E-commerce: como garantir alta performance das lojas virtuais durante e depois da pandemia de COVID-19

Por Sandra Maura, CEO da TOPMIND

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ย ย ย ย ย ย ย ย ย ย ย  Agora รฉ momento de encarar as dificuldades e planejar o futuro das empresas. Com a chegada do novo coronavรญrus e as medidas de isolamento social, a sensaรงรฃo de incerteza tomou conta do mercado. Mas, certamente, as companhias que conseguirem transformar dificuldades em oportunidades, estarรฃo criando novos modelos de negรณcio, como o e-commerce, que podem ajudรก-las a ter uma nova fase de crescimento e projeรงรฃo no mercado.

ย ย ย ย ย ย ย ย ย ย ย  Segundo a Associaรงรฃo Brasileira de Comรฉrcio Eletrรดnico (ABComm), as vendas do varejo on-line cresceram mais de 30% no mรชs de marรงo, primeiro mรชs de restriรงรฃo de mobilidade em nosso Paรญs, com altas substanciais no nรบmero de pedidos e no total de faturamento. Entre as รกreas de destaque no levantamento estรฃo setores como o de farmรกcias, produtos para crianรงas, games, artigos esportivos e, principalmente, o de autosserviรงos, como as vendas dos supermercados.

ย ย ย ย ย ย ย ย ย ย ย  ร‰ o crescimento dos pedidos envolvendo os supermercados, aliรกs, que chama a atenรงรฃo nesse novo momento. Impossibilitados de sair de casa, os clientes estรฃo recorrendo ao comรฉrcio mรณvel para pedir comida, itens de limpeza domรฉstica, produtos de higiene pessoal e muito mais. Isso indica uma mudanรงa de comportamento importante, pois atรฉ entรฃo esse era um segmento mais complexo para as compras on-line.

ย ย ย ย ย ย ย ย ย ย ย  Evidentemente, o crescimento abrupto das vendas digitais dos supermercados รฉ uma questรฃo atรญpica, impulsionada pelo surto de COVID-19. Mas isso nรฃo deixa de trazer ร  tona uma oportunidade para o futuro: cabe ร s empresas aproveitarem o cenรกrio para conquistarem seus clientes com serviรงos eficientes e experiรชncias inesquecรญveis de consumo.

ย ย ย ย ย ย ย ย ย ย ย  As lojas virtuais sรฃo, cada vez mais, uma oportunidade para que as varejistas evitem interrupรงรตes em suas rotinas, garantindo resultados mesmo em situaรงรตes imprevisรญveis como essa – com as lojas fechadas no mundo real.ย  O outro lado da moeda, porรฉm, รฉ que existe uma outra questรฃo: serรก que as operaรงรตes estรฃo preparadas para acompanhar o crescimento dos negรณcios digitais?

ย ย ย ย ย ย ย ย ย ย ย  Para estaremย prontos para atender os consumidores em caso de aumentos inesperados de vendas on-line, os comerciantes devem entender que o mercado digital รฉ uma possibilidade real de negรณcios, e planejar as aรงรตes nesses canais com antecedรชncia.

ย ย ย ย ย ย ย ย ย ย ย  As companhias precisam avaliar a operaรงรฃo como um todo, pensando em etapas logรญsticas, no modelo de atendimento e, principalmente, na estrutura de tecnologia de suas lojas virtuais. A grande missรฃo das varejistas, agora, รฉ conseguir manter as operaรงรตes funcionando, evitando qualquer tipo de interrupรงรฃo. Afinal de contas, de nada adianta ter promoรงรตes e estratรฉgias bem definidas sem que o site ou aplicativo usado pelos clientes esteja funcionando. Nรฃo hรก como gerar receita sem que a soluรงรฃo permita que os consumidores finalizem suas compras com uma experiรชncia satisfatรณria.

ย ย ย ย ย ย ย ย ย ย ย  Quem jรก teve problemas com compras on-line, por exemplo, dificilmente volta a fazer negรณcios rapidamente com uma marca โ€“ por isso, cuidados com as aplicaรงรตes de pagamento, integraรงรฃo de pedidos e expediรงรฃo e atendimento pรณs-venda nunca รฉ demais. ร‰ hora de investir em inteligรชncia e inovaรงรฃo para garantir a sustentaรงรฃo das redes e operaรงรตes do varejo virtual e, assim, transformar a oportunidade do agora em resultados para o futuro.

ย ย ย ย ย ย ย ย ย ย ย  Isso exige, por sua vez, que a companhia tenha soluรงรตes adequadas para atender clientes no site ou aplicativo de vendas e, alรฉm disso, para oferecer suporte em todas as etapas do atendimento. As lojas virtuais exigem estabilidade, seguranรงa e rapidez para tornar o processo mais รกgil, fluido e agradรกvel. E isso sรณ รฉ possรญvel com a adoรงรฃo de tecnologias adequadas, mantidas por estruturas profissionais, e com o suporte de fornecedores com experiรชncia comprovada e credibilidade no mercado.

ย ย ย ย ย ย ย ย ย ย ย  Vale destacar que uma loja digital precisa estar pronta para atender um fluxo constante de clientes de maneira simultรขnea e que รฉ fundamentalย manter uma equipe a postos, pronta para prevenir e evitar falhas.

ย ย ย ย ย ย ย ย ย ย ย  Estamos em um momento de reinvenรงรฃo dos modelos sociais e isso certamente gerarรก novos formatos de venda. Resta ร s varejistas, portanto, se anteciparem ร s tendรชncias do e-commerce, preparando adequadamente suas lojas virtuais e infraestrutura de TI para o futuro de forma a nรฃo perder oportunidades. Temos muito a compartilhar e a aprender. Afinal, a pandemia do novo coronavรญrus irรก passar e as empresas que se prepararem a transformaรงรฃo digital de seus negรณcios sairรฃo ร  frente na corrida para a conquista e fidelizaรงรฃo de clientes.

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