Home office e capacitação de colaboradores: TIM aposta em jornadas de aprendizagem digitais

Operadora fomenta Digital Learning com novos conteúdos durante a pandemia da COVID-19 por meio da sua plataforma de educação corporativa e ferramentas digitais de colaboração

Em tempos de isolamento social e home office, a capacitação profissional à distância ganha ainda mais relevância nas organizações. Para manter seus profissionais atualizados e incentivar o autodesenvolvimento, a TIM multiplicou seus esforços para oferecer novos conteúdos e experiências de treinamento 100% digitais para seus colaboradores e líderes.

A primeira iniciativa foi disponibilizar rapidamente cursos e demais ações com o objetivo de apoiar a adaptação ao novo contexto, incluindo o trabalho remoto. Para os líderes, a companhia ofereceu aulas digitais ao vivo – em parceria com a HSM – sobre gestão de equipes à distância em momentos de crise. Também estão disponíveis para todos os colaboradores diversas orientações sobre o cenário atual, estruturadas em parceria com a equipe de Saúde da companhia. Foi o caso da live com o médico do trabalho para disseminar informações importantes sobre prevenção, sintomas e atitudes em relação à pandemia da COVID-19.

Além disso, buscando estimular o autodesenvolvimento dos seus profissionais durante a quarentena, a TIM lançou “jornadas de aprendizagem”, com mais de 80 conteúdos sobre habilidades comportamentais em alta no mercado, como mindset ágil, gestão de desafios, empoderamento e inteligência emocional, todos conectados com o modelo de competências da empresa. Os formatos de estudo são variados: e-learnings, videoaulas, web séries, webinars, podcast e artigos.

Os treinamento sobre o tema Diversidade e Inclusão, recentemente desenhados e implementados nas operações (lojas, call centers) e pela liderança, foram rapidamente adaptados a uma jornada digital. Na última semana, mais de 500 líderes participaram de iniciativa sobre a valorização da diversidade e promoção de uma cultura ainda mais inclusiva na TIM.

Após um mês de distanciamento social, a empresa realizou ainda o programa de formação básica para área de vendas em cursos técnicos 100% digitais, com a realização de vídeo aulas, tutorias e diversos recursos de multimídia. Segue ainda investindo na capacitação dos seus facilitadores internos, agora totalmente voltada para um papel de Digital Educator.

“O combate ao novo coronavírus acelerou a transformação do mundo do trabalho. Boa parte dessa mudança veio para ficar e empresas e profissionais precisam se adaptar rapidamente. O desenvolvimento de um ecossistema digital de aprendizagem e de experiências é um pilar importante, pois habilita esta transformação, acompanhando a evolução das competências e fortalecendo o comprometimento da empresa com o desenvolvimento e engajamento do seu time”, explica Maria Antonietta Russo, VP de Recursos Humanos da TIM Brasil.

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