Primeira ação online é realizada durante todo o mês de maio nas redes sociais e sites das galerias participantes, apresentando obras disponíveis com condições especiais
Artistas, galerias e agentes culturais de várias cidades do país se unem para criar novas estratégias de fortalecimento do mercado de arte como um todo, ou seja, focando principalmente nos programas mais inovadores, experimentais e fora da curva – que são os mais afetados pela crise do Covid-19. A iniciativa cria também uma forma de rede de apoio à comunidades mais fragilizadas pelo momento.
A ideia do grupo, denominado p.art.ilha é buscar sinergia com colecionadores privados e institucionais, além de sensibilizar novos públicos para a arte, através de ações coordenadas, como a p.art.ilha: ação#1, primeira iniciativa do grupo, que acontecerá nas redes sociais e sites de todas as galerias simultaneamente.
Esta ação online acontece a partir de 1º de maio, estendendo-se durante todo o mês, quando as galerias lançarão uma criteriosa seleção de obras à venda com condições muito especiais: a cada aquisição durante o mês de maio, o colecionador ganhará um crédito de igual valor para novas aquisições de outros artistas da mesma galeria.
O objetivo de curto prazo é manter ativos os profissionais que atuam na cadeia criativa do setor artístico (artistas, galeristas, produtores, editores, curadores, pesquisadores, fotógrafos, montadores e técnicos). A rede de pequenas empresas que se uniram acredita que somente a união e a criatividade poderão minimizar as consequências desastrosas deste momento difícil.
No médio prazo, o grupo pretende explorar novos caminhos para a sustentabilidade dos negócios do setor, privilegiando processos colaborativos.
“Somos um grupo aberto a todas as galerias que se identifiquem com o nosso objetivo. Queremos arejar o mercado e recepcionar negócios inovadores, startups e projetos artísticos que não têm vez no nosso mercado atual. E na atual conjuntura, queremos também somar esforços para mitigar o impacto social da crise, doando recursos para instituições, como Casa Chama (SP), Lá da Favelinha (BH), Lanchonete (RJ), Por Nossa Conta (SP) e Salvando Vidas (SP)”.
Veja nos sites e nas redes sociais de cada galeria, as obras e artistas que fazem parte dessa ação coletiva.
galerias participantes:
aura (sp)
@galeria_aura
aura.art.br
b_arco (sp)
@galeria.b_arco
barco.art.br
c.galeria (rj)
@c.galeria
www.cgaleria.com
casanova (sp)
@casanovaartecultura
casanovaarte.com
desapê (sp)
@des_ape
desape.com
eduardo fernandes (sp)
@galeriaeduardofernandes_
galeriaeduardofernandes.com
janaina torres (sp)
@janainatorresgaleria
janainatorres.com.br
karla osorio (df)
@galeriakarlaosorio
karlaosorio.com
mamute (rs)
@galeriamamute
galeriamamute.com.br
mapa (sp)
@galeriamapa
galeriamapa.art.br
lume (sp)
@galerialume
galerialume.com
oma (sp)
@omagaleria
omagaleria.com
periscópio (mg)
@periscopioarte
periscopio.art.br
sé (sp)
@segaleria
segaleria.com.br
soma (pr)
@somagaleria
ybakatu (pr)
@ybakatu
ybakatu.com
Instagram do grupo p.art.ilha:
@lidemultimidia.com.br