A fronteira para o gerenciamento de dados mestres

Por Niels Stenfeldt, CEO Global da Stibo Systems

Olhando para o futuro รฉ possรญvel lanรงarmos uma luz sobre qual perspectiva esperar da tecnologia e da experiรชncia do cliente, uma vez que as expectativas crescentes dos consumidores estรฃo cada vez mais direcionando os negรณcios para novas direรงรตes โ€“ e, com isso, exigindo e impulsionando ainda mais o uso MDM (Master Data Management), ou gerenciamento de dados mestres, dentro das organizaรงรตes.

Mas quais serรฃo, afinal, as tendรชncias que alavancarรฃo essa tendรชncia no futuro? O que podemos esperar para os prรณximos anos em relaรงรฃo ao uso e as possibilidades geradas a partir dos dados? As respostas, em muitos casos, jรก estรฃo aparecendo.

A primeira tendรชncia รฉ a hiperpersonalizaรงรฃo. Os consumidores nรฃo aceitam mais qualquer coisa e, menos ainda, algo padronizado. Eles procuram inteiraรงรตes com as marcas, desejam ser conhecidos e procuram por ofertas personalizadas. A expectativa รฉ um produto que corresponda aos seus estilos de vida, que possam fazer parte do cotidiano e atender aos seus desejos. As empresas que acertam nessa hiperpersonalizaรงรฃo sรฃo as que realmente conhecem e conquistam a lealdade de seus clientes. Mas, como atingir esse patamar? Simples: isso รฉ obtido com uma visรฃo geral e integraรงรฃo completa em seu campo de dados mestre, permitindo que eles construam com รชxito novas tecnologias e aplicativos inteligentes.

Outro fator รฉ a integraรงรฃo de canais. Evidentemente, falar em Omnichannel nรฃo รฉ algo novo e nem soa como uma tendรชncia. O conceito nasceu no inรญcio dos anos 2000, quando os varejistas comeรงaram a vender para alรฉm de suas lojas fรญsicas. As informaรงรตes do catรกlogo e do comรฉrcio eletrรดnico precisavam ser consistentes e estarem disponรญveis em canais. Se avanรงarmos para hoje, o Omnichannel รฉ definido nรฃo tanto por conta desses canais, que agora tambรฉm incluem dispositivos mรณveis e sociais, mas pela capacidade de se envolver com os consumidores onde e como eles quiserem.

As empresas que fazem essa aproximaรงรฃo de forma coesa e eficiente sรฃo capazes de oferecer uma experiรชncia rica e conectada, na qual o consumidor pode selecionar um segmento especรญfico da loja, procurar produtos em seu dispositivo mรณvel e verificar imediatamente se eles tรชm o produto desejado em estoque – e, caso nรฃo haja o item em estoque, saber se o pedido poderรก ser entregue diretamente na porta de sua casa, com apenas um clique no telefone.

Para oferecer experiรชncias como essa, as empresas nรฃo precisam apenas dominar os dados do produto, cliente e local. Eles precisam conectรก-los para estes se tornarem uma experiรชncia agradรกvel e conveniente para o cliente.

Uma das tendรชncias em ascensรฃo, aliรกs, รฉ a ideia dos โ€œProdutos como Serviรงoโ€, o que o consumidor mรฉdio provavelmente reconhecerรก como assinatura de produtos ou serviรงos, em vez de possuรญ-los ou comprรก-los antecipadamente. Vimos isso na indรบstria automotiva internacional por anos. Agora, no entanto, empresas disruptivas estรฃo entrando no mercado, oferecendo assinaturas de todos os tipos de serviรงos e produtos – algo que permite aos consumidores maior flexibilidade e conveniรชncia. Isso รฉ algo que veremos espalhado por vรกrios setores nos prรณximos anos. O que nos possibilita pensar que, num futuro prรณximo, as pessoas provavelmente serรฃo donas de muito pouco, mas assinantes em abundรขncia.

Quer um exemplo? Cozinha e eletrodomรฉsticos podem ser uma boa ideia. Imagine que vocรช assina sua geladeira e todos os serviรงos que a acompanham. Neste novo tempo, vocรช receberรก itens como filtros de รกgua e dispositivos de limpeza automaticamente, sempre quando necessรกrio, e o modelo mais recente estarรก disponรญvel sempre que vocรช desejar substituir o antigo. Vocรช pode atรฉ imaginar uma colaboraรงรฃo com um revendedor de produtos de mercearia, para garantir que compras frescas apareรงam ร  sua porta sempre que vocรช se sentir indisposto demais para sair e comprรก-las vocรช mesmo. O consumidor estรก constantemente procurando e esperando conveniรชncias e ofertas como essas, com base em compras e compromissos anteriores.

Claramente, para que tudo isso funcione, as companhias nรฃo podem realizar esse tipo de negรณcio sem total transparรชncia e integraรงรฃo entre os dados mestres de clientes, produtos, locais e outros. Dominar os dados รฉ realmente algo poderoso. Para chegarem preparadas ร  linha de frente das demandas do mercado, as empresas precisam ser capazes de agir rapidamente e com integridade.

O problema รฉ que em um ambiente tรฃo complexo, confiar na planilha de vendas manual e no banco de dados segmentado do marketing nรฃo serรก o suficiente. O processo nรฃo serรก realmente eficiente e nem o resultado satisfatรณrio sem a ajuda de modernos sistemas de gerenciamento de dados mestres, pois essa รฉ a melhor maneira de obter dados completos e precisos. As marcas que nรฃo investirem nisso perderรฃo seus clientes de forma definitiva. A pergunta que resta รฉ se a sua empresa estรก disposta a jogar tudo para cima, ignorando os clientes que sรฃo um dos seus ativos mais importantes.

 

Sobre a Stibo Systems

A Stibo Systems, empresa especializada em Gestรฃo de Dados Mestres, fornece soluรงรตes confiรกveis em MDM – Master Data Management, com base em uma abordagem exclusiva voltada para pessoas e negรณcios. A Stibo Systems promove a transformaรงรฃo digital nas empresas, tornando-se a forรงa que revela o valor estratรฉgico dos dados mestres, fortalecendo a experiรชncia do cliente e impulsionando a inovaรงรฃo e o crescimento das organizaรงรตes. ร‰ uma subsidiรกria privada do grupo Stibo A / S, fundada em 1794 com sede corporativa em Aarhus, na Dinamarca.

Para mais informaรงรตes, visite www.stibosystems.com/pt-br.

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