Até o final de maio, cada aquisição feita nas galerias participantes vira crédito para obra de outro artista da mesma galeria, beneficiando toda a cadeia criativa do setor e 5 instituições comunitárias, que receberão doações com parte do valor arrecadado
O grupo p.art.ilha se formou a partir da união de artistas, galerias e agentes culturais de várias cidades do país para criar novas estratégias de fortalecimento do mercado de arte como um todo, que foi bastante afetado pela crise do Covid-19, principalmente os programas mais inovadores, experimentais e fora da curva. A iniciativa cria também uma forma de rede de apoio a comunidades mais fragilizadas pela pandemia.
A ideia do grupo é buscar sinergia com colecionadores privados e institucionais, além de sensibilizar novos públicos para a arte, através de ações coordenadas, como a p.art.ilha: ação#1, realizada durante todo o mês de maio, e que está em seus últimos dias, indo até o final do mês.
p.art.ilha: ação#1 é um evento online realizada nas redes sociais e sites de todas as galerias participantes simultaneamente. Nesta ação, as galerias lançaram uma criteriosa seleção de obras à venda com condições muito especiais: a cada aquisição durante o mês, o colecionador ganhará um crédito de igual valor para novas aquisições de outros artistas da mesma galeria (a ser utilizado apenas em maio).
É uma oportunidade de partilhar o valor entre dois ou mais artistas e assim manter o bem-estar dos profissionais que atuam na cadeia criativa do setor artístico. O objetivo de curto prazo é manter ativos os artistas, galeristas, produtores, editores, curadores, pesquisadores, fotógrafos, montadores e técnicos. A rede de pequenas empresas que se uniram acredita que somente a união e a criatividade poderão minimizar as consequências desastrosas deste momento difícil.
No médio prazo, o grupo pretende explorar novos caminhos para a sustentabilidade dos negócios do setor, privilegiando processos colaborativos. Ao final do mês de maio, as galerias envolvidas doarão uma parte do valor arrecadado para 5 Instituições comunitárias geridas ou que privilegiam o atendimento de artistas e minorias em situação de vulnerabilidade: Casa Chama (SP), Lá da Favelinha (MG), Lanchonete (RJ), Por Nossa Conta (SP) e Salvando Vidas (SP).
“Somos um grupo aberto a todas as galerias que se identifiquem com o nosso objetivo. Queremos arejar o mercado e recepcionar negócios inovadores, startups e projetos artísticos que não tem vez no nosso mercado atual. Queremos também somar esforços para mitigar o impacto social da crise”.
Nos sites e nas redes sociais de cada galeria, podem ser vistas as obras e artistas que fazem parte dessa ação coletiva, como um convite para que apreciadores de artes reforcem ou comece suas coleções.
Instagram do grupo p.art.ilha:
Galerias participantes:
aura (SP)
@galeria_aura
aura.art.br
b_arco (SP)
@galeriaSParco.art.br
c.galeria (RJ)
@c.galeria
www.cgaleria.com
carcara photo (SP)
@carcaraphotoart
carcaraphotoart.com
casanova (SP)
@casanovaartecultura
casanovaarte.com
desapê (SP)
@des_ape
desape.com
eduardo fernandes (SP)
@galeriaeduardofernandes_
galeriaeduardofernandes.com
janaina torres (SP)
@janainatorresgaleria
janainatorres.com.br
karla osorio (DF)
@galeriakarlaosorio
karlaosorio.com
mamute (RS)
@galeriamamute
galeriamamute.com.br
mapa (SP)
@galeriamapa
galeriamapa.art.br
lume (SP)
@galerialume
galerialume.com
oma (SP)
@omagaleria
omagaleria.com
periscópio (MG)
@periscopioarte
periscopio.art.br
sé (SP)
@segaleria
segaleria.com.br
soma (PR)
@somagaleria
ybakatu (PR)
@ybakatu
ybakatu.com
relacionamento@lidemultimidia.com.br