Com orientações por telefone, a operadora espera reduzir o volume de pacientes nas unidades e conter a propagação do coronavírus; o serviço contempla renovação de receitas e emissão de atestados médicos
A partir desta segunda-feira (23), entre 8h e 20h, todos os clientes Paraná Clínicas poderão utilizar o serviço de telemedicina pelo telefone (41) 3544-8688. O novo canal de atendimento da operadora de planos empresariais foi criado para reduzir o volume de pacientes que procuram as unidades ou o pronto-atendimento, especialmente em casos de sintomas leves ou em busca de renovação de receitas, liberação de guias para exames ou procedimentos e emissão de atestados médicos.
“Todo o plano de atendimento por telefone foi organizado para evitar ao máximo o deslocamento do paciente até uma de nossas unidades próprias e, principalmente, para garantir assistência médica com qualidade e segurança”, explica a gerente de Atendimento e Enfermagem da Paraná Clínicas, Renata Boniotti. Os atestados médicos, por exemplo, serão digitalizados e disponibilizados por e-mail.
“Nossa área de Relacionamento Empresarial também fará o encaminhamento desses atestados aos setores de Recursos Humanos das empresas clientes. Dessa forma, o paciente não precisa vir até a unidade para buscar o documento e também evitamos que ele se desloque até a empresa para fazer a entrega ou notificação do afastamento”, completa Renata.
Consultas
No caso do coronavírus, os atendimentos telefônicos serão filtrados em duas categorias: sintomas leves e moderados (espirro, irritação na garganta, tosse leve, coriza ou mal-estar geral) e sintomas graves (falta de ar, tosse persistente ou febre alta). “Os profissionais médicos e de enfermagem estarão aptos para avaliar as condições de saúde e indicar se o paciente deve ou não buscar o pronto-atendimento presencial”, orienta a médica coordenadora dos programas de prevenção da Paraná Clínicas, Dra. Caroline Caldeira.
Se for realmente necessário, os pacientes devem procurar as unidades 24 horas da operadora, sendo elas o Centro Integrado de Medicina (CIM) CIC e a Unidade Infantil, ao lado do Hospital Santa Cruz. Os outros CIMs – Fazenda Rio Grande, Araucária, Rio Branco do Sul e São José dos Pinhais – ficarão fechados neste período. “Seguindo a recomendação do Ministério da Saúde, estamos suspendendo as consultas e cirurgias eletivas sem urgência. No CIM Água Verde, manteremos apenas o serviço de oncologia e obstetrícia”, enfatiza a médica.
Os pacientes que precisarem de atendimento médico de baixa complexidade, puericultura, resultados de exames, orientações sobre os programas do Priori ou qualquer outra demanda ambulatorial deverão utilizar primeiro o serviço de telemedicina. “Acreditamos que com esse formato será possível ajudar na contenção do coronavírus, manter um atendimento adequado aos pacientes crônicos, oncológicos e às gestantes, e ainda assim garantir assistência em saúde para todos os nossos clientes”, pontua Dra. Caroline.
Sobre a Paraná Clínicas
Com 50 anos de atuação no mercado, a Paraná Clínicas é referência em planos empresariais. Tem a missão de cuidar da saúde, atendendo com excelência empresas e pessoas, oferecendo como diferencial os programas de saúde preventiva. Com uma infraestrutura moderna e planejada em uma rede interligada, a Paraná Clínicas conta com sete unidades próprias, chamadas de Centro Integrado de Medicina: CIM Água Verde; CIM Araucária; CIM CIC -24h; CIM Fazenda Rio Grande; CIM Rio Branco do Sul; CIM São José dos Pinhais; CIM Unidade Infantil – 24h (ao lado do Hospital Santa Cruz) e Hospital Dia (anexo ao CIM Água Verde), projetado para oferecer o que existe de mais moderno em procedimentos eletivos, permitindo que os pacientes tenham alta no mesmo dia. Mais informações em www.paranaclinicas.com.br.