E-commerce brasileiro cresce 22,7% e fatura mais de R$ 75 bi em 2019

 

Em 2019, as vendas virtuais realizadas de janeiro a dezembro no Brasil somaram faturamento de R$ 75,1 bilhรตes, alta nominal de 22,7% em relaรงรฃo ao ano de 2018. As informaรงรตes sรฃo do relatรณrio NeoTrust, que analisa o varejo digital trimestralmente com base em dados coletados pelo Compre & Confie, empresa de inteligรชncia de mercado focada em comรฉrcio eletrรดnico.

De acordo com o estudo, o poder aquisitivo do consumidor nรฃo variou significativamente no perรญodo: o valor mรฉdio das compras realizadas foi de R$ 420,40 (incremento de apenas 0,2% em relaรงรฃo ao ano anterior). Portanto, a alta significativa estรก relacionada principalmente ao volume de pedidos realizados: em 2019, foram feitas 178,5 milhรตes de compras, valor que representa aumento de 22,5% em relaรงรฃo a 2018.

“O ano de 2019 foi de forte recuperaรงรฃo para o varejo digital. Registramos diversos fatores que impulsionaram o crescimento, com destaque para consolidaรงรฃo do modelo de marketplace no paรญs, maior integraรงรฃo multicanal, alรฉm do aumento do nรบmero de consumidores que realizaram pelo menos uma compra virtual”, afirma Andrรฉ Dias, diretor executivo do Compre & Confie.

Ainda segundo o estudo, o pรบblico feminino foi responsรกvel por 52,1% dos pedidos de compra feitos no paรญs durante o ano de 2019. Apesar de comprar mais, as mulheres gastaram menos: o gasto mรฉdio foi de R$ 371,70 por compra, enquanto os homens gastaram R$ 473,60 em mรฉdia.

Segmentando todos os consumidores por faixa etรกria, รฉ possรญvel perceber que os que tรชm entre 36 e 50 anos realizaram o maior volume de compras (33,6% do total dos pedidos feitos durante o ano). Logo atrรกs, estรฃo os que tรชm entre 26 e 35 anos, com 31,8% das compras. Por fim, estรฃo aqueles de atรฉ 25 anos (19,5%) e aqueles com mais de 51 anos (15,1%).

Na anรกlise por regiรฃo, รฉ possรญvel notar que o Sudeste รฉ responsรกvel pela maior parte dos pedidos realizados. Durante o ano de 2019, 66,2% das compras feitas em territรณrio nacional vieram desse local. Entretanto, embora o Nordeste ainda represente 11,9% das vendas no comรฉrcio eletrรดnico brasileiro, รฉ a regiรฃo que apresentou um crescimento maior nas vendas de 2019 em relaรงรฃo a 2018.

Em seguida, estรฃo as regiรตes Sul (14,1%) e Nordeste (11,9%). Por fim, Centro-Oeste e Norte completam o ranking, com 5,8% e 2% do total de compras realizado, respectivamente.

Outro crescimento importante estรก no nรบmero de consumidores รบnicos (aqueles que realizaram ao menos uma compra virtual no ano). Em 2019, este pรบblico aumentou 40,6% em relaรงรฃo a 2018, chegando a 31,4 milhรตes de pessoas.

O Compre & Confie estima que as compras virtuais gerem faturamento de R$ 90,7 bilhรตes em 2020, crescimento de 21% em relaรงรฃo a 2019. O aumento deve estar relacionado tanto ao nรบmero de pedidos – que deve ser de 210,8 milhรตes, aumento de 18% – quanto ao maior gasto dos consumidores. A companhia estima que o tรญquete mรฉdio deve aumentar 2%, chegando aos R$ 430.

“Alguns fatores que explicam o otimismo do brasileiro com o comรฉrcio virtual em 2020 sรฃo programas de fidelidade mais atraentes, melhor experiรชncia atravรฉs de dispositivos mรณveis e, principalmente, preรงos extremamente atrativos devido a recuperaรงรฃo econรดmica e inflaรงรฃo sobre controle”, conclui Dias.

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