Limite ao direito de impor tributos

Josรฉ Pio Martins

Daqui a algumas semanas, o Congresso Nacional retorna com o tema da reforma tributรกria. Uma coisa aprendi com a histรณria polรญtica do paรญs: nunca houve uma reforma tributรกria que tenha diminuรญda a carga de impostos pagos pela populaรงรฃo. Por mais que o sistema tributรกrio seja caรณtico, disforme, complicado, caro e injusto, nรฃo vejo como desta vez serรก diferente.ย  Aliรกs, tem havido aumentos de impostos no Brasil inteiro quase silenciosamente.

Citemos dois exemplos. Um, a elevaรงรฃo do imposto sobre veรญculos (o IPVA) de 2,5% para 3,5%, que representou aumento de 40% no total a pagar. Na conta de energia, quase metade do valor sรฃo tributos, e chegou a esse ponto sem a populaรงรฃo perceber claramente, pois os impostos sobre energia sรฃo principalmente indiretos, estรฃo embutidos (escondidos) no preรงo.

Nas mais importantes revoluรงรตes ao longo da histรณria, a revolta contra os impostos esteve presente. A Revoluรงรฃo Inglesa (1689), A Revoluรงรฃo Americana (1776) e A Revoluรงรฃo Francesa (1789) tiveram, como uma das causas, a revolta contra o excesso de tributaรงรฃo interna ou contra a tributaรงรฃo imposta pelo impรฉrio sobre a colรดnia. Aqui mesmo no Brasil, tivemos movimentos sangrentos contra a pesada tributaรงรฃo imposta por Portugal. Tiradentes morreu por lutar contra a โ€œderramaโ€, a cobranรงa forรงada dos impostos atrasados, o chamado โ€œquintoโ€.

Na Revoluรงรฃo Inglesa, chamada de โ€œgloriosaโ€, houve grande revolta contra os altos impostos e o direito do rei de elevar tributos a qualquer momento e em qualquer medida. A Inglaterra vivia sob a monarquia absoluta, o rei detinha poderes plenos e nรฃo se submetia ร s mesmas leis impingidas aos cidadรฃos. O resultado foi a substituiรงรฃo da monarquia absoluta pela monarquia parlamentar, o rei deixou de ser soberano, e expressiva parcela de seus poderes foi transferida ao parlamento formado por representantes eleitos. Nascia o princรญpio de que nรฃo pode haver tributaรงรฃo sem representaรงรฃo.

Na Revoluรงรฃo Americana, uma das causas da revolta e da declaraรงรฃo de independรชncia dos Estados Unidos em relaรงรฃo ร  Inglaterra foi a โ€œRevolta do Chรกโ€, em 1773. A coroa britรขnica sobretaxou o chรก exportado para os Estados Unidos e provocou indignaรงรฃo geral, inclusive entre os prรณprios ingleses que haviam emigrado para a Amรฉrica do Norte.

Na Revoluรงรฃo Francesa, produtores enraivecidos se revoltaram contra as arbitrariedades no aumento de tributos e contra a figura dos contratadores (ou rendeiros gerais), que detinham o direito, cedido a eles pelo rei mediante pagamento, de cobrar tributos sobre determinado produto ou regiรฃo. O famoso cientista Antoine Lavoisier, considerado pai da quรญmica moderna, foi guilhotinado pelos revoltosos em dezembro de 1771 porque era um contratador, ou rendeiro geral.

Esses fatos histรณricos nos remetem aos poderes concedidos a prefeitos, governadores e presidente da Repรบblica para criar e aumentar tributos sem passar pelos representantes do povo. O chefe do Poder Executivo tambรฉm รฉ eleito pelo povo, mas como ele administra os gastos pรบblicos, nรฃo se deve dar-lhe poderes para criar ou elevar tributos. Isso รฉ como dar ao sรญndico de um prรฉdio o direito de cobrar taxas dos moradores sem submeter ร  votaรงรฃo e aprovaรงรฃo deles.

ร‰ essencial para a seguranรงa jurรญdica, a previsibilidade econรดmica e a paz social que a criaรงรฃo ou a elevaรงรฃo de tributos seja votada pela cรขmara de representantes. A divisรฃo de poderes entre legislativo, executivo e judiciรกrio, que devem ser harmรดnicos e independentes entre si, com poderes limitados, รฉ fundamental para a defesa do indivรญduo contra os excessos e o arbรญtrio do governo e dos governantes.

Um dos problemas da existรชncia dessa entidade chamada โ€œEstadoโ€ e de seu braรงo executivo, o governo, รฉ que nรฃo hรก anjos na Terra. ร‰ grande a parcela de governantes e burocratas, inclusive os concursados, que uma vez no governo colocam seus interesses pessoais acima dos interesses daqueles que os puseram lรก. Uma das facetas dessa realidade รฉ que, uma vez no cargo pรบblico, o eleito ou concursado mude de lado. Isto รฉ, ele passa a representar o Estado, nรฃo a sociedade. Seria esperar muito da natureza humana que fosse diferente.

Nรฃo nos iludamos: o primeiro objetivo de quem disputa eleiรงรฃo รฉ conseguir o poder; o segundo รฉ manter-se no poder. Para muitos, o objetivo รฉ mandar e se enriquecer no cargo. Entรฃo, a sociedade deve cuidar para que haja limitaรงรฃo dos poderes do governo e o controle das aรงรตes dos governantes, coisas das quais nรฃo gostam os governantes com inclinaรงรฃo autoritรกria. Entre as limitaรงรตes, deve estar a limitaรงรฃo do direito de impor tributos.

 

Josรฉ Pio Martins, economista, รฉ Reitor da Universidade Positivo

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