Electrolux expande e-commerce com ANYMARKET e Mercado Livre

A qualidade dos anรบncios e a reduรงรฃo do esforรงo operacional foram fundamentais para que a Electrolux pudesse focar na estratรฉgia de vendas

Com mais de 100 anos de existรชncia, a Electrolux รฉ uma multinacional sueca que, em 2019, foi reconhecida como a marca de eletrodomรฉsticos mais vendida no Brasil. A centenรกria possui um notรกvel histรณrico, que abrange mais de 40 milhรตes de produtos vendidos ao ano a clientes de 150 paรญses e mais de 20 fรกbricas sรณ na Europa. Em seus pilares carrega o propรณsito de reinventar as experiรชncias de sabor, cuidado e bem-estar, visando criar uma vida agradรกvel e sustentรกvel para milhรตes de pessoas no mundo.

No ano passado, em sua estratรฉgia omnichannel e buscando sucesso nas vendas durante a Black Friday, a Electrolux decidiu facilitar a experiรชncia de compra dos consumidores com uma loja oficial em um dos maiores marketplaces da Amรฉrica Latina, o Mercado Livre. Entretanto, a gigante sueca enfrentou problemas para formalizar a integraรงรฃo utilizando a plataforma jรก utilizada pela empresa.

โ€œO principal desafio foi o fato de o Mercado Livre possuir uma sรฉrie de atualizaรงรตes de cada anรบncio e nosso sistema nรฃo conseguir fazer a integraรงรฃo direta e acompanhar as mudanรงasโ€, explica Jorge Nascimento, analista de marketplace da Electrolux. A partir deste transtorno, a Electrolux resolveu buscar outra soluรงรฃo e novamente nรฃo obteve sucesso. โ€œBuscamos outro integrador, que atรฉ fazia a integraรงรฃo com o Mercado Livre, como querรญamos, mas nos trouxe um problema muito grande com a questรฃo da gestรฃo do catรกlogo, que nรฃo possuรญa informaรงรตes completas, como dimensรตes, embalagens e outros atributos, e nรฃo fazia atualizaรงรฃo de forma massiva, dificultando o poder de decisรฃo do clienteโ€, conta.

Faltando menos de um mรชs para a Black Friday, a Electrolux iniciou entรฃo uma busca para encontrar a melhor plataforma, que atendesse todas as necessidades da multinacional, e por meio da indicaรงรฃo, a empresa conheceu o ANYMARKET, uma das maioresย plataformas de vendas em marketplaces da Amรฉrica Latina para atender ao universo e-commerce, que diferentemente dos outros sistemas, nรฃo apresentou falhas e realizou a migraรงรฃo de sistema em tempo recorde para a sexta-feira mais esperada do ano: duas semanas.

โ€œO ANYMARKET entendeu nossas necessidades, solucionou nossas dรบvidas e por isso iniciamos o processo de integraรงรฃo, que fluiu muito bem. Alรฉm da parte tรฉcnica, o ANYMARKET foi parceiro na parte de atendimento. Todas as preocupaรงรตes, questionamentos que tรญnhamos, tudo era conversado e sanadoโ€, comenta Jorge.

A mudanรงa na plataforma da Electrolux com a integraรงรฃo do ANYMARKET foi nรญtida e permitiu uma fluidez maior no dia a dia do trabalho, pois atendeu a todas as entregas que o Mercado Livre traz de inovaรงรฃo apresentando soluรงรตes em conjunto.

Alรฉm disso, todas as exigรชncias da multinacional foram implantadas: todos os produtos possuem uma ficha tรฉcnica completa, com diferencial da marca e capacidade do produto, por exemplo, alรฉm da breve descriรงรฃo; e graรงas ao dashboard com informaรงรตes em tempo real, a gestรฃo comercial da Electrolux consegue tomar decisรตes mais rรกpidas sobre atualizaรงรฃo de preรงo e estoque, impacto do valor das vendas, aspectos fundamentais para todas as operaรงรตes de e-commerce.

De acordo com Jorge Nascimento, a Electrolux tem o ANYMARKET incluso nos planos futuros da empresa e o foco agora รฉ em estratรฉgia comercial. โ€œNosso futuro serรก de fato com o ANYMARKET. A plataforma merece nota 10 e teve um papel muito importante na nossa Black Friday! Nรฃo adianta ter um sistema bom se vocรช nรฃo tem um bom atendimento. Alรฉm de intuitiva, hรก tambรฉm uma equipe que ajuda muito a entender todas as ferramentas que vocรช tem. Cada vez mais deixamos de olhar a parte operacional, que era o problema lรก atrรกs, para podermos focar na parte estratรฉgica comercial, pois o operacional estรก bem resolvido. Eu indicaria o ANYMARKET para qualquer empresa porque a parceria, de fato, foi muito boaโ€, conclui o colaborador da Electrolux.

O ANYMARKET registrou em 2019 a melhor Black Friday da histรณria da empresa com 98 milhรตes de requisiรงรตes realizadas em apenas um dia, sendo mais de 1.100 por segundo com 100% de disponibilidade durante a data de vendas mais aguardada do ano. Ainda durante a Black Friday, o ANYMARKET contou com uma equipe de 100 pessoas se revezando em plantรตes de 24 horas acompanhando o processamento de mais de 100 pedidos processados por minuto.

Tambรฉm no ano passado, um dos melhores da histรณria da empresa, o ANYMARKET cresceu de 137%, conquistou mais de 500 clientes, com destaque para a conquista de clientes como GPA, Electrolux, Cobasi, Oster, Cadence, Lacoste, Acer, Etna, Kipling, Diesel e New Balance,ย Atlas, Ellu’s, Richards, VR e Camicado, entre outros e recebeu avaliaรงรฃo 10 em mais de 89% dos atendimentos.

Destaque da Semana

Por que acreditar no Papai Noel รฉ importante?

Especialista aponta benefรญcios para o desenvolvimento da crianรงa e...

Black Friday e fluxo intenso refletem otimismo dos shoppings neste Natal

Setor aposta em crescimento de vendas e maior nรบmero...

IA impulsiona outsourcing de TI e reduz tempo de contrataรงรฃo em 82%

Agilidade no recrutamento amplia demanda por serviรงos de alocaรงรฃo...

7 alimentos que ajudam a controlar a ansiedade e comeรงar o ano com o pรฉ direito

Especialista fala sobre o poder da alimentaรงรฃo terapรชutica no...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Mais artigos do autor