O que muda com o adiamento da entrada em vigor da LGPD

Por Paulo Padrรฃo, Vice-Presidente Sรชnior & General Manager LATAM da ASG Technologies

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Alรฉm de uma questรฃo de saรบde pรบblica sem precedentes na histรณria recente de nosso planeta, a pandemia do novo coronavรญrus deixarรก grandes impactos na rotina das empresas. Um dos efeitos aqui no Brasil serรก o adiamento da Lei Geral de Proteรงรฃo de Dados Pessoais (LGPD).

Mas, afinal de contas, o que muda com a alteraรงรฃo do calendรกrio de implementaรงรฃo da LGPD? A princรญpio, a sensaรงรฃo รฉ que teremos mais tempo para que empresas de todos os portes e segmentos entendam e reformulem suas estratรฉgias de gerenciamento de informaรงรตes. Em seu texto-base, na prรกtica, nada muda.

A alteraรงรฃo da data, nesse sentido, รฉ uma medida prรกtica para evitar descompassos e hesitaรงรตes, sobretudo diante dos impactos econรดmicos e sociais que a pandemia do COVID-19 estรก causando em todo o mundo.ย ย ย ย ย ย ย ย ย ย Para quem jรก estava seguindo as regras da nova lei, portanto, nรฃo hรก mudanรงas. ร‰ preciso continuar investindo em aprimoramento contรญnuo dos recursos para gerenciamento e seguranรงa dos registros.

Por outro lado, no entanto, vale destacar que a mudanรงa do prazo representa uma grande notรญcia para as empresas que estavam atrasadas nos ajustes internos. Esse รฉ o cenรกrio de 85% de todas as companhias brasileiras no Brasil que, segundo pesquisa, nรฃo estรฃo preparadas para o cumprimento da LGPD. Com o adiamento das regras, elas terรฃo uma nova chance para definitivamente acertar suas operaรงรตes digitais e evitar multas por nรฃo cumprimento da lei.

A mesma dica vale para as empresas que ainda nรฃo estavam planejando ou aplicando as modificaรงรตes para atender aos requisitos da nova legislaรงรฃo. Ao invรฉs de deixar as iniciativas relacionadas ร  LGPD para depois, deveriam aproveitar essa janela de oportunidade para ajustar os sistemas de controle dos dados pessoais de clientes que elas gerenciam.

A crise gerada pelo novo coronavรญrus estรก deixando clara a importรขncia da digitalizaรงรฃo dos negรณcios e da utilizaรงรฃo de soluรงรตes de inteligรชncia de dados como forma de estimular o suporte e a oferta de melhores experiรชncias aos clientes. Pesquisas internacionais indicam que o uso de dados pessoais cresceu substancialmente durante o mรชs de marรงo, principalmente em aรงรตes governamentais com foco no controle sanitรกrio. Companhias privadas tambรฉm registraram aumento no uso de tecnologias para conseguir manter suas operaรงรตes ativas. Nada sugere uma mudanรงa de panorama nesse ponto para os prรณximos meses.

Por isso mesmo, o adiamento da LGPD nรฃo pode ser visto como um fator de desaceleraรงรฃo das propostas de transformaรงรฃo digital e de revitalizaรงรฃo dos protocolos de proteรงรฃo e uso de dados. Na verdade, antes de tudo, a Lei Geral de Proteรงรฃo de Dados Pessoais รฉ uma oportunidade para o mercado brasileiro construir planejamentos e iniciativas de inovaรงรฃo e visรฃo estratรฉgica a partir da anรกlise de registros que, atรฉ entรฃo, era feita apenas por grandes organizaรงรตes, com alto preparo para a gestรฃo dos negรณcios.

Mais do que uma simples cartilha de normas, a legislaรงรฃo precisa ser encarada como um novo guia-mestre, estrategicamente preparado para o desenvolvimento de projetos e de novos negรณcios digitais. Deveria ser considerado o grande orientador dos lรญderes em suas decisรตes empresariais.

Portanto, pode-se afirmar que o que estรก em jogo nรฃo รฉ simplesmente a conformidade para fugir de sanรงรตes e multas, mas, principalmente, a capacidade de aproveitar as informaรงรตes digitais para a geraรงรฃo de vendas e de melhores experiรชncias para os consumidores de marcas de todos os tipos.

Alcanรงar esse patamar de resultado, entretanto, exige olhar estratรฉgico, tecnologias de ponta e muita atenรงรฃo. A adequaรงรฃo das operaรงรตes para esse novo mundo e para as mudanรงas promovidas pela nova regulamentaรงรฃo exigirรก a adoรงรฃo de estratรฉgias e de ferramentas que elevem a inteligรชncia das operaรงรตes de forma imediata, independentemente do horรกrio ou do local onde a empresa se encontra.

Ao adotar sistemas e processos inteligentes paraย o gerenciamento e anรกlise de dados, as companhias ganham muito mais do que apenas a conformidade com a nova lei. Elas reforรงam suas possibilidades de negรณcios, com novas ideias e com informaรงรตes que podem realmente contribuir para o desenvolvimento de suas operaรงรตes. Este รฉ um momento diferenciado por conta das mudanรงas promovidas pelo coronavรญrus, mas certamente quem conseguir sair ร  frente dos concorrentes terรก uma enorme vantagem competitiva.ย As decisรตes de hoje farรฃo a diferenรงa no novo mundo que teremos apรณs o perรญodo de quarentena.

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