construir relacionamentos profissionais harmônicos, com foco em decisões assertivas, que reverberem a médio e longo prazo;

6- Liderança de âmbito 4.0. Chefes centralizadores abrem espaço para líderes autênticos e descentralizadores, com gerenciamento linear, transversal, colaborativo e com grande capacidade de atrair, desenvolver e reter talentos que são a chave do sucesso de equipe e empresas;

7- Habilidade para realizar gestão de conflitos de forma assertiva e gerenciar crises, com foco em solucionar problemas com sabedoria e rapidez;

8- Ter senso crítico apurado e bem desenvolvido. “Muita leitura e atualização a partir de múltiplas fontes geram o conhecimento que amplia as habilidades de comunicação, e de fazer as perguntas pertinentes, bem como elevam a capacidade de raciocínio lógico”;

9- Rapidez, coragem e parcimônia na tomada de decisões. Não tardar demais, nem agir por impulso, mas sim, encontrar o equilíbrio que leva a agir de forma ágil e com sabedoria;
10- Habilidade de negociação. “Os relacionamentos interpessoais assertivos estão em alta e saber negociar de forma estratégica e com empatia, é de extrema importância para o profissional. A negociação de alta performance demanda que ambos os lados sejam ouvidos e respeitados, somente assim, os acordos firmados têm potencial de serem implementados e respeitados no médio e longo prazo”, ressalta Weiler.


O consultor ainda completa: “O ano de 2020 será um ano de materialização e consolidação de um grande número de mudanças e transformações. Isso somado a mais um ano desafiador na economia e no mercado de trabalho. Dominar e integrar as habilidades e competências acima em nossa personalidade profissional, potencializará de forma determinante as chances de sucesso de e em nossas empresas.”

O consultor de carreira da Esic Internacional, Alexandre Weiler

Sobre a ESIC:

A ESIC é uma Business School Internacional especializada em Gestão de Negócios e  Marketing. Com mais de 50 anos de experiência, possui matriz em Madrid e Barcelona, 10 campus na Europa, campus brasileiro em Curitiba, acordos e convênios nos 5 continentes, especialmente E.U.A., Índia e China. A instituição atua em oito áreas: Graduação, Pós-Graduação (Master e MBA), Executive Education (cursos avançados e sob medida para empresas e formação in company), Módulos e Missões Empresariais Internacionais, ESIC Idiomas (Escola de idiomas Internacional), Colégio Internacional, Simuladores/Competições Empresariais Globais e ESIC Editora (com tradição em publicações renomadas, atualizadas e especializadas em Gestão de Negócios e Marketing). Para garantir respaldo internacional aos certificados de seus alunos, a ESIC está entre o seleto grupo que segue os padrões do Executive MBA Council (Conselho Internacional de MBAs), é membro da EFMD (European Foundation for Management Development), AACSB (Associationto Advance Collegiate Schools of Business of USA), AMBA (International Association of MBAs) e CLADEA (ConsejoLatinoamericano de Escuelas de Administración).

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